Tensor da distribuição

Ora bem, abri este tópico para tentar que algum de vós já com calo nesta matéria me ajude a tentar perceber uma situação.
Na passada segunda-feira aventurei-me a fazer a mudança da correia de distribuição do meu A3, aproveitei e mudei também filtros de ar, gasóleo e habitáculo.
Diga-se de passagem que não é facil e dá trabalho, principalmente sem elevador, mas ao final do dia tinha já tudo montado e sem problemas.
Mas antes de montar o apoio do motor e após ter a parte da correia no sitio e o tensor e polias apertadas, andei com a cambota à mão umas voltas, voltei a colocar o motor em PMS e recoloquei as ferramentas de indexação, tanto na árvore de cames como na bomba injectora as ferramentas entraram na boa, o tensor estava com os indicadores alinhados, mas a marca do volante estava um pouco fora de alinhamento, adiantado cerca de 5mm.
Como não senti nenhuma resistência ao dar a volta ao motor, removi as ferramentas e dei a chave. O carro pegou logo e tem um trabalhar normalíssimo, por isso julgo que o ligeiro desalinhamento do volante não seja relevante.
Depois de deixar aquecer o motor ao ralenti, liguei o VCDS e verifiquei o ponto da bomba, que para meu espanto estava impecável, prefiro um cheirinho adiantada, mas não me apeteceu estar a mexer novamente e deixei ficar assim. Depois olhei para o tensor, e aqui é que está a minha preocupação, os indicadores não estavam bem alinhados, estavam ligeiramente cerca de 3mm no sentido anti-horário, mas como o tensor é automático pensei que fosse influencia da temperatura.
Hoje de manha com o carro frio, tirei a tampa da correia e verifiquei o tensor, e realmente os indicadores estão ligeiramente desalinhados, mas pouco mesmo, tipo 3 ou 4mm... para menos (anti-horário).
A minha questão é se realmente a mola compensa esta ligeira diferença e não há problema ou se tenho que desmanchar meio carro novamente para reajustar aquilo? É que a correia parece-me bem esticadinha!
Não sou mecânico auto e sei que me aventurei num procedimento que se mal feito podem resultar despesas avultadas, tenho perfeita noção disso, mas também sei daquilo que sou capaz e daquilo que gosto de fazer e sabia que era capaz. Fiz as minhas ferramentas de indexação, fiz um saca para a polia da árvore de cames, fiz uma ferramenta para o tensor, comprei uma chave dinamómetrica e emprestaram-me outra, acho que fiz tudo direitinho, mas fiquei com esta mosca atrás da orelha.... nem tudo podia ser perfeito...

Pratinhol, rafael, etc, chamados à recepção faxabor!


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o tensor tem de ficar no sitio dele nem mais para cima nem mais para baixo
quanto ao ponto do motor supostamente ficou ou atrasado ou adientado alguma coisa rudou na altura de colucares a correia
e isso foi quando metes-te a correira como tives-te de fazer muita força para a meteres
lamento dizer mas tens de tirar tudo novamente

abraços
qualquer coisa apita
 
Epá mas que biscate, mas pronto, não se fazem omoletes sem partir ovos... Então amanhã, mãos à obra, tenho que ir à audi comprar mais 4 parafusos para o apoio do motor....
Já agora rafael qual a melhor forma de trancar a cambota sem aquela peça que se mete no pinhão? Se eu engatar o carro e meter uns alicates de pressão nos discos?
 
nada disse prende a cambota com a peça endicada
depois metes a correira da direita para a esquerda
depois de tudo apertado rodas o motor 2 vezes e verifica o ponto do motor
o tensor tem marca metes nessa marca apertas e não mexe mais

abraços
qualquer coisa apita
 
Rafael, tas a dizer para montar a correia, dar 2 voltas ao motor e só depois é que aperto o tensor?

Não faço intenção de tirar a correia toda.
Tranco a arvore de cames no PMS do 1º cilindro
desaperto o tensor
saco a polia da arvore de cames, mas deixo ficar a polia no veio
rodo o motor a mão até ficar no ponto
tranco a bomba
alivio os parafusos da polia da bomba
aperto o tensor
aperto a polia da arvore de cames
aperto a polia da bomba
rodo o motor e verifico os pontos novamente

Que dizes?´

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Last edited:
nao tens de desapertar as polis por isso é que nao ficas como motor no ponto
apenas tens de aliviar o tensor
depois metes a cams e a cambota no ponto e metes a correia da direita para a esquerda com jeito consegues meter e com um pouco de força

depois de tudo apertado e no ponto rodas duas vezes o motor e verificas os pontos
 
Mas o procedimento oficial manda desapertar as polias, para que ao dar tensão a correia as polias rodem muito ligeiramente distribuindo a tensão uniforme, a unica que não deve rodar é o carreto da cambota, as outras por estarem soltas rodam e os veios mantem-se nos pontos. Por isso é que a arvore de cames não tem chaveta.

 
Last edited by a moderator:
Hoje verifiquei novamente o ponto do motor e o tensor, e afinal estava mesmo no ponto, e o tensor também está bem. A bomba é que estava um cheirinho atrasada, mas agora já meti no ponto.
O que se passou foi que a peça que tenho para trancar a Arv.Cames tem umas décimas de folga na espessura e quando meti o motor no PMS do 1º cilindro, meti a peça na ranhura da Arv.Cames e ela custou um pouco e entrar porque a ranhura não estava perfeitamente alinhada, hoje meti o motor ao ponto a basear-me na marca do volante e fui meter a peça na Arv.Cames e ela entrou na boa, a bomba é que precisou de um toque para ficar no ponto.
O tensor, raios parta ao gajo, com o motor frio estava ok, meti o motor a trabalhar e observei com um espelho e estava ok, bem alinhado nas marcas. Depois do motor aquecer o camelo fica fora das marcas, deve ser devido temperatura, ele ajusta-se, só pode!! De qualquer forma vou andar de olho no gajo!

Fica aqui o timing da minha bomba, ligeiramente adiantada, mas dentro dos limites. É melhor para os consumos, performance (nem se nota mas pronto) e pega melhor a frio. O único senão é um ligeiro aumento dos EGTs, mas nada de mais.
timing2582012.jpg
 
esta perfeito o timing da bomba eu não mexia mais
quanto ao tensor é normal depois de trabalhar que ele ande é por isso que se chama tensor :)

abraços qualquer coisa apita
 
Não mexo mais! Tive que fazer 3 tentativas para ajustar a bomba, primeiro estava em cima da linha verde, depois veio para baixo da vermelha, à terceira ficou como eu queria, entre a azul e a verde! Aquilo é mesmo delicado!!

Obrigada pelas dicas rafael.
 
Não precisas de martelada nenhuma so tens de desapertar um pouco a bomba
depois mexer ou para tras ou para a frente
 
Hoje verifiquei novamente o ponto do motor e o tensor, e afinal estava mesmo no ponto, e o tensor também está bem. A bomba é que estava um cheirinho atrasada, mas agora já meti no ponto.
O que se passou foi que a peça que tenho para trancar a Arv.Cames tem umas décimas de folga na espessura e quando meti o motor no PMS do 1º cilindro, meti a peça na ranhura da Arv.Cames e ela custou um pouco e entrar porque a ranhura não estava perfeitamente alinhada, hoje meti o motor ao ponto a basear-me na marca do volante e fui meter a peça na Arv.Cames e ela entrou na boa, a bomba é que precisou de um toque para ficar no ponto.
O tensor, raios parta ao gajo, com o motor frio estava ok, meti o motor a trabalhar e observei com um espelho e estava ok, bem alinhado nas marcas. Depois do motor aquecer o camelo fica fora das marcas, deve ser devido temperatura, ele ajusta-se, só pode!! De qualquer forma vou andar de olho no gajo!

Fica aqui o timing da minha bomba, ligeiramente adiantada, mas dentro dos limites. É melhor para os consumos, performance (nem se nota mas pronto) e pega melhor a frio. O único senão é um ligeiro aumento dos EGTs, mas nada de mais.
http://img441.imageshack.us/img441/1770/timing2582012.jpg

só uma coisa como vais a este grafico com o vag com?
isso da para ver em injector bomba?
 
Sérgio, não dá para motores PD, aí o timing vê-se de outra forma.
Este gráfico vê-se em motores com bomba injectora, measuring blocks » group 00 » go » switch to basic settings » tdi timing » escolher o motor
O motor tem que estar a trabalhar e a mais de 85ºC
 
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