todos molhados... de gasolina...

acabei de chegar a casa depois de passar o fim de semana na figueira da foz, onde pela segunda vez me vi numa situacao nada agradavel...

no sabado as 23:00 decidimos ir comer um gelado ha emanha, iamos a passear na marginal quando assisti a uma colisao entre um toyota corolla e um ax, que fez o ax "voar" e capotar pelo jardim...ficando virado ao contrario.

sendo a minha mulher enfermeira, fomos ajudar... onde vimos 3 feridos, 2 presos e 1 caido fora do carro.

liguei 112 e vi que dentro do carro era o kaos, com os feridos presos e com "chuva" de gasolina a cair por todo o lado, 1 dos feridos mesmo a engolir alguma...
com os casacos a minha mulher tentava impedir que a gasolina caisse nos feridos mas era impossivel faze-lo... um rapaz que estava ao meu lado tb a tentar ajudar comentou...
-"vamos morrer todos aqui"

mesmo assim ficamos la "com medo", pois a chave estava na ignicao e as luzes ligadas, a minha e esposa "lutava" com a gasolina e tentava acalmar a rapariga e os seus momentos de choque, e eu lavava os olhos a 1 rapaz que dizia que tinha os olhos a arder...

entretanto chegam 2 ambulancia, 3 carros de bombeiros, 2 da policia e a vmer.

a minha mulher ficou dentro do carro ate retirarem o ultimo ferido e depois fomos para o carro...e para casa...sem gelado...

imaginam a surpresa da minha mae ao vermos ensopados em gasolina e roupa com sangue :)

felizmente parece que nao ouve vitimas mortais.

fica o desabafo... e a pena da roupa estragada :(
 
isso foi um acto que merece destaque, uma atitude nobre, que nem todas as pessoas agem dessa forma..
 
há uns valentes anos passados (+ ou - 10 anitos) tb ajudei 2 jovens curiosamente tb iam num AX e ficaram presos após um embate frontal com um Wv polo... ao que tudo indicava a mulher do polo fez uma ultrapassagem e embateu nos rapazes felizmente apareceu um medico pois a infeliz mulher tinha um bebe recem nascido no carro e o medico foi logo prestar os primeiros socorros ao bebe... eu e o meu colega ficamos a reanimar os jovens seguindo as instruçõess do medico que dizia para não os deixarmos adormecer pois podia ser fatal para eles... só vos digo é frustante vermos as pessoas presas e nós sem conseguirmos soltá-los... em fracções de segundos passamos a ser tudo na vida daquelas pessoas que lutam contra a morte e vêm em nós a esperança de salvação... passado 30/40m é que chegou a ambulancia e carro de bombeiros pois estavamos um pouco longe de povoação estrada que liga a Auto estrada a Sines não me recorda bem o nome...
 
K situação mais complicada...:S

Quero apenas deixar uma observação... sempre k nos deparemos com uma destas situações, devemos mesmo antes de nos dirigir-mos as vitimas, verificar todo o perigo k nos rodeia... e tentar afastar o perigo da vitima e nao a vitima do perigo... nesse caso tinha sido prioridade desligar a chave da igniçao ou tentar a remoção da bateria...

A escola de socorrismo diz-nos... "afastar sempre k possivel o perigo da vitima evitando o inverso... m sempre k tal nao seja possivel, afastar a vitima do perigo custe o k custar e sejam kuais forem as consequencias.." Possivelmente neste caso as vitimas estariam mesmo encarceradas e não seria possivel a sua remoção do veiculo... mas neste caso e por muito k isto pareça estupido.... uma vez k nao se consiga apagar a igniçao e exista perigo para nós proprios, nao devemos aproximar-nos nem tentar fazer nada...:S

Amigo paulo.... é sempre bom fazermos relatos iguais aos teus... pois são atitudes de congratular.... e é bom haver pessoas com "sangue frio" capaz de reagir nestas alturas... Muitos parabens pela atitude;)

Cumprimentos
 
Não tinha acesso há bateria... o carro estava virado ao contrário com a frente na terra... :x
Não sei até que ponto o facto de desligar as luzes não poderia em si causar uma ignição... Na dúvida, não mexi.

Os berros desesperados dos ocupantes quando ficando conscientes, a aflição da gasolina a cair, o facto de o acto de respirar dentro do carro "queimar" a garganta, os cheiros... ficam para sempre...
Se pudessemos passar o que vimos e sentimos para outras pessoas, era um metodo de prevenção rodoviária 5 estrelas.

Não fizemos nada de mais, basicamente tentamos ajudar o melhor que podiamos, dar algum conforto sem mexer indevidamente nas vitimas, pois não tinhamos condições para isso.

Ideal Ideal era que isto nunca acontece-se... mas um dia pode ser qualquer quer um de nós, e até nem podemos ter culpa nenhuma no que acontece...
Vamos contar que alguém nos possa ajudar... ou pelo menos dar umas palavras de conforto enquanto chegam os profissionais com condições.
 
Eu cá faço o mesmo pois a minha namorada também é enfermeira e é mesmo instinto deles ir ajudar, independentemente do risco... Como te compreendi neste caso.

Mesmo assim, correu tudo bem e no fim sentimo-nos... nem sei explicar! Salvar vidas realmente é indescritivel ;)
 
Pá!!!!!!!...esse acto,é de louvar!!!!!!!!!!!!...Sabes o perigo,que correste!!!!!!Não deves estar a ver....ou nem ocorre nessas situações,que temos a adrenalina a 500%...Gasolina a montes,roupas ensopadas na propria..´.Vou só dizer isto,só a propria energia estática criada pela deslocação(a tua,em direção ao local) ,e calor produzido,nessas alturas,de stress...ao tocares na viatura acidentada,poderia ter feito....BUHH!!!!!
....Um acto de coragem...Parabens
 
Back
Top