Termostato não abre agua não circula

Boas pessoal, tive a fazer revisão a minha a4 b6 1.9 tdi e estou com um pequeno problema que já tinha,
A temperatura chega aos 90 graus e o termostato não anre, já troquei por um novo e não resolveu, e o tubo que sai do termostato não fica quente e deveria ficar, ou seja a água não me parece circular mas também não me dispara a ventoinha só está uma sempre a trabaljar...o que poderá ser ?
 
A temperatura no quadrante não corresponde à realidade, por volta dos 85º reais ele já deve marcas 90º no quadrante.

E o termostato vai abrindo de forma linear não abre logo todo, mete a trabalhar e vai monitorizando a temperatura, se ela passar dos 90º do quadrante é que tens que te preocupar...

Outra coisa importante sangrar bem o circuito.
 
Exacto, o meu problema é mesmo o termostato não abrir, e a agua não circular, porque a temperatura nunca sobe mais que os 90
 
Deves ter a bomba de agua com o veio solto. Ou seja, não circula agua, e não ha agua quente no termostato. Dai não abrir. Verifica no deposito se gene retorno de agua para ter a certeza que a bomba trabalha.
 
O termostatoosó abre para deixar a água seguir rumo ao radiador onde depois é arrefecida.
Não aconselho a remover o termostato porque o motor vai demorar mais tempo a aquecer e poderá não manter a temperatura de melhor funcionamento.
Como sabes que o termostato nao funciona? O motor sobreaquece? A ventuinha sempre a trabalhar pode ser problema no sensor do radiador e não do termostato.
 
Sei que o termostato não abre porque o tubo que vem do termostato não aquece, também pensei no radiador entupido mas sem termostato ele funciona bem. Só tirei o termostato para testar mais nada
 
O termostato só abre para deixar a água seguir rumo ao radiador onde depois é arrefecida.
...
Como sabes que o termostato nao funciona? O motor sobreaquece? ...
É precisamente isso que se pretende, estabilizar a temperatura nos 90º, porque dizes que não há circulação?

- - - - - - - - - -

Respondemos ao mesmo tempo :)
Acho estranho, já verificaste a temperatura do tubo após andares um pouco com o ponteiro nos 90º? É que não abrindo deveria dar azo a que aquecesse em demasia.
 
Como sabes que não abre? O tubo não fica quente dum momento para o outro, o termostato começa a abrir aos 87º e está totalmente aberto aos 102º, mesmo que o quadrante marque 90º não é a temperatura real.

Vê com o vag com a temperatura real e aí sim podes concluir se o termostato está a abrir ou não, isso do tubo não aquecer não é diagnóstico....
 
tens de andar com o carro ate a temperatura marcar os 90 e só depois é que o termostato abre e verás o tubo a ficar quente, não te esqueças que agora e inverno e o motor demora um pouco mais a aquecer.
na minha opinião não estas a deixar o motor aquecer o suficiente.
também podes ter um termostato com defeito, não serias a primeira pessoa a comprar um termostato novo para depois descobrir que esta pifado.
se achas que o termostato é o problema, retira-o e coloca-o numa panela com agua a 90~100 graus e vê se ele abre.

tens também de tirar o ar ao radiador visto que tiraste fluido quando trocaste o termostato.
 
Back
Top