Turbo S3

boas tardes eu tenho uma duvida e gostaria de saber se alguem me sabe responder, um tenho um S3 de 2000 versao 210 cv o gostaria de saber se o turbo de orgem deste carro tem arrefecimento a agua ou e so a oleo?? se for tambem a agua poderiam me facultar um desenho ou umas fotos do circuito. agurdo resposta;)
 
pois a minha duvida passa por ai... e porque eu montei um garret de rolamentos no meu carro e obriga me a ter agua para arrefecer o turbo agora nao sei se eles tem esse circuito se vou ter de o fazer....
 
aproveitavas e esclarecias aqui a malta... ;)

Não ha muito para esclarecer boost, existem turbos que são refrigerados a agua, liga-se o circuito de agua normal do carro ao turbo, tem 1 entrada e 1 saida de agua que passa no centro do turbo para melhor arrefecimento do mesmo, nao é nada de complexo

turbocrs.jpg


turbopip.jpg


Lopes se o S3 nao tiver que deve ser provavel nao ter, nao será dificil ligares o turbo ao circuito de agua do carro, só precisas comprar uns T's e uns tubos!
 
okapa ... sempre presumi que houvesse somente um circuito de óleo para arrefecimento...

Em grande parte dos turbos é dessa maneira, mas normalmente os turbos de rolamentos, o óleo serve apenas para lubrificação dos rolamentos e não propriamente arrefecimento do mesmo, logo esses turbos tem o arrefecimento a agua! Os garrett de fabrica até costumam ter um restritor na passagem de óleo, pois esses turbos não necessitam de tanto óleo lá dentro, só o necessário para lubrificar os rolamentos e para também o óleo não andar lá dentro a "cozinhar" o que levaria a perde de propriedades muito mais rápido do óleo do que o normal!

mas atençao tambem existe turbos sem ser de rolamentos com arrefecimento de oleo e agua ... ;)
 
Last edited:
boas tardes eu tenho uma duvida e gostaria de saber se alguem me sabe responder, um tenho um S3 de 2000 versao 210 cv o gostaria de saber se o turbo de orgem deste carro tem arrefecimento a agua ou e so a oleo?? se for tambem a agua poderiam me facultar um desenho ou umas fotos do circuito. agurdo resposta;)

Não tem arrefecimento por agua, mas se colocares um turbo que necessite, a adaptação é fácil.
 
muito obrigado pessoal e o que eu vou fazer, pois ja dei volta ao motor todo e nao encontro, o turbo que eu apliquei e um garret de rolamentos e nessecito mesmo de por la agua, o parafuso de restriçao de oleo ja la mora... muito obrigado por me esclarecerem
 
ora venho so aki acrescentar, k hoje andei de volta do meu argolas, e descubri k o turbo tb tem arrefecimento por agua, é o kkk03, esta ligado ao tubo do radiador de cima, e vai ligar ao turbo..
 
A opel, os turbos sao todos arrefecidos a agua, mas grupo vag poucos sao arrefecidos a agua, e sinceramente acho que o teu é um dos que nao é, mas se queres meter um turbo que é arrefecido a agua, é so alterares o sistema e fazeres uma passagem de agua para o turbo.
Hoje em dia com trabalho e dedicaçao, tudo se faz amigo ;)
Um abraço
 
o garret t2 instalados no 1.6td motor sb sao arrefecidos a agua!

Estes têm uma bomba acoplada à bomba do oleo através dum veio que faz com que a agua do circuito refrigeração circule tambéem dentro do turbo...
 
Back
Top