Temperatura do Oleo

Bons dias amigos!
Tenho uma seat alhambra 1.9 tdi motor afn 110cv
Tenho a seguinte dúvida!
A temperatura do óleo (no computador de bordo) apresenta valores estranhos, com o carro a baixa rotação apresenta o valor correto , mais ou menos pelo valor da temperatura da agua, no entanto quando se puxa pelo carro os valores da temperatura do óleo sobem quase tanto como o conta rotações, chega a marcar valores perto dos 200 graus, basta deixar de acelerar que a temperatura volta atrás ao valor da agua.
- O óleo é o indicado para o motor.
- o carro não aquece seja em esforço ou não.
- o carro não gasta óleo ( para alem do normal em todos os motores)
- Carro com revisões e tudo ok desde filtros mudanças oleo ,etc.
- Não tem barulhos nem mostra comportamentos estranhos em situação nenhuma, para alem do que já disse sobre a temperatura do óleo no computador de bordo.

Alguém tem uma ideia do que pode ser?
A temperatura do óleo mesmo em esforço não deve rondar e mostrar os valores idênticos a da agua?
 
Last edited:
Boas

A que temperatura é que o oleo sai do turbo?

Essa temperatura não é importante, a leitura da temperatura do óleo há saída do turbo não é a que mostra no quadrante, mas sim no permutador do óleo, essa é a que importa, qual é a temperatura do líquido de refrigeração antes de passar pelo radiador? se formos por ai..
 
desde ja obrigado a todos pelas respostas.
1- a temperatura que me refiro é sim no computador de bordo que esta no quadrante.
Não faço ideia da temperatura a que sai do turbo nem sei como medir.
sim- o sensor da temperatura do oleo esta no permutador do oléo.
A temperatura normal da agua do meu carro anda sempre por volta do 87 a 90 graus, e nunca ultrapassa os 90 graus.
Ja tentei ver a temperatura com o vagcom e faz a mesma coisa , au puxar pelo carro sobe as rotações e a temperatura do oleo, mas a agua do radiador mantém a mesma oscilação 87 a 90 graus basta deixar de de pisar o acelerador ou manter uma rotação constante e os valores do óleo passa imediatamente ao mesmo valor ( aproximado ) da agua.
O permutador do óleo já foi trocado ( por um de uma a4 motor afn igual ao meu) e faz exactamente o mesmo!
Atenção que o carro não aquece nem nada parecido, apenas acho estranho os valores da temperatura do óleo oscilar de acordo com a aceleração do carro ou não!
 
desde ja obrigado a todos pelas respostas.
1- a temperatura que me refiro é sim no computador de bordo que esta no quadrante.
Não faço ideia da temperatura a que sai do turbo nem sei como medir.
sim- o sensor da temperatura do oleo esta no permutador do oléo.
A temperatura normal da agua do meu carro anda sempre por volta do 87 a 90 graus, e nunca ultrapassa os 90 graus.
Ja tentei ver a temperatura com o vagcom e faz a mesma coisa , au puxar pelo carro sobe as rotações e a temperatura do oleo, mas a agua do radiador mantém a mesma oscilação 87 a 90 graus basta deixar de de pisar o acelerador ou manter uma rotação constante e os valores do óleo passa imediatamente ao mesmo valor ( aproximado ) da agua.
O permutador do óleo já foi trocado ( por um de uma a4 motor afn igual ao meu) e faz exactamente o mesmo!
Atenção que o carro não aquece nem nada parecido, apenas acho estranho os valores da temperatura do óleo oscilar de acordo com a aceleração do carro ou não!

A temperatura do óleo no teu carro, não é visualizada no manómetro redondo com agulha situado do lado esquerdo do quadrante?
 
Na minha antiga VR6, o oleo não devia passar dos 145º (dizia no manual), eu nunca lá consegui chegar. Tenho ideia que não é saudável passar desses valores de um modo geral, muitas vezes o arco amarelo começa nos 120º, depende do motor.
 
A temperatura do óleo no teu carro, não é visualizada no manómetro redondo com agulha situado do lado esquerdo do quadrante?

Não... no quadrante apenas tem lâmpada de óleo, manometro da temperatura agua, conta rotações conta km ..etc.. a temperatura do óleo consegue-se visualizar no computador de bordo, onde se pode ver temperatura do óleo, consumos, tempo de viagem etc...
de salientar que os valores são apenas quando se puxa pelo carro, e mesmo que o carro se mantenha a altas rotações a temperatura acaba por baixar, é como digo, a temperatura do óleo sobe quase ao ritimo do conta rotações e depois estabiliza em valores aceitaveis
 
Não... no quadrante apenas tem lâmpada de óleo, manometro da temperatura agua, conta rotações conta km ..etc.. a temperatura do óleo consegue-se visualizar no computador de bordo, onde se pode ver temperatura do óleo, consumos, tempo de viagem etc...
de salientar que os valores são apenas quando se puxa pelo carro, e mesmo que o carro se mantenha a altas rotações a temperatura acaba por baixar, é como digo, a temperatura do óleo sobe quase ao ritimo do conta rotações e depois estabiliza em valores aceitaveis
Não fazia ideia que nos B5 dava para visualizar a temperatura do óleo pelo CB :S
mete ai foto do CB com as leituras da temperatura do óleo..

So agora reparei que o teu carro é um Seat e não um Audi :p
 
Axas mesmo!! temperaturas quase a bater nos 200ºc :S
O meu em viagem sempre a dar lenha, nunca me passou dos 100ºc..

O meu se for em grande esforço, (circuito montanhoso) chaga a andar nos 120ºC "meio do ponteiro" , em circuitos normais, anda perto dos 100ºC, mas atenção ( tenho o radiador de óleo anulado)
 
O meu se for em grande esforço, (circuito montanhoso) chaga a andar nos 120ºC "meio do ponteiro" , em circuitos normais, anda perto dos 100ºC, mas atenção ( tenho o radiador de óleo anulado)
temperaturas normais, se não tivesses o permutador anulado, devia chegar no máximo aos 110ºc
 
Back
Top