Trepidação ao acelarar

Boas pessoal, a minha carrinha de um momento para o outro começou uma trepidação enorme, e é só ao acelerar que faz isso, noto que quando está fria não faz tão forte, é como se tivesse uma roda empenada... uma vez aconteceu-me um sintoma parecido e foi a transmissão, como estou em viagem e o mecânico está de ferias abre para a semana, estou com receio que aconteça alguma coisa. Ontem olhei para o cabo roda do lado do condutor e reparei que tinha óleo (massa) achei estranho tirei uma foto porque o acesso é muito difícil sem levantar a carrinha e vi isso nesse estado como mostra as fotos o que poderá ter acontecido ai, estou com receio de andar com a carrinha assim. Obrigados
 

Anexos

  • IMG_20220822_234315.jpg
    IMG_20220822_234315.jpg
    557,7 KB · Visualizações: 37
  • IMG_20220822_234320.jpg
    IMG_20220822_234320.jpg
    530,3 KB · Visualizações: 36
Last edited:
nas fotos o que se percebe, é que deves ter um fole do cardan/homocinetica rasgado e está a perder massa por ai,
nao é grave mas nao deves andar muito tempo assim, podes estragar o cardan/homocinetica e em vez de trocares um fole, trocas o fole+cardan. um pouco mais caro....

em relacao á vibracao, é em andamento?,a puxar?,a rolar?, se carrregares na embraiagem faz? mocaste algum pneu?
pode ser muita coisa, transmissao, pneus, embraiagem.....
 
nas fotos o que se percebe, é que deves ter um fole do cardan/homocinetica rasgado e está a perder massa por ai,
nao é grave mas nao deves andar muito tempo assim, podes estragar o cardan/homocinetica e em vez de trocares um fole, trocas o fole+cardan. um pouco mais caro....

em relacao á vibracao, é em andamento?,a puxar?,a rolar?, se carrregares na embraiagem faz? mocaste algum pneu?
pode ser muita coisa, transmissao, pneus, embraiagem.....


Obrigado pela resposta lx_gadjet... sim é em andamento mas só quando acelero, se deixar de acelerar ou carregar na embraiagem deixa de fazer essa tremideira, noto também que em frio praticamente não faz, depois de andar um bocado e a carrinha chegar aos 90graus começa a fazer muito. Notei também que se fizer muitos quilómetros tipo mais de 50 + - essa tremideira vai se reduzindo. A velocidade que faz mais é dentro dos 100 e 140km, se for acelerar claro senão tudo normal.
 
Last edited:
Não será a homocinética que, por falta de lubrificação, gripou? Nesse caso, notava-se mais a curvar.
POde também ser uma roda mal equilibrada, ou pneu danificado.

Obrigado pelo comentário, a curvar nota-se bastante, a roda mal equilibrada não acredito porque senão fazia sempre a trepidação e ela só faz quando acelero, ainda não fez um mês foi para calibrar e desempenar jantes, por isso não deve ser por ai quase de certeza.
 
Não será a homocinética que, por falta de lubrificação, gripou? Nesse caso, notava-se mais a curvar.
POde também ser uma roda mal equilibrada, ou pneu danificado.


Homocinetica estragada faz barulhos/estalos , nao será dai.
agora em frio nao fazer, ou fazer pouco é que me lixas....
já mandas-te verificar se tens algum pneu estragado?
se nao. manda calibrar os chumbos das jantes e depois alinhar direção e aproveita que sacam as rodas e verifica se tem danos.
 
Homocinetica estragada faz barulhos/estalos , nao será dai.
agora em frio nao fazer, ou fazer pouco é que me lixas....
já mandas-te verificar se tens algum pneu estragado?
se nao. manda calibrar os chumbos das jantes e depois alinhar direção e aproveita que sacam as rodas e verifica se tem danos.

Os pneus foram verificados e calibrados, nem há um mês quando foi calibrar uma das jantes estava empenada a pessoa responsável chamou-me para eu ver que a roda estava empenada, então nesse mesmo dia mandei desempenar e paguei 35 euros. A roda do meu lado que é a está com essa massa toda que se ver nas fotos. ela faz um barulho ao passar nas covas como se tivesse solta, mas já fazia esse barulho antes, alias meti-lhe amortecedores batentes o kit todo completo há frente novo ... a carrinha foi para uma oficina conceituada e muito conhecida no youtube pelos videos e eu falei desse barulho se não seriam os braços de direção danificados, ao que me responderam que os braços estavam novos e estava tudo bem.
 
Last edited:
....é em andamento mas só quando acelero, se deixar de acelerar ou carregar na embraiagem deixa de fazer essa tremideira,
...
A velocidade que faz mais é dentro dos 100 e 140km, se for acelerar claro senão tudo normal.

Quantos quilómetros tem a embraiagem a prensa e o volante do motor?
Só estou a lançar a pergunta neste sistema porque um sobreaquecimento desse conjunto pode deformar o volante de motor e a partir daí acabou... Tudo abana.
Outra opção... Apoios de motor. Ainda no início deste ano mudei os apoios de motor do carro da minha mulher e os sintomas eram muito semelhantes a isso, a frio tudo bem, em aceleração vibrava e a 120 tudo saltava!!!

Quanto à embraiagem não tenho conhecimentos técnicos para ajudar mais. Quanto ao apoio do motor, é tentar olhar para eles e ver o estado destes e ver se abanam quando empurramos o motor à mão (será um caso extremo se o motor abanar à mão, pois este não deve mexer só por o abanarmos) o da minha mulher, num dos apoios chegou até a se ouvir o bater quando o abanava

Mas esses foles e juntas realmente precisam de uma atenção e verificação
 
Acho que a trepidação devida ao mau equilíbrio das rodas, dependendo do carro, é mais perceptível entre os 100 e 150 km/h, mas, se o problema já existia antes de equilibrar as rodas, se elas foram equilibradas e o problema se mantém, em princípio não será daí.
O pneu pode, com uma pancada num passeio ou num buraco, ganhar uma "bolha" e provocar trepidação. E nem sempre é fácil descobrir essas "bolhas".
 
Acho que a pista dada pelo Luisfcs é de seguir. Tenho um apoio estragado no meu e, quando travo, sente-se um "bater". Só não consigo encontrar um apoio para substituir.
 
Quantos quilómetros tem a embraiagem a prensa e o volante do motor?
Só estou a lançar a pergunta neste sistema porque um sobreaquecimento desse conjunto pode deformar o volante de motor e a partir daí acabou... Tudo abana.
Outra opção... Apoios de motor. Ainda no início deste ano mudei os apoios de motor do carro da minha mulher e os sintomas eram muito semelhantes a isso, a frio tudo bem, em aceleração vibrava e a 120 tudo saltava!!!

Quanto à embraiagem não tenho conhecimentos técnicos para ajudar mais. Quanto ao apoio do motor, é tentar olhar para eles e ver o estado destes e ver se abanam quando empurramos o motor à mão (será um caso extremo se o motor abanar à mão, pois este não deve mexer só por o abanarmos) o da minha mulher, num dos apoios chegou até a se ouvir o bater quando o abanava

Mas esses foles e juntas realmente precisam de uma atenção e verificação

Obrigado pela ajuda luisfcs, quando levar ao mecânico vamos ver o que ele diz, mas acredito em tudo que disseste os apoios tb já tinha falado no mecânico só me dizem que esta tudo bem há uns tempos levantei a carrinha e vi que um deles estava babado de óleo.
 
Acho que a trepidação devida ao mau equilíbrio das rodas, dependendo do carro, é mais perceptível entre os 100 e 150 km/h, mas, se o problema já existia antes de equilibrar as rodas, se elas foram equilibradas e o problema se mantém, em princípio não será daí.
O pneu pode, com uma pancada num passeio ou num buraco, ganhar uma "bolha" e provocar trepidação. E nem sempre é fácil descobrir essas "bolhas".

Obrigado amigo ffn023, quando começou a fazer uma pequena trepidação foi quando eu mandei calibrar as rodas a pensar que podia ser o problema, mas não é.
 
Já estarei a ver mal????
O fole roto e a babar massa é o do cardan junto à roda, não?
Se não foi substituído e continuou a fazer km, a esta hora além do fole será tbm o cardan (ou transmissão, desconheço nesse modelo se é divisível), aliás como já disseram acima...
Isso das vibrações às vezes é o cabo dos trabalhos para se descobrir. Não descartar o eixo traseiro...
a carrinha foi para uma oficina conceituada e muito conhecida no youtube
Já vi tanta coisa na net como sendo rosas e ao vivo são espinhos... É preciso ter muita cautela. Há tanto de bom/bem feito, como de mal ou destrutivo. Não quero dizer que seja o caso...
 
Back
Top