Termostato e valvula

Boas meus caros amigos, recentemente o ponteiro da temperatura anda meio esquisito, entao disseram me que o melhor seria trocar o termoestato e a valvula (sensor) de temperatura...

Eu gostaria de saber se alguem me sabe informar, por quanto fica este serviço, ou ate se é facil de fazer, que sendo assim faria-o eu...

o meu argolas é um a3 1.9tdi 130cv de 2003 sport

Cumprimentos :D
 
amigo, ve bem se é as duas coisas ou só uma.
faz um search para veres os sintomas e tentares perceber qual delas é (ou até se não é manometro).
quanto à valvula, arranja alguem de perto que possa emprestar e isso em meia hora ou assim ensaia-se.
By the Way a valvula do 110cv e do 130cv é a mesma...
qualquer coisa pm
 
É assim, o carro quando esforço um bocado mais o motor sobe acima dos 90, vai ate aos 100º mas nao passa disso, a ideia que tenho é que as ventoinhas estao a disparar tarde, não sei bem, um colega meu mecanico disse que ele esta a trabalhar bem que pode ser do termostato ou valvula, tenho que passar na audi para ver, o meu problema la esta, é que pode ser so 1 coisa e quererem meter logo tudo e mais alguma coisa, obrigado flecha pela tua resposta ;)
 
amigo, ve bem se é as duas coisas ou só uma.
faz um search para veres os sintomas e tentares perceber qual delas é (ou até se não é manometro).
quanto à valvula, arranja alguem de perto que possa emprestar e isso em meia hora ou assim ensaia-se.
By the Way a valvula do 110cv e do 130cv é a mesma...
qualquer coisa pm

x2

ja tive algo parecido, e no meu caso foi termostato... mas nao quer dizer que seja o mesmo no teu....
e como o Flecha te disse, experimenta primeiro e logo vez se nao for uma coisa e a outra...
mas faz um search que vais encontrar muita coisa a falar disso...
cups
 
Eu atravez do ar condicionado vi as temperaturas, a temperatura da agua no radiador oscila entre os 110º e os 100º e a temperatura do motor mantem se sempre nos 75º onde é que voces acham que esta o problema, no termostato ou na valvula, eu pergunto pois nao percebo nada de mecanica...lol
 
Eu atravez do ar condicionado vi as temperaturas, a temperatura da agua no radiador oscila entre os 110º e os 100º e a temperatura do motor mantem se sempre nos 75º onde é que voces acham que esta o problema, no termostato ou na valvula, eu pergunto pois nao percebo nada de mecanica...lol

Parece-me válvula... pois o termostato não dá indicação da temperatura ;)
 
Isso quase de certeza absoluta que é o termostato que está sempre aberto e faz com que alem do carro custar mais a aquecer, nao passa dos 75º a nao ser em subidas ou quando se anda a fundo com ele. e quando se volta á conduçao normal ele volta aos 75º . Aconteceu me isso em 3 carros " da casa " grupo vag.

EDIT:

Se dizes que a temperatura do motor é que dá informaçao de 75º isso ja e estranho normalmente ela estabiliza nos 90º e a da agua depende, ele até aos 100º o ponteiro nao mexe dos 90, depois disso ja sobe. bem como o contrario, se tiver 81º o ponteiro ja marca 90.
 
Isso quase de certeza absoluta que é o termostato que está sempre aberto e faz com que alem do carro custar mais a aquecer, nao passa dos 75º a nao ser em subidas ou quando se anda a fundo com ele. e quando se volta á conduçao normal ele volta aos 75º . Aconteceu me isso em 3 carros " da casa " grupo vag.

EDIT:

Se dizes que a temperatura do motor é que dá informaçao de 75º isso ja e estranho normalmente ela estabiliza nos 90º e a da agua depende, ele até aos 100º o ponteiro nao mexe dos 90, depois disso ja sobe. bem como o contrario, se tiver 81º o ponteiro ja marca 90.

x2

se a temperatura do oleo nao sobe dos 75 , é quase certo que e do termostato....
a vavula esta atras da cabeça do motor, do lado esquerdo deste, se estiveres de frente.
mas se fosse eu trocava o termostato...nao e caro e é quase certo ser dai...
a temperatura do oleo da minha tambem nao subia dos 75 mais ou menos, a nao ser a andar bem... mudei o termostato e a temperarura sobiu para os 90 e alem disso chega mais rapido aos 90 do que anteriormente.....
 
Na realidade no manometro no quadrante ele marca 90 e oscila entre isso e os 100, mas atravez do ar condicionado o motor marca 75 e nao sai dai, e o radiador marca entre os 100 e os 110, o que sao 2 temperaturas completamente diferentes, ai é que nao entendo
 
Na realidade no manometro no quadrante ele marca 90 e oscila entre isso e os 100, mas atravez do ar condicionado o motor marca 75 e nao sai dai, e o radiador marca entre os 100 e os 110, o que sao 2 temperaturas completamente diferentes, ai é que nao entendo


na minha marca 90 a 94, a andar normal, no AC e antes tambem marcava os 75 a 80 mais ou menos....
visto que te da esses valores aposto mais no termostato....

depois diz algo....

cups
 
Boas, tive um golf IV que teve um problema semelhante, o ponteiro só subia até a temperatura normal (90º) se estivesse parado, começava a andar e o ponteiro começava a descer... O sensor de temperatura estava ok, apesar de na vw acusar falha no mesmo. O problema era o termostato, ficava sempre aberto! Mas até descobrirem isso... Foi 2 idas a vw e á segunda já diziam que era do manometro...:duhh:
Resultado: Termostato novo, o mesmo manometro!;D
100€ de estrago... Na vw até que não achei muito caro...:assobio:
 
Isso pode muito bem ser o termostato. Como muita gente já disse é o mais comum acontecer. Tb ando com o mesmo problema e o meu mecânico disse-me que isso custa +/-25€.
 
Back
Top