Suspensão adaptativa - Audi A4 B8

Boa tarde

Depois de feita a apresentação do local respectivo, disparo já com a primeira pergunta que tem a ver com a suspensão adaptativa dos Audi A4 B8. Já procurei neste forum, mas não encontrei muita informação sobre isto.

Estou à procura de um Audi A4 B8 de 2008 ou 2009 e já me surgiram dois com a suspensão adaptativa. Pelo que percebi deste sistema, além de ajustar a altura e rigidez da suspensão, também altera o mapeamento da gestão de motor e direcção em função do tipo de ajuste de suspensão. Parece-me um sistema interessante, especialmente para quem anda bastante em caminhos de paralelo no norte do país (chamam-lhe estradas mas efectivamente são como caminhos...), já que para pisos ondulados a versão Sport é extremamente dura e desconfortável.

Sei que esta suspensão (ou a sua antecessora) deu imensos problemas nas Audi A6 AllRoad do início do século. Por isso deixo algumas perguntas que desed já agradeço a quem puder ou souber responder:

- O sistema é fiável?
- Qual a manutenção que exige e qual a duração de uma suspensão destas?
- Alguém tem um carro com este sistema?

Desde já, obrigado.
 
Que altera a altura da suspensão, desconhecia.
Que alterava o andamento seja por que meio, tambem desconhecia.
A Allroad sempre pensei que fosse apenas suspensão pneumatica e nao a adaptativa, corrigam os entendidos.
A supensão adaptativa segundo aquilo que conheço, apenas regula a rigidez do amortecedor consuante a velocidade e piso da estrada, através da indução de corrente electrica no amortecedor. Tambem regula a rigidez independentemente para melhorar a torção do veiculo em curva. Nada mais. Se ha mais para alem disso, desconheço. Mas que venham os entendidos.
 
Audi Drive Select.
Penso que só actua sobre a rigidez! Cá no Fórum deve haver pouco ou nenhum pessoal com um veiculo com essa tecnologia, que te consiga esclarecer sobre a eficiencia pontos forte e fracos ou que versão será a dos B8!

Olha aí a ver se te serve de iluminação:

High-end technology: Audi drive select

Audi A5 Sportback customers can also order an optional Audi high-end technology that is unmatched by the competition - the Audi drive select dynamic control system. It enables the driver to access all of the technical components relevant to driving dynamics and vary their function by switching between three modes - "comfort," "auto" and "dynamic."

If an MMI navigation system is on board, a fourth mode - "individual" - is available. This mode enables the driver to freely compose his or her own custom settings from a large number of parameters.

Audi drive select influences the engine's throttle response characteristic, the shift points of the seven-speed S tronic and the boost of the servotronic steering. The modular structure of the system means that it needs to be combined with at least one of three other technologies - the sport differential, adaptive shock absorber control or dynamic steering.

The electronic shock absorber control system uses CDC (continuous damping control) shock absorbers. Their electromagnetically actuated valves control the flow of hydraulic fluid between the inner and the outer tubes by opening orifices of different sizes. A large cross-section provides a soft damping characteristic, and a small cross-section provides a taut characteristic. A fast controller continuously analyzes the signals received from 14 sensors and calculates the optimal damping per wheel in extremely short intervals - 1,000 times per second.


Fonte: Netcarshow.com

Bem vindo ao audipt.com
 
Não levanta nem baixa.
como o nome indica quer dizer éire se adapta ao tipo de condução e do terreno por forma a proporcionar o desempenho/conforto mais eficaz possível
 
Penso que é apenas o que referi já acima.
Ponderei colocar esse extra quando comprei a sportback, mas achei o valor alto demais por um controlo de rigidez do amortecedor.

- - - - - - - - - -

Temos o magnetic drive e a adaptive air suspension.
A 1a será para carros sedan, hatchbach, sportback e touring.
A 2a será para SUV e todo terreno ou allroad.
Haverá exepçao para os modelos de alta gama como o A7 e A8 com air suspension.
 
Last edited:
Boa noite

Agradeço as respostas que já me abriram um pouco os horizontes.

Falaram-me que a suspensão adaptativa era similar à dos A8, e como um conhecido meu tem um A8 de 2003 com suspensão regulável, pensei que o sistema fosse o mesmo. Afinal o sistema do A8 é suspensão a ar.

As minhas duvidas em relação a isto surgem também pelo facto de que um dos carros tem esta suspensão adaptativa, mas quem o está a vender nem tinha reparado nisso. Eu é que alertei para a presença de uma segunda fila de botões horizontais na consola e questionei se não eram da suspensão ajustável. Vou ter de questionar mais sobre isto, especialmete em relação à manutenção e custos de manutenção que este sistema possa acarretar.
 
Depois do que colocaram aqui percebi, que afinal a suspensão adaptativa é parte integrante de um pack chamado Audi Drive Select. Pensava que a suspensão adaptativa influía também nas outras variáveis (acelerador e direcção)… afinal é um pouco o inverso.

Bem, com esta nova perspectiva da questão já andei a fazer pesquisas e não fiquei lá muito entusiasmado com este sistema, pelo menos num carro que espero possuir até ele ter 8 anos. Isto é tipo "tiro no escuro" :'(
 
Eu tenho uma história curiosa sobre esta suspensão dos A8.

Há uns meses em conversa com este meu conhecido que tem um A8, disse-lhe que o carro dele tinha a suspensão muito alta, e que por norma os outros A8 que se vê na estrada estavam mais baixos. Ele disse-me que tinha a ideia que havia lá uma coisa qualquer para regular a dureza da suspensão, mas que achava que não mexia na altura da suspensão

No dia seguinte apareceu com o carro muito mais baixo, porque foi procurar a tal regulação da suspensão e descobriu que afinal também mexia na altura :D Mas logo a seguir voltou a colocá-la mais alta, porque habituou-se ao conforto da suspensao mais mole e não gostou da posição mais dura e baixa em paralelo. Aqui na zona o paralelo é um problema, especialmente aquele paralelo todo desnivelado que é uma praga do caraças :mad:
 
Boas,

Tb tenho uma história com esta suspensão. O meu A6 tem a Adaptive Air Suspension, no entanto nos 1os dias em que tive o caro nao conseguia alterar para o modo dynamic. Fui ao stand (não comprei novo), fui à Audi e ninguém me conseguia ajudar.

Interiorizei que tinha comprado um carro com um extra alegadamente caro, mas q no entanto nao funcionava devidamente.

Assim que me comecei a familiarizar com o MMI percebi que o carro vinha com o modo "macaco" activado. Desliguei e fez se magia, uns cms mais baixo que fazem toda a diferença.

Cumps
 
Depois de muitas discussões para tentar perceber que suspensão tinha o carro, o vendedor foi consultar a ficha do carro na SIVA e descobriu que ele vem com a suspensão sport. Fizeram um test-drive e não notaram grande alteração na rigidez da suspensão entre o modo "dynamic" e "confort", ou seja, porta-se como um carro A4 Sport de suspensão convencional... duríssimo.

Acabei por não fazer negócio, infelizmente. Tive pena, porque não está facil encontrar carros destes a preços razoáveis, e para piorar as coisas os bons negócios destes carros estão na sua maioria da zona Centro para baixo. Este estava com um preço razoável, tendo em conta que era vendido por um concessionário e tinha garantia de 2 anos.

Lá tenho de continuar à procura...:eek:
 
Back
Top