Penso que toda a gente por aqui sabe do que falo, mas gostava de saber o que acham.
Será que se deve tirar a tampa do motor?
Será que se deve tirar a tampa do motor?
retem o calor e causa rachas superficiais ( tipo teia de aranha) na tampa das válvulas.
ciberg disse:Ressuscitei este tópico para perguntar como é que se desmonta esta tampa, esclareço que não percebo nada de motores e por isso a pergunta que pode parecer básica.
Tem que se desaparafusar alguma coisa ou é de encaixe e se for, por onde se puxa?
O motor é o 2.0TDI e a tampa está toda suja de pó e com algum óleo e queria limpar aquilo em condições.
A3FaN disse:No meu A3, tem la umas "rodinhas" pretas, penso que sao 4. Pegas em alguma cena, e puxas as rodinhas pra cima que sao na realidade umas tampas, e ves por baixo tem la os parafusos e desapertas (ja nao me recordo se sao parafusos ou porcas :roll: ) mas é assim que isso sai(eu nao tirei nem tiro a minha
é la o lugar dela e se tiver limpinha fica bonito
)
ciberg disse:A3FaN disse:No meu ... ....(eu nao tirei nem tiro a minhaé la o lugar dela e se tiver limpinha fica bonito
)
Obrigado, eu só a queria tirar mesmo para limpar melhor. Vou ver isso das rodinhas.
Larke disse:no meu 2.0 tdi e assim
Tiras a vareta fora metes a mao por baixo da tampa perto da vareta e fazes força para cima vai desencaixar depois do lado do filtro de ar e da bateria ( o teu lado direito kuando efectuas a operaçao) tb colocas a mao por baixo e puxas para cima , no outro canto puxas a tampa para ti para ela desencaixar (atençao neste canto nao puxes para cima senao parte ) deves seguir esta ordem podes lavar ainda hoje lavei a minha ficou brilhante como novaATENÇAO no meu carro o motor esta transversal pode haver carros com o mesmo motor estando instalado no sentido contrario . . alguma duvida diz
ciberg disse:Larke disse:no meu 2.0 tdi e assim
Tiras a vareta fora metes a mao por baixo da tampa perto da vareta e fazes força para cima vai desencaixar depois do lado do filtro de ar e da bateria ( o teu lado direito kuando efectuas a operaçao) tb colocas a mao por baixo e puxas para cima , no outro canto puxas a tampa para ti para ela desencaixar (atençao neste canto nao puxes para cima senao parte ) deves seguir esta ordem podes lavar ainda hoje lavei a minha ficou brilhante como novaATENÇAO no meu carro o motor esta transversal pode haver carros com o mesmo motor estando instalado no sentido contrario . . alguma duvida diz
Obrigado Larke, por acaso esta tarde antes de ler o teu post, andei a ver aquilo e desencaixei a tampa, sai muito facilmente desde que se faça com jeito e sem forçar.
O meu motor é longitudinal, e nem tenho bateria no compartimento do motor, a minha está no porta bagagens junto ao pneu suplente, e só se vê no motor uns cabos de ligação da mesma, e ficam do lado esquerdo, mas a forma como a tampa saiu sem esforço foi exactamente como descreveste pelo que essa parte dos encaixes deve ser igual.
Aproveitei e tirei a borracha que fica por baixo da tampa do depósito do óleo e a borracha que fica na vareta, a do depósito tinha imenso óleo (até deu para escorrer :shock: ) e a da vareta estava cheia de porcaria agarrada, lavei tudo cuidadosamente e agora o motor parece novinho.