Trojecto Track Day by Valente/Charade GTti

Como ja é do cenhecimento de alguns, recentemente adequiri uma biatura Non-Audi para os track Days.
A maquina é um Daihatsu Charade GTti de 93 com 993cm3 Turbo Intercooler com 101cv e 780kg. Não sendo um carro muito visto em portugal, quém tiver informações sobre esta machine é favor de postar aqui.
Logo que possa coloco fotos. :twisted:
Quém tiver também informação de como "fazer" um Roolbar "caseiro"...... :D
img013rx0.jpg

motortf0.jpg
 
Re: Projecto Track Day by Valente - Daihatsu Charade GTti

Boa sorte com o aviaozinho!

E fotos decentes não há?
 
Re: Projecto Track Day by Valente - Daihatsu Charade GTti

Hoje tive a desmontar o interior, apenas tem 2 bancos e um volante :twisted: :twisted: e um motor que parece uma moto :twisted: :twisted: :twisted: Amanha vem fotos............ :twisted: :twisted: :twisted:
 
Re: Projecto Track Day by Valente - Daihatsu Charade GTti

boa sorte 8) 8) 8)

ps: não te esqueças de mim ;)
 
Re: Projecto Track Day by Valente - Daihatsu Charade GTti

uhmmm não me parece :lol: e essas fotos? 8)
 
Re: Projecto Track Day by Valente - Daihatsu Charade GTti

Boas valente, tenho alguns videos desse carro em pista com + de 160cv, é digo-te é diabólico.

Bem penso que as primeiras modificações que deves fazer será na ambito de segurança e estabilidade do carro, não sei que ideias é que tens sobre a evolução desse carro, mas digo-te como qualquer outro carro o unico limite são os aerios :lol:.

Para não gastares dinheiro desnecessariamente, deves começar por verificar todos os pontos do carro, motor, Chassis, Suspensão e travões, estes são os elementos mais importantes, antes das alterações.

No chassis convêm levantares as alcatifas a procura de podres ou areas muito ferrugentas e tratar disso o quanto antes, após essa verificação podes então construir a roll-bar.

Como deves calcular a roll-bar é um acessório muito importante de segurança, não aconselho a ninguêm a fazer roll-bars se não souber a 110% o que está a fazer, acredita que num dos últimos track days do Estoril, uns dos Uno capotou e tinha uma roll-bar feita de tudo de escape :evil:, para alêm daquilo não servir para nada ia aleijando os ocupantes da viatura.

Quando quiseres eu dou-te um contacto de uma pessoa de Leiria que prepara as carroçerias para o Rally e ele faz-te uma roll-bar + reforços por medida para o teu carro, e não é tão caro quanto pensas.

Assim ficas com a garantia que podes andar as cambalhotas e aquilo não cede. (esperemos que não :lol:), e ficas com os apoios para as baquets/cintos nos sitios certos.

Após teres tratado do chassis podes começar por adquirir um kit de sinoblocos em poliuretano, porque os de origem há muito que morreram, este kit não é caro, e é muito eficaz porque remove todas as folgas do chassi.

Vindo isto já podes dizer que "tens" chassi e carroçeria para as brincadeiras, este trabalho poupa-te imenso dinheiro na parte da suspensão, pois podes optar por um kit mais barato, visto que o carro está todo reforçado.

Penso que será o bom inicio de um pequeno Grande projecto de Track Days.

Qualquer coisa que precises, estás a vontade, já são 7 anos de pista e 2 carros totalmente construidos pelo o meu Team.

Abraço e boas curvas :D
 
Re: Projecto Track Day by Valente - Daihatsu Charade GTti

Lpereira disse:
Boas valente, tenho alguns videos desse carro em pista com + de 160cv, é digo-te é diabólico.

Bem penso que as primeiras modificações que deves fazer será na ambito de segurança e estabilidade do carro, não sei que ideias é que tens sobre a evolução desse carro, mas digo-te como qualquer outro carro o unico limite são os aerios :lol:.

Para não gastares dinheiro desnecessariamente, deves começar por verificar todos os pontos do carro, motor, Chassis, Suspensão e travões, estes são os elementos mais importantes, antes das alterações.

No chassis convêm levantares as alcatifas a procura de podres ou areas muito ferrugentas e tratar disso o quanto antes, após essa verificação podes então construir a roll-bar.

Como deves calcular a roll-bar é um acessório muito importante de segurança, não aconselho a ninguêm a fazer roll-bars se não souber a 110% o que está a fazer, acredita que num dos últimos track days do Estoril, uns dos Uno capotou e tinha uma roll-bar feita de tudo de escape :evil:, para alêm daquilo não servir para nada ia aleijando os ocupantes da viatura.

Quando quiseres eu dou-te um contacto de uma pessoa de Leiria que prepara as carroçerias para o Rally e ele faz-te uma roll-bar + reforços por medida para o teu carro, e não é tão caro quanto pensas.

Assim ficas com a garantia que podes andar as cambalhotas e aquilo não cede. (esperemos que não :lol:), e ficas com os apoios para as baquets/cintos nos sitios certos.

Após teres tratado do chassis podes começar por adquirir um kit de sinoblocos em poliuretano, porque os de origem há muito que morreram, este kit não é caro, e é muito eficaz porque remove todas as folgas do chassi.

Vindo isto já podes dizer que "tens" chassi e carroçeria para as brincadeiras, este trabalho poupa-te imenso dinheiro na parte da suspensão, pois podes optar por um kit mais barato, visto que o carro está todo reforçado.

Penso que será o bom inicio de um pequeno Grande projecto de Track Days.

Qualquer coisa que precises, estás a vontade, já são 7 anos de pista e 2 carros totalmente construidos pelo o meu Team.

Abraço e boas curvas :D


Ó LPereira vai embora seu BENENOSO :D :D :D :D
 
Re: Projecto Track Day by Valente - Daihatsu Charade GTti

Boas. Peço desculpa mas estava de férias e a Maria não me deixava ligar a net.... :oops:
Antes de mais Lpereira obrigado pela ajuda, axo que vou recorrer varias vezes... ainda te vais arrepender de ser tão prestavel... :p :p :p
Como deves imaginar não estou muito disposto a investir tudo de uma só vez, mas estou de acordo com tudo que disseste. O carro neste momento está apenas com o tabelier,o volante e os dois bancos da frente. Ele esteve parado durante 7 anos, mas o dono de vez em quando punha o bicho a trabalhar. Não têm um unico podre mas precisa de uma revisão.
O méu primeiro investimento será mesmo o roll-bar, a minha dificuldade será na deslocação do veiculo pois este não tem docomentos pois foi gamado para um assalto a uma caixa multibanco mas como a mala era muito pequena... :D :D :D, o carro foi comprado por um tuga na Alemanha apenas para a deslocação a portugal. Quando chegou encostou o carro e foi para a Suiça, perdéu os doc.... etc.... já lhe pedi para pedir 2ª via mas também não o queria chatear muito.....
Voltando ao mesmo, estou a pensar comprar um reboque e um gancho de reboque :D mas preferia gastar esses euros primeiro num roll-bar e ver se o carro aprova aqui na Vasco Sameiro, apôs, investiria no séu transporte.

Aqui fica umas fotos do carro a ser "desmantelado"!!!!
01pp3.jpg

Tem sido tudo um "trabalho caseiro", com a ajuda de alguns primos e amigos... este tópico é dedicado a todos eles :D
A nivel de motor posso dizer que estou :eek: :eek: :eek:, é muito rotativo e o peso :eek: :eek: muito baixo, por isso o racio peso potencia é digno de um 1600cm3, alias um Saxo cup de origém é menos rapido no tipico arranque 0 aos 100....
02hm7.jpg

1002684tm0.jpg

A bela de decoração made in Germany corresponde a uma serie limitada a 500 unidades fabricada por uma qualquer empresa... têm um livro a certificar como é um Daihatsu Charade Gtti Style e uma placa na porta.... :D felizmente para mim é apenas vinil :D :D :D :D :D :D

Têm d´órige jante 14" (não sei qual a furação) e disco de travão as 4 rodas.
1002701of4.jpg


1002687eq2.jpg

Portanto a apresentação está feita, mas mais uma vez peço para quém seja conhecedor, ou não, que deixe comentarios, fotos, videos, possiveis mod´s etc....
 
Re: Projecto Track Day by Valente (JÁ COM FOTOS)

Até vai arrancar paralelo carai :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
 
Re: Projecto Track Day by Valente (JÁ COM FOTOS)

Valente, tás a vontade, no que soubermos ajudamos, quantos mais em pista melhor.

:D

Entretanto reuni os dados técnicos do teu bólide, pode ser que te ajude em alguma coisa.


Manufacturer: Daihatsu Model: Charade (79-93) 1,0
Engine code: CB-80 Output: 74 (100) 6500


No. of cylinders Type 3/OHC
Capacity (Fiscal) cc 993 (986)
Compression ratio :1 7,8
Suitable for unleaded petrol Yes
Minimum octane rating RON 91
Ignition system Type ESA
Ignition system Description Map-i
Trigger location Distributor
Fuel system Make Daihatsu
Fuel System Type EFI
Fuel System Description MFI-i
Air metering Type MAP
Combined ignition and fuel ECM Yes
Diagnostic socket Yes
Ignition system
Ignition coil Make Denso
Ignition coil supply voltage + with ballast V 12,0
Primary resistance Ohm 0,9-1,1
Secondary resistance Ohm 20700-25300
Firing order 1-2-3
Distributor (ECM) Make Denso
Tuning and emissions
1 Tuning conditions
Ignition timing - basic BTDC °Engine/rpm 10±2/950
Ignition advance checks °Engine/rpm ECM Controlled
Idle speed rpm 950±50
Oil temperature for CO test °C 60
CO level at idle speed - tailpipe Vol. % CO 1,0±0,5
HC level at idle speed ppm 300
CO2 level at idle speed Vol. % CO2 13-16
O2 level at idle speed Vol. % O2 0,5-2,0
Spark plugs
Spark plugs Original equipment Denso
Spark plug Type W20ETE-L
Electrode gap mm 0,9-1,0
Spark plugs Make Autolite
Spark plug Type 9063
Electrode gap mm 1,0
Spark plugs Make Bosch
Spark plug Type W7DTC
Electrode gap mm 0,8
Spark plugs Make Champion
Spark plug Type RC7YCC
Electrode gap mm 1,0
Spark plugs Make NGK
Spark plug Type BKR6EKN
Electrode gap mm 0,9
Service checks and adjustments
Notes Specified value Measured value
Valve clearance -INLET mm 0,27 hot
Valve clearance -EXHAUST mm 0,32 hot
Compression pressure bar 8,3-10,3
Oil pressure bar/rpm 4,4/2700
Radiator cap bar 0,74-1,03
Thermostat opens °C 88
Drive belt tension - alternator/PAS/AC mm 7,5-8,5
Lubricants and capacities
Notes Specified value Measured value
Engine oil grade - cold climate SAE 5W/30
Engine oil grade - moderate climate SAE 10W/40
Engine oil grade - hot climate SAE 20W/50
Engine oil classification API/ACEA SG/A2-96
Engine oil grade - alternative - moderate climate SAE 10W/30
Engine oil classification - alternative - moderate climate API/ACEA SG/A2-96
Engine with filter litres 3,1
Gearbox oil grade SAE 80W
Gearbox 4/5 speed litres 2,1
Cooling system litres 4,0
Brake fluid Type DOT 3
Power steering fluid Type Dexron II
Tightening torques
Cylinder head instructions
Cylinder head
Renew bolts No
Stage 1 Tighten 39-44 Nm
Stage 2 Tighten 59-69 Nm
Other tightening torques
Main bearings Renew bolts/nuts No
Main bearings Stage 1 30 Nm
Main bearings Stage 2 63-75 Nm
Big end bearings Renew bolts/nuts No
Big end bearings Stage 1 20 Nm
Big end bearings Stage 2 41-51 Nm
Oil pump to cylinder block 15-23 Nm
Sump bolts 4-7 Nm
Flywheel/driveplate 59-69 Nm
Clutch to flywheel 15-22 Nm
Crankshaft pulley/damper 95 Nm
Camshaft sprocket/gear 30-45 Nm
Camshaft/rocker cover 8-12 Nm
Inlet manifold to cylinder head 10-16 Nm
Exhaust manifold to cylinder head 10-16 Nm
Spark plugs 15-22 Nm
Steering track rod end 30-45 Nm
Brake disc to hub Front 39-54 Nm
Brake caliper carrier to hub Front 37 Nm
Brake caliper to carrier Rear 27 Nm
Brake caliper carrier to hub Rear 45 Nm
Starting and charging
Battery V/RC(Ah) 12/65 (36)
Starter motor Make Denso
Starter motor Type 1,0kW
Maximum cranking amps A 97-119
Alternator/Regulator Make Nippon Denso
Alternator output at engine speed A/V/rpm 53/13,5/2500
Regulated voltage V 14,2-14,8
Brake disc and drum dimensions
Minimum disc thickness - solid Front 10 mm
Minimum disc thickness - ventilated Front 17 mm
Minimum disc thickness Rear 8 mm
Maximum drum diameter Rear 182 mm
Minimum pad thickness Front 1 mm
Minimum shoe thickness Rear 1 mm
 
Back
Top