Turbo audi A6 2.5 allroad pr'ó galheiro ?

Boas... Ontem ao sair do serviço ouvi um estouro e parei logo a Audi, pensei que tivesse sido um furo porque tinha um pneu um pouco em baixo. Arranquei novamente devagar para chegar a casa que ficava a 1 kilometro... Notei um cheiro a queimado e quando olhei pelo espelho retrovisor até me assustei, vinha a largar fumo branco por todo o lado parecia uma máquina de fumo das discotecas... lol

Parei logo outra vez e chamei a assistência em viagem para me levar o carro para casa que era 1 da manhã...
Entretanto hoje de manhã chamei cá um mecânico a casa e o que me disse assim de caras é que, em princípio, e com sorte(!?!?) seria o turbo que pifou.
Alguém me sabe dizer qual o turbo deste modelo? ( Audi A6 Allroad 2.5 TDI 2002 ) Já procurei aqui e na net e não encontro referências...

E já agora... :rolleyes: Sabem se posso meter um melhorzinho ( leia-se mais potente )lol? Quais os preços se possível e quais recomendam.

Obrigado.
 
No topico das venda havia pessoal a vender turbos, nao sei se ainda vendem, ai tens duas opções ou compras novo ou compras reconstruido... A meu ver novo é sempre novo, o preço ronda os 400/500€ + MO, colocares um maior claro que podes mas por vezes a carrinha pode entrar em safe mode, porque depois segundo sei precisas de uma repro.. :)

Espero ter ajudado.
 
Boas, se ouviste um estouro muito provavelmente foi o tubo que saltou fora, tubagem do intercooler ou junto da egr.

EDIT - quanto ao turbo tens um 20 como falei antes nao me acredito que o turbo tenha entregue a alma ao criador, mas...

Quanto a meteres um maior são opiniões, mas não te esqueças que para esse bloco não convém nada acima de 1,5 bar na minha opinião.
Dado que o turbo 20 de origem com a viatura reprogramada aguenta bem, passava por ai para obter mais potencia, dado que a colocação de um turbo maior não a trás necessariamente, a menos que depois seja feita electrónica para tal. abraço
 
Last edited:
Perguntei por um possível "upgrade" ao Turbo porque gosto de potência e quero alterar a carrinha... Não o vou fazer é de propósito, mas sim aos poucos. Como neste caso, estragou-se o Turbo, aproveitava e comprava um melhor... A pintura riscou, aproveitava para pintar de preto e aplicar umas barras, cromadas, de proteção à frente... Os injectores precisavam de trocar, aproveitava para por uns melhores... Etc.

Ia fazento um tuning progressivo, em vez de gastar balúrdios a trocar peças boas por outras, assim gasto quando tenho mesmo de gastar.
O que queria saber é que turbo em concreto ela tem agora e qual o turbo que posso colocar em substituição sem pôr em risco o resto da mecânica... O motor é bom e penso que resistente, mas não queria estar a estragar nada só para ter um pouco mais de potência, percebem?

Quanto a mexer na electrónica, a que se referem? Uma reprogramação? ou um reset da centralina? Já vou ter de mexer aí de qualquer forma mesmo que leve um turbo igual...
E quando falam em turbo 20... É garrett 20 em concreto ou referem-se à série 20 em geral? Tipo 20/25/28... qualquer um?

Desculpem lá se estou a ser chato, mas não entendo muito de mecânica e motores, sou mais virado para a informática...lol
 
A partir do momento que meches no motor convem teres muita atenção ao que vais fazer e como vais fazer... A meu ver uma boa repro, com um turbo de origem novo fica boa. No entanto se quiseres ir mais alem começas a arriscar... tanto pode correr bem como pode te trazer problemas, nomeadamente nas arvores de cames que sao uma peça muito sensivel nesse motor.
 
Bolas... Mas então um turbo, digamos, apenas um modelo acima pode fazer tanta mossa? Traz assim um acréscimo de potência tão grande? Uma "repro" de qualquer forma apenas me traria uns 20/30 cavalinhos a mais ficando com 208 cavalitos... E isso praticamente nem se nota... Estava a apontar para os 240 CV ou 250CV, mas já me estão a dizer que este carro/motor não aguenta...
Não fazia idéia de ter um carrito... lol. Pensei que era um bom motor e robusto. Estou sempre a aprender.
Obrigadinho, e ainda bem que perguntei primeiro, se não ainda dava cabo do carro de vez...
 
Novidades... Foi mesmo o Turbo que estoirou.
O problema não foi só esse, as turbinas desfizeram-se completamente, e segundo o mecânico, como o motor é potente, aspirou bocados delas, parafusos e tudo...lol
Agora tem de desmontar tudo, trocar óleos e filtros, limpar intercooler, etc... Para prevenir.
Total de custos da brincadeira: 1300 eurinhos. (até é menos do que estava à espera)
Quanto ao Turbo Continuo sem saber se posso trocar por um melhorzinho ou se faço uma repro... Aguardo opiniões.
 
boas, o turbo se queres mais potencia podes hibridar o original, eu hibridei o meu e digo ja 5*, nao podia ter feito melhor escolha.
a casa que hibridou o meu foi em lisboa. as repros podem passar os 30cv de ganhos, dependendo de quem as faça, algumas bem feitas, outras em que quem fez esqueceu-se que este motor tem 6 cilindros, nao tem 4 e o carro nao passava dos 220km/h. dependendo do estado em que ficou o corpo do turbo pode ou nao tem arranjo. se quiseres posso-t indicar a casa que fez o meu e confio no trabalho deles a 100%
se precisares de alguma coisa apita PM
cump's
 
boas, o turbo se queres mais potencia podes hibridar o original, eu hibridei o meu e digo ja 5*, nao podia ter feito melhor escolha.
a casa que hibridou o meu foi em lisboa. as repros podem passar os 30cv de ganhos, dependendo de quem as faça, algumas bem feitas, outras em que quem fez esqueceu-se que este motor tem 6 cilindros, nao tem 4 e o carro nao passava dos 220km/h. dependendo do estado em que ficou o corpo do turbo pode ou nao tem arranjo. se quiseres posso-t indicar a casa que fez o meu e confio no trabalho deles a 100%
se precisares de alguma coisa apita PM
cump's

Boas,
Tenho a minha allroad de série e já tive a perspectiva de ir melhorando à medida do que fosse substituindo até ao dia que tive de substituir as arvores de cames... doeu e não foi pouco!
O que é hibridar o turbo? Gostava de atingir os 200cv mas se ela assim como está já bebe 9 a 10l/100km sem puxar...
Li uma vez que a AUDI faz actualização de centralina para SW mais recente e ela passa a beber menos. Alguém sabe o fundamento disto?
Cumps a todos
 
Boas,
Tenho a minha allroad de série e já tive a perspectiva de ir melhorando à medida do que fosse substituindo até ao dia que tive de substituir as arvores de cames... doeu e não foi pouco!
O que é hibridar o turbo? Gostava de atingir os 200cv mas se ela assim como está já bebe 9 a 10l/100km sem puxar...
Li uma vez que a AUDI faz actualização de centralina para SW mais recente e ela passa a beber menos. Alguém sabe o fundamento disto?
Cumps a todos

meter cavalos nao significa aumentar consumos. ha mtos casos em que baixa os consumos de origem. e 200 cv num 180cv basta uma reprogramaçao.
 
na minha opiniao seria sempre reparar o turbo.
é mais seguro e fica mais barato.

Colocar turbos hibridos convém que seja por quem ja deu provas do que faz. Caso contrario da o berro.

Repro's na minha opiniao em casas abertas ao publico, sao seguras.
No entanto se andarem sempre a dar gas e sem ter os minimos cuidados nem o melhor engenheiro faz milagres
 
na minha opiniao seria sempre reparar o turbo.
é mais seguro e fica mais barato.

Colocar turbos hibridos convém que seja por quem ja deu provas do que faz. Caso contrario da o berro.

Repro's na minha opiniao em casas abertas ao publico, sao seguras.
No entanto se andarem sempre a dar gas e sem ter os minimos cuidados nem o melhor engenheiro faz milagres

Hibridos conheço bem quem faça e bem com muitas provas dadas na linha sintra.....

Repro em AKE é dar com um martelo nos dedos..... já vem de origem muito proximo do limite, devido ao material usado principalmente ao nivel das cams, que sao demasiado macias
 
Back
Top