Temperatura elevada

Boas
Pessoal preciso da vossa ajuda. Tenho um a3 1.6 de 97 e a tempertura nunca passou dos 60º(pelo pouco que sei tambem me parece que nao é muito normal), mas ontem ia na auto estrada a 180km/h e vejo que a temperatura começou a subir, reduzi logo a velocidade mas a temperatura continuou a subir e chegou aos 110º, e as ventoinhas nunca ligaram, parei o carro e o anti congelante fervia dentro do vaso. Hoje fui ver o anti-congelante e estava tudo ok, fui ver o oleo tambem estava tudo ok, fui experimentar sem abusar para ver o que fazia e passado 1km´s nem tanto a temperatura ja ia nos 95º...Alguem me sabe dizer o que podera ser :S
 
pode ser muita coisa.. uma vez que a temperatura antes não passava dos 60º, começa por substituir o termostato, e sensor da temperatura, aproveita troca o liquido de refrigeração e faz uma limpeza ao circuito.. apos isto se o problema persistir tens que começar a verificar outros pontos
 
Pois koolboy tens razão, primeiro ainda vou tentar liga lo ao vagcom e ver o que diz.
Mas pelo pouco que percebo o termostato foi mesmoà vida, pois o ponteiro da temperatura não passa ou melhor não passava dos 60
Como consigo saber se foi a bomba de água que avariou? Desculpem a minha ignorância mas não percebo muito de mecânica, estou aqui para aprender

Há e já agora, não dá só180km/h, ainda vai aos 205km/h demora algum tempo mas chega lá
 
A melhor maneira de veres se a bomba d`agua estå a fazer a sua funçao sem desmontar é tirares o tubo de agua do retorno que é o mais fino do botijo e ligares o motor e veres se o liquido circula bem. Esses sintomas pode ser muita coisa,mas começa pelo vagcom e faz uma limpeza como deve ser aos tubos e depois se continuar passas para o termorstato,sensor temperatura, bomba...
 
Tira o termostato. Aquilo é fácil de tirar. Em meia dúzia de minutos , tiras e vez logo. Esse carros aquecem bastante depressa, e atingem a temperatura de serviço em menos de nada. Se isso for como o do Restyling, prepara cerca de 80 euros e põe original. Se não for OEM dá cagada à séria. Falo com conhecimento de causa.
 
Eu meti um termostato da concorrência no meu e em quase dois anos esta normalíssimo. E mesmo na marca o termostato não custa tanto. És capaz de gastar uns 50 em termostato e G12.
 
Qual é a tua motorização? E qual o ano? Para 1.6 até setembro de 2000 tens só a válvula termostatca OEM a 50 e tal euros. O termostato do restyling, tem sensor de temperatura incluído e custa 80 euros à vontade. Se for só o termostato em si, para gasolina, se não for OEM (restyling) dá cagada.
Eu meti um termostato da concorrência no meu e em quase dois anos esta normalíssimo. E mesmo na marca o termostato não custa tanto. És capaz de gastar uns 50 em termostato e G12.
 
É um 1.6 de 97, modelo AEH. Estive a ver no site misterauto um termostato da bolk por +/- 11euros, mas está fora de questão ou não??! Alguém por foto me consegue indicar ao certo onde está o termostato? Já me disseram vários sítios e já estou sem saber onde se encontra na realidade
 
Back
Top