URGENTE nivel de gases elevado

Boas Caros amigos depois de tarmos de luto tentamos voltar ao normal aos poucos.
Tou com um problema na minha princesa tenho uma A4 b5 1,600cc e mudei o catalisador e sonda lambda cerca de 6 meses e hoje fui a inspecçao e a minha princeza repruvou por gases o permitido por lei e 0,30 e ela ta a fazer 0,58 inda dei umas acceleradelas antes de ir a IPO mas nao deu a alguma maneira sem ser trucar novamente o catalyzador?
agradesso toda a ajuda

cumps
 
No caso dos a gasolina não sei, mas a que diga que e bom antes de ir a inspeção, ir para AE por exemplo e andar ai uns 15 min as 4000rpm mais ou menos, mas alguem mais entendido a de passar por aqui...Fikem Bem...JeT

- - - - - - - - - -

No caso dos a gasolina não sei, mas a que diga que e bom antes de ir a inspeção, ir para AE por exemplo e andar ai uns 15 min as 4000rpm mais ou menos, mas alguem mais entendido a de passar por aqui...Fikem Bem...JeT
 
Boas, pois olha se trocaste sonda e catalizador a seis meses e esta na mesma, pode ser varias razoes, pode ter oxigenio entrar no escape faz que co2 fique alto, se sonda nao estiver boa, envia informaçao para unidade comando (centralina) para alterar injeçao ai volta dar valores errados porque sobe co2, se tiveres na margem sul, perto por almada poderia dar-te dica com carro presente, tenho maquina de analizador de gazes e tiravaºse duvidas .
Le folha do ipo, se fala em valores labda ou co2 ?
Abraço
 
ok amanha com mais tempo vou ver isso.
sou de setubal ate posso ir ate almada um dia destes eu nao sei tb se nao sera de eu so usar o carro cerca de 1 ou 2 km por dia pois eu trabalho na autoeuropa e tenho o transporte da empresa levo o carro ate a paragem do autocarro e da paragem a casa pode ser tb por isso nao??

cumps
 
Até pode ser de andares pouco,quando foste á inspeção o motor estava bem quente? Se ainda não estiver bem quente pode não dar valores,mas para te darem uma ajuda mais correta dava jeito saber concretamente o que estava escrito na folha de reprovado na IPO ou só estando com o carro presente ligado a um analizador de gases
 
ontem comi burritos ao jantar e hoje também ando com o nivel de gazes alto..

já tens soluções para isso?
 
o que esta escrito na folha de IPO e:
controle de emissões teor de CO > 0,30% (min 2.000rpm) 0,55%
ainda não arranjei solução pode ser alguma fuga no escape também pois eu noto um consumo muito exagerado nos últimos meses
cerca de 11 litros os 100km são quase 20€ por 100km e melhor e comprar uma bicla :p a minha sorte e ter GPL disseram-me que o GPL tambem acumula muitos gases mas ja fiz quase 1000km so a gasolina.

cumps para toda a gente.
 
o que esta escrito na folha de IPO e:
controle de emissões teor de CO > 0,30% (min 2.000rpm) 0,55%
ainda não arranjei solução pode ser alguma fuga no escape também pois eu noto um consumo muito exagerado nos últimos meses
cerca de 11 litros os 100km são quase 20€ por 100km e melhor e comprar uma bicla :p a minha sorte e ter GPL disseram-me que o GPL tambem acumula muitos gases mas ja fiz quase 1000km so a gasolina.

alguem me pode ajudar????

cumps para toda a gente.
 
O ouvi dizer não funciona.

Vai a uma oficina, de jeito claro.
Pode ser uma entrada de ar, que nao devia existir, a tal fuga, ou pode ser outro problema, mas nesses carros é capaz de ser fuga mesmo.Ao andar assim , não é nada bom para o catalisador, nem para o motor claro, mas sugiro que resolvas o problema rápidamente.

Também pode ser má montagem da sonda lambda, existem sempre várias hipoteses, mas a da fuga para já parece-me a mais razoável.
 
Last edited:
MUITO IMPORTANTE: Coisa que muita gente desconhece e paga sem culpa:

Muito cuidado com centros de inspeçoes.
São empresas de negocio e estão ali para facturar.
Muitas empresas de IPO para pouparem, reduzem as substituiçoes de filtros e afinaçoes
para pouparem dinheiro. Nao pensem que não acontece, porque acontece. Se por exemplo
a maquina de medição de gases não estiver limpa e com um filtro em condiçoes, os valores
de leitura de Co2 podem subir e muito. Já me aconteceu 2 vezes assim como ao meu mecanico.
Talvez recomende neste caso expecifico fazer a mediçao dos gazes na oficina de mecanica,
só para ter a certeza que a leitura do IPO é a correcta.

Se a leitura for a correcta, então deverao verificar o sistema de escape e injeção.
Atenção com os consumos de oleo.
 
MUITO IMPORTANTE: Coisa que muita gente desconhece e paga sem culpa:

Muito cuidado com centros de inspeçoes.
São empresas de negocio e estão ali para facturar.
Muitas empresas de IPO para pouparem, reduzem as substituiçoes de filtros e afinaçoes
para pouparem dinheiro. Nao pensem que não acontece, porque acontece. Se por exemplo
a maquina de medição de gases não estiver limpa e com um filtro em condiçoes, os valores
de leitura de Co2 podem subir e muito. Já me aconteceu 2 vezes assim como ao meu mecanico.
Talvez recomende neste caso expecifico fazer a mediçao dos gazes na oficina de mecanica,
só para ter a certeza que a leitura do IPO é a correcta.

Se a leitura for a correcta, então deverao verificar o sistema de escape e injeção.
Atenção com os consumos de oleo.

Já há muito tempo que não ouvia uma coisa quase 100% certa.Gostei do seu comentário, pela qualidade e objetividade.
Deixe-me acrescentar que alguns testes que fazem nos carros podem os avariar.

São mesmo empresas para roubar, nao diria faturar, o termo mais correto será assaltar, alguem se aproveitou de normas europeias para se autofinanciar. Muitos desses centros sustentam meninos do papá, que andam nas corridas de automoveis lá fora, são milhares de euros que saem do pais para sustentar carreiras falidas.


E se quiseres abrir um centro desses metem-te uma data de contraposições, basicamente os centros sao um monopólio , o que é incrível, dado que a uniao europeia nao tolera monopólios.

Há pouco tempo andei metido numa batalha terrivel com esta seita, e com um colega meu de reconhecida capacidade e conhecimento técnico sobre automóveis. Não sei se já ouviram, essa história que não foi publicitado nos media, parece que as seitas tb contralam os media.

Tem a ver com o acelerar os motores frios a fundo para analisar os gases de escape, depois de muitas cartas, consternaçoes e outros berbicachos, lá se conseguiu evitar que eles fizessem isso. Além do mais isso não era necessário para ver a real condição do motor.

Se alguem fizer isso, penso que já nao fazem pois receberam (todos os centros) ordens para o não fazer, reclamem.

Quando aos gases, convem sempre fazer uma leitura, algum tempo depois de colocar sondas e catalisadores novos e mais não digo.

Existe uma maneira de poupar nos catalisadores, é retirar o miolo e colocar outro, que nunca mais se estraga ;)
 
Last edited:
Back
Top