URGENTE como aliviar o tensor da correia da direção assistida/alternador

Para aliviar a correia trapezoidal estriada, deslocar o dispositivo tensor no -sentido da seta-

image005.gif


alguém sabe como fazer isto é preciso alguma ferramenta especial ou é como a foto mostra ,PENSO QUE NÃO PORQUE JÁ LIXEI UM PARAFUSO A FAZER COM0 A FOTO MOSTRA, temos que mexer na mola ou desmanchar a mesma .

Veículo com motor TDI com bomba de injecção distribuidora AFN TDI 4 CILINDROS
 
O boneco não se vê mas deverá ser assim: De frente para o motor à tua esquerda tens o tensor da correia do alternador. É composto por um amortecedor que fixa em cima no motor e em baixo ao conjunto do rolamento tensor. Hás-de reparar que nessa peça de aluminio existe um furo de diametro 6mm que, quando colocas uma chave de bocas naquela espécie de castelo no aluminio e movimentas no sentido horário, coincide com outro que existe por detrás. Podes usar uma chave sextavada em L de medida reduzida para parares o conjunto do amortecedor. Nessa altura retiras a correia da roda do alternador.

Se precisares de "bonecos" diz.
 
HonSan disse:
O boneco não se vê mas deverá ser assim: De frente para o motor à tua esquerda tens o tensor da correia do alternador. É composto por um amortecedor que fixa em cima no motor e em baixo ao conjunto do rolamento tensor. Hás-de reparar que nessa peça de aluminio existe um furo de diametro 6mm que, quando colocas uma chave de bocas naquela espécie de castelo no aluminio e movimentas no sentido horário, coincide com outro que existe por detrás. Podes usar uma chave sextavada em L de medida reduzida para parares o conjunto do amortecedor. Nessa altura retiras a correia da roda do alternador.

Se precisares de "bonecos" diz.

os teus bonecos nao faças isso :eek: :D
 
HonSan disse:
O boneco não se vê mas deverá ser assim: De frente para o motor à tua esquerda tens o tensor da correia do alternador. É composto por um amortecedor que fixa em cima no motor e em baixo ao conjunto do rolamento tensor. Hás-de reparar que nessa peça de aluminio existe um furo de diametro 6mm que, quando colocas uma chave de bocas naquela espécie de castelo no aluminio e movimentas no sentido horário, coincide com outro que existe por detrás. Podes usar uma chave sextavada em L de medida reduzida para parares o conjunto do amortecedor. Nessa altura retiras a correia da roda do alternador.

Se precisares de "bonecos" diz.

pois a explicação é para outro motor o meu não tem amortecedor apenas a mola, ve a foto sff agora já dá
 
o procedimento è correcto de frente para o motor com uma chave de estrias 15 precionar o parafuso para a esquerda mas se ja danificas-te a cabeça do parafuso tenta com um bom alicate de pressao com cuidado.
 
Realmente é rodando um pouco para a esquerda o rolamento tensor que obtens uma pequena folga para retirares a correia. Andei à procura do procedimento para a substituição desse parafuso/porca do tensor mas não encontrei.
 
novidades de ultima hora o tensor está fo**do , por isso já lixei o parafuso , não tem 1ano o tensor, fui reclamar e deram-me um novo e mandaram para o fornecedor para ver qual era o problema, nem para um lado nem para o outro
 
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