TDIe - Safe Mode

Pois é, a minha TDie vai-me dar despesas:(

No domingo depois de a lavar (mera coincidencia ou não), ligo a carrinha e passado pouco tempo acende a luz de gestão do motor, liga, desliga e a luz continua. O que detectei, passados uns 20s depois de ligar, a EGR começa com um ruido tipo martelar, é nesta altura que se acende a luz de gestão o motor e fica em safe mode. Levei-a a um conhecido e para alem de estar a acusar erro na EGR, tambem está com um erro no modulo de comando das ventoinhas. As mesmas não ligam de forma nenhuma. Ele disse-me que a EGR deste carro é mt cara porque porque tinha uma caracteristica qualquer que não memorizei. Disse-me tambem que se o modulo das ventoinhas estiver janado, pode afactar o funcionamento da EGR (embora não perceba bem como...). O que mais chateia, é que ele só lhe pode pegar no inicio do ano. Lá vou ter que ir à marca :mad: Alguma ideia do que possa estar a passar dada a descrição?

Obrigado e saudações Audistas

Coloca aqui o log de erros do vagcom para nos analisarmos.
Se não tens, procura no tópico vagcom locator alguém da tua zona e pede ajuda.
Aguardamos.

- - - - - - - - - -

De onde és, qual o carro, qual o motor?
Se preencheres devidamente os dados na tu conta de perfil, a era meio caminho andado.

Coloca aqui o log de erros do vagcom para nos analisarmos.
Se não tens, procura no tópico vagcom locator alguém da tua zona e pede ajuda.
Aguardamos.

- - - - - - - - - -

De onde és, qual o carro, qual o motor?
Se preencheres devidamente os dados na tu conta de perfil, a era meio caminho andado.

É um B8 2.0L 136cv de 2011. Quanto aos erros, não os apontei... tenho que tratar disso. Sou da zona de Aveiro. Sei que depois de dar a chave depois da lavagem, o carro parecia uma arvore de natal a acusar erros por todo o lado, era star&tstop, sensores de pneus, etc, passado algum tempo de estar a trabalhar ficou no estado que descrevi. Cheira-me que entrou agua para o sitio errado (Lavagem à mangueirada...)

Last edited:
Mas lavaste o que? o carrinhas por fora? ou o motor? ... se foi o motor o mesmo convem estar ligado, embora algumas pessoas defendam que tanto faz, mas os casos de carros que berram que conheco é pq estao desligados... por vezes o motor ou alguns componentes podem estar muito quentes e agua ser fria e puff choque termico e adeus peça... outras vezes é agua a ir para partes eletricas e puff ...

Mas lavaste o que? o carrinhas por fora? ou o motor? ... se foi o motor o mesmo convem estar ligado, embora algumas pessoas defendam que tanto faz, mas os casos de carros que berram que conheco é pq estao desligados... por vezes o motor ou alguns componentes podem estar muito quentes e agua ser fria e puff choque termico e adeus peça... outras vezes é agua a ir para partes eletricas e puff ...

A lavagem foi apenas por fora, mas como foi em casa à mangeirada, sei lá, posso ter exagerado na agua...

- - - - - - - - - -

Ou bateria na urtigas.
Se quiseres, eu faço te um scan, mas tens de vir a Gaia.

Mas então se fosse bateria, o carro deveria custar a pegar, ou não? Já me tinha passado pela cabeça, mas como pega normalmente, descartei a ideia... quais são são os sintomas normais de bateria low? O raio da electronica é uma dor de cabeça...

Last edited:
A lavagem foi apenas por fora, mas como foi em casa à mangeirada, sei lá, posso ter exagerado na agua...

- - - - - - - - - -

Mas então se fosse bateria, o carro deveria custar a pegar, ou não? Já me tinha passado pela cabeça, mas como pega normalmente, descartei a ideia... quais são são os sintomas normais de bateria low? O raio da electronica é uma dor de cabeça...

Se foi so por fora, nao tem nada a ver amigo, foi so coincidencia... a menos que tenhas enfiado a mangueira em algum sitio improprio :green: :green: tipo :

https://www.youtube.com/watch?v=e8H8y3FjeqY

:green:

Olha que com a electrónica toda, a bateria muitas vezes prega partidas dessas. Apaga todos os erros e testa a capacidade da bateria a ver se esta tudo bem. Se estiver um pouco debilitada, por vezes basta estares a lavar com o rádio ligado uma hora e teres andado a aspirar com portas abertas e luzes interiores ligadas para a bateria fraquejar e dar erros de centralinas.

Verifica se tens alguma humidade dentro da caixa da centralina.
No meu caso ás vezes a carrinha não pegava e eu consegui perceber porquê porque não acendia a luz da resistência . Foi no inverno devido ás chuvas e algumas lavagens á pressão. Fui á marca e foi verificado que o parafuso da tampa de plastico que protege a centralina nunca lá "morou". Nem tinha marcas de aperto no plastico! Com isso foram 3 relés que por vezes não faziam contacto. É claro como foi na marca e eles não brincam toca de trocar logo! A verdade é que até hoje nunca mais tive problemas.

Back