Troca de centralina dos airbags implica programação?

Boas pessoal,

Estou aqui com uma duvida...
Quando comprei a minha B5, não conseguia ligar a centralina dos airbags, no qual o problema era uma centralina "desaparecida" ou seja fui comprar uma centralina para realmente conseguir ler os erros e esta está a aparecer os erros de todo o que é sistema de airbags (2 airbags da frente e os pré-tensores).

Será que isto quer dizer que a minha centralina precisa de ser programada ou são mesmo erros reais? É que sei que o do airbag do volante é mesmo real, mas custa-me a acreditar nos dos pré-tensores e também ainda não consegui ter a certeza de que material usar para testar os airbags ( sei que é uma espécie de resistência para meter no airbag do volante para ver se este desaparece).

Ficam aqui os erros dos airbags:
Code:
Address 15: Airbags        Labels: 8A0-959-655.lbl
   Part No: 8A0 959 655 C
   Component: Airbag V AUDI      D01   
   Coding: 01022
   Shop #: WSC 06325  
   VCID: 3365F94701C0B386591-50E6

4 Faults Found:
00655 - Seat Belt Tensioner Igniter; Passenger Side (N154) 
            32-10 - Resistance Too High - Intermittent
00654 - Seat Belt Tensioner Igniter; Driver Side (N153) 
            32-10 - Resistance Too High - Intermittent
00589 - Airbag Igniter 1; Passenger Side (N131) 
            32-10 - Resistance Too High - Intermittent
00588 - Airbag Igniter; Driver Side (N95) 
            32-10 - Resistance Too High - Intermittent
 
Basicamente tens erros no sistema todo.. o que não é normal!
Já apagaste os erros? Conseguiste?

A centralina que compraste usada? tem o mesmo partnumber que a antiga?

Se colocares resistencias para apagar erros, ficas sem o airbag do condutor!
 
Basicamente tens erros no sistema todo.. o que não é normal!
Já apagaste os erros? Conseguiste?

A centralina que compraste usada? tem o mesmo partnumber que a antiga?

Se colocares resistencias para apagar erros, ficas sem o airbag do condutor!

Eu consigo apagar os erros ao apagar todos com o vag-com, mas eles voltam a aparecer

O part number eu tive de ir pedir à audi e eles disseram que era esta devido ao so ter dois airbags.
 
Sim, depende da quantidade de airbags, pre tensores etc, podias era ter visto o teu partnumber antigo!
Possivelmente podes ter comprado uma centralina já avariada se for usada!

Mudar a ECU de airbags é só tirar uma e colocar a nova se o partnumber for o mesmo! Se for um partnumber diferentes podes ter que fazer algo no VAG

Foste tu que montaste isso?
Qual é o problema que tens no airbag do volante?
 
Sim, depende da quantidade de airbags, pre tensores etc, podias era ter visto o teu partnumber antigo!
Possivelmente podes ter comprado uma centralina já avariada se for usada!

Mudar a ECU de airbags é só tirar uma e colocar a nova se o partnumber for o mesmo! Se for um partnumber diferentes podes ter que fazer algo no VAG

Foste tu que montaste isso?
Qual é o problema que tens no airbag do volante?

o part number antigo era impossivel que a centralina nem la estava.

Fui eu que monte e tive ganda trabalho para montar tudo de novo que quase que parecia que não havia sitio para ela em baixo do climatronic.

O airbag da frente esta com a ficha do airbag arrancada, ou seja, o airbag não tem os pinos que devia de ter para encaixar a ficha vinda da coluna de direcção
 
Vamos lá por partes:

- Não consegues apagar erros nenhuns, sem isso tudo devidamente montado, fichas tensores etc.
- Sendo uma B5, tens pre tensores nos cintos frontais e traseiros, e 2 airbags frontais, dois sensores de impacto lateral;
- A centralina tem um local próprio no chassis para ser apertadas, não sei como montaste isso, mas se não estiver no sitio indicado dela, mais vale estares quieto para já nisso, a ECU é aparafusada ao chassi, a mesma tem uma esfera no seu interior que deteta a força G quando existe um impacto, daí a importância de teres isso no sitio e devidamente apertada!

- Se o carro realmente estava nesse estado, confirma se os teus pre tensores dos cintos estão estourados, é provável que estejam, mudar isso é relativamente barato e fácil, sabes ver isso? se os pre tensores explodiram?
 
Vamos lá por partes:

- Não consegues apagar erros nenhuns, sem isso tudo devidamente montado, fichas tensores etc.
- Sendo uma B5, tens pre tensores nos cintos frontais e traseiros, e 2 airbags frontais, dois sensores de impacto lateral;
- A centralina tem um local próprio no chassis para ser apertadas, não sei como montaste isso, mas se não estiver no sitio indicado dela, mais vale estares quieto para já nisso, a ECU é aparafusada ao chassi, a mesma tem uma esfera no seu interior que deteta a força G quando existe um impacto, daí a importância de teres isso no sitio e devidamente apertada!

- Se o carro realmente estava nesse estado, confirma se os teus pre tensores dos cintos estão estourados, é provável que estejam, mudar isso é relativamente barato e fácil, sabes ver isso? se os pre tensores explodiram?

Consegues me dizer exatamente onde é? Por exemplo, onde é aparafusada.

Para verificar os pre tensores não sou a pessoa mais apropriada para isso que nem sei como é aquilo. Sei que basta tirar os pilares onde estão os cintos, de resto não sei.
 
A centralina do Airbag fica por baixo do Climatronic, ligeiramente atrás até...
Tens a certeza que tens la os airbags todos e esta tudo devidamente ligado? Podes fazer o teste com uma resistencia para descartar a avaria da centralina
Os pré-tensores ficam no banco, perto da peça onde encaixa o cinto
 
A centralina do Airbag fica por baixo do Climatronic, ligeiramente atrás até...
Tens a certeza que tens la os airbags todos e esta tudo devidamente ligado? Podes fazer o teste com uma resistencia para descartar a avaria da centralina
Os pré-tensores ficam no banco, perto da peça onde encaixa o cinto

Faltava-lhe ficha do airbag do volante, faltava-lhe a ECU dos airbags, etc. é muito provavel que os pre tensores estejam explodidos etc.

A ECU fica encostada ao corta fogo, tem lá os três parafusos para a encaixar, os pré tensores ficam nos pilares, no rolo do cinto, tem uma carga explosiva que os prendem uma única vez, depois são lixo, dá realmente para voltar a soltar o cinto, mas vai ficar sempre com o erro nos tensores! Dependendo do ano do carro, ou são uns que parece que tem uma antena :lol: no topo dessa "antena" se tiver um furo é porque a carga rebentou, mas pelo erro que ele tem de certeza que estão as duas cargas rebentadas! Se forem os mais recentes já não sei confirmar isso visualmente porque o sistema já não usa a carga explosiva tipo antena! Deixo aqui as fotos:







Cheguei a mudar estas peças todas num audi, incluindo airbags laterais, airbags frontais, sensores de impacto lateral, ECU, pre tensores etc. a única peça que convém ter o mesmo PARTNUMBER de fábrica é a ECU o resto pode ser partnumbers diferentes (airbags frontais e laterais, tensores com ou sem antena :lol:) quando digo partnumber diferente é apenas na letra final, que pode ser A B C D, porque são apenas revisões às peças!

- - - - - - - - - -

ps: Sinceramente no teu caso, precisas apenas de comprar dois cintos novos com pre tensores não rebentados, é fácil de arranjares isso barato! Dá um pouco de trabalho apenas a mudar, ficas logo sem dois erros aí, arranjas a ficha do airbag do condutor e ligas isso, menos um erro, fica a faltar-te o airbag do passageiro, que me cheira que não o tens lá, ou melhor está lá escondido e rebentado de certeza!, já viste isso?

Ou seja precisas de: 2 cintos, um airbag do passageiro e uma ficha nova para o volante

Os teus sensores de impacto lateral não estão a dar erro e a ECU dos airbags aparenta estar boa e a detectar o que falta no sistema de airbags
 
tens de tentar perceber se o teu carro tem airbags frontais e laterais.. e se tem cintos com pre tensores..

depois codificar corretamente:

Airbag 5 8A0-959-655
00766 = Driver Airbag & Belt Tensioners
01022 = Driver/Passenger Airbag & Belt Tensioners





Airbag 7 8D0-959-655-AI7
Coding
  • 00?0x: Side Airbags
    • 0 = Side Airbags not installed
    • 1 = Front Side Airbags installed
  • 00x0?: Rear Belt Tensioner
    • 2 = Rear Belt Tensioners not installed
    • 4 = 2 Rear Belt Tensioners installed
    • 6 = 3 Rear Belt Tensioners installed


Adaptation

Channel 01: Front Passenger Airbag Deactivation


  • 0 = Airbag Enabled
  • 1 = Airbag Disabled
Note: Refer to Service Manual for further details!






Airbag 8 8D0-959-655-AI8
Coding
  • 0?x0x: Passenger Airbag Key Switch
    • 0 = Passenger Airbag Key Switch not installed
    • 1 = Passenger Airbag Key Switch installed
  • 0x?0x: Side & Head Airbags
    • +1 = Front Side Airbags
    • +2 = Head Airbags
  • 0xx0?: Rear Belt Tensioner
    • 4 = 2 Rear Belt Tensioners
    • 6 = 3 Rear Belt Tensioners


Adaptation

Channel 01: Front Passenger Airbag Deactivation


  • 0 = Airbag Enabled
  • 1 = Airbag Disabled
Note: Refer to Service Manual for further details!
 
Faltava-lhe ficha do airbag do volante, faltava-lhe a ECU dos airbags, etc. é muito provavel que os pre tensores estejam explodidos etc.

A ECU fica encostada ao corta fogo, tem lá os três parafusos para a encaixar, os pré tensores ficam nos pilares, no rolo do cinto, tem uma carga explosiva que os prendem uma única vez, depois são lixo, dá realmente para voltar a soltar o cinto, mas vai ficar sempre com o erro nos tensores! Dependendo do ano do carro, ou são uns que parece que tem uma antena :lol: no topo dessa "antena" se tiver um furo é porque a carga rebentou, mas pelo erro que ele tem de certeza que estão as duas cargas rebentadas! Se forem os mais recentes já não sei confirmar isso visualmente porque o sistema já não usa a carga explosiva tipo antena! Deixo aqui as fotos:

[url]https://s3.postimg.org/ge87m9n5v/Screen_Shot_2017-06-08_at_09.36.47.png[/url]

[url]https://s3.postimg.org/8zivtw1ab/Screen_Shot_2017-06-08_at_09.37.16.png[/url]

[url]https://s3.postimg.org/7lr8yl20z/Screen_Shot_2017-06-08_at_09.37.28.png[/url]

Cheguei a mudar estas peças todas num audi, incluindo airbags laterais, airbags frontais, sensores de impacto lateral, ECU, pre tensores etc. a única peça que convém ter o mesmo PARTNUMBER de fábrica é a ECU o resto pode ser partnumbers diferentes (airbags frontais e laterais, tensores com ou sem antena :lol:) quando digo partnumber diferente é apenas na letra final, que pode ser A B C D, porque são apenas revisões às peças!

- - - - - - - - - -

ps: Sinceramente no teu caso, precisas apenas de comprar dois cintos novos com pre tensores não rebentados, é fácil de arranjares isso barato! Dá um pouco de trabalho apenas a mudar, ficas logo sem dois erros aí, arranjas a ficha do airbag do condutor e ligas isso, menos um erro, fica a faltar-te o airbag do passageiro, que me cheira que não o tens lá, ou melhor está lá escondido e rebentado de certeza!, já viste isso?

Ou seja precisas de: 2 cintos, um airbag do passageiro e uma ficha nova para o volante

Os teus sensores de impacto lateral não estão a dar erro e a ECU dos airbags aparenta estar boa e a detectar o que falta no sistema de airbags

Ontem comecei a montar uma consola no carro e consegui ver que onde eu instalei a centralina, por acaso até é no sitio correcto dela:75142C0A-122C-4047-891B-E57F6BB475DC_zpsmr4yyqdb.jpg

Depois fui ver os pre´tensores e realmente são os de antena. vou ver se um dia compro os cintos para os montar a ver se resolve logo a situação deles.

O airbag do condutor não consegui testar porque não tenho resistências de 4.7Ω, só de 4.7kΩ. m dia a ver se compro uma e ligo à ficha para ver se esse erro desaparece também
 
Ontem comecei a montar uma consola no carro e consegui ver que onde eu instalei a centralina, por acaso até é no sitio correcto dela:http://i1067.photobucket.com/albums...A-122C-4047-891B-E57F6BB475DC_zpsmr4yyqdb.jpg

Depois fui ver os pre´tensores e realmente são os de antena. vou ver se um dia compro os cintos para os montar a ver se resolve logo a situação deles.

O airbag do condutor não consegui testar porque não tenho resistências de 4.7Ω, só de 4.7kΩ. m dia a ver se compro uma e ligo à ficha para ver se esse erro desaparece também
O teu carro é de que ano 95, 96?
Ja viste a ficha do airbag do passageiro? para isso basta removeres o porta luvas que vais dar com uma ficha cor de laranja arredondada.
Os pre-tensores tem as fichas ligadas?
 
Bem, eu já comprei o airbag do volante, e agora surgiu uma duvida.

Será que o facto de ter os outros erros irá me disparar o airbag?

Enquanto ao resto, ainda não consegui fazer nada que so voltei ontem de férias
 
Back
Top