Teoria dos pregos

Era uma vez um rapazinho que tinha um temperamento muito explosivo.

Um dia, o pai deu-lhe um saco cheio de pregos e uma tábua de madeira.

Disse-lhe que martelasse um prego na tábua cada vez que perdesse
a paciência com alguém.

No primeiro dia o rapaz pregou 37 pregos na tábua. Já nos dias seguintes,

enquanto ia aprendendo a controlar a ira, o número de pregos martelados por dia foram diminuindo gradualmente.

Ele foi descobrindo que dava menos trabalho controlar a ira do que ter que ir todos os dias pregar vários pregos na tábua...

Finalmente chegou o dia em que não perdeu a paciência uma vez que fosse.

Falou com o pai sobre seu sucesso e sobre como se sentia melhor por não explodir com os outros.

O pai sugeriu-lhe que retirasse todos os pregos da tábua e que lha trouxesse.

O rapaz trouxe então a tábua, já sem os pregos, e entregou-a ao pai. Este disse-lhe:

- Estás de parabéns, filho! Mas repara nos buracos que os pregos deixaram na tábua. Nunca mais ela será como antes. Quando falas enquanto estas com raiva, as tuas palavras deixam marcas como essas. Podes enfiar uma faca em alguém e depois retira-la, mas não importa quantas vezes peças desculpas, a cicatriz ainda continuará lá. Uma agressão verbal é tão violenta como uma agressão física. Amigos são jóias raras, cada vez mais raras. Eles fazem-te sorrir e encorajam-te a alcançar o sucesso. Eles emprestam-te o ombro,
compartilham os teus momentos de alegria, e têm sempre o coração aberto para ti.
 
Muito útil...para todos nós-seres humanos!!! Sempre a tempo de aprender.

LIÇÃO DE SÓCRATES
Na Grécia Antiga, Socrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filosofo aproximou-se dele e disse:
- "Socrates, sabes o que eu acabei de ouvir acerca daquele teu amigo?"
- "Espera um minuto", respondeu Socrates, "Antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste. Chama-se o "Teste do Filtro Triplo."
- "Filtro Triplo?"
- "Sim,", continuou Socrates, "Antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa ideia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo." E continuou:
- "O primeiro filtro é a VERDADE.
- Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?"
- "Não,", disse o homem "o que acontece é que eu ouvi dizer que..."
- "Então,", diz Socrates," nao sabes se é verdade. Passemos ao segundo filtro, que é a BONDADE.
- O que me vais dizer sobre o meu amigo é bom?"
- "Não, muito pelo contrario..."
- "Então,", continuou Socrates "Queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se e ou nao verdadeiro.
- Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro. O ultimo filtro é a UTILIDADE.
- O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?"
- "Não, acho que não..."
- "Bem," concluiu Socrates, se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos verdadeiro, para que dizer-me?" Usa sempre o "Triplo Filtro" na tua vida diária, cada vez que fores falar sobre alguém!

Era bom se fosse sempre assim!



 
Back
Top