Substituiçao do motor do ponteiro de combustivel em quadrante Audi a4 B5 tdi 1999

Boas Pessoal!
Para variar tenho o meu quadrante jaeger marado, o manometro do combustivel está nas couves!
O computador de bordo diz que estou na reserva e o ponteiro diz ke tenho meio deposito!!!!! :S
Alem disso tb tenho o display do computador de bordo com falta de pixels outro defeito ou melhor "feitio" destes quadrantes!
Mas o display fica para outro DIY! Os euros sao tao escassos que temos que fazer as coisas a conta gotas!!:'(

Como nao gosto da possibilidade de ficar a pé decidi fazer este DIY de substituiçao do motor do ponteiro de combustivel!
Nivel de dificuldade 3
Pois nao envolve sequer soldaduras por isso qualquer um tem capacidades para o fazer!
Com calma em 30 minutos está feito!

ATENÇAO:
A QUEM TENTAR FAZER ISTO E QUE INFELIZMENTE CORRER MAL EU NAO TEREI QUALQUER TIPO DE RESPONSABILIDADE.
ESTAO POR VOSSA CONTA E RISCO, SENAO SABEM FAZER OU NAO TEM A MINIMA NOÇAO DO QUE ESTAO A FAZER ENTAO PAREM E PEÇAM AJUDA DE UM PROFISSIONAL!!!

OBRIGADO!

ATENÇAO: VAG-COM SERÁ NECESSARIO PARA POR OS PONTEIROS TODOS CENTRADOS.

CASO NAO TENHAM FAÇAM ESTA OPERAÇAO COM O DEPOSITO CHEIO OU ENTAO VAZIO PARA PODEREM POSICIONAR O PONTEIRO CORRETAMENTE.

APOS FEITA A REPARAÇAO TERAO QUE LIGAR O QUADRANTE SEM A MOLDURA FRONTAL PARA PODEREM POR OS PONTEIROS CENTRADOS, ESTA OPERAÇAO É FEITA COM A IGNIÇAO LIGADA.

SEM VAG:

1-CARRO FRIO

2-DEPOSITO CHEIO OU VAZIO

3-PARA QUEM NAO TEM O VAG : COMO A IGNIÇAO ESTÁ LIGADA LEMBREM-SE QUE O VOLTIMETRO ACUSA 12VOLTS PELO MENOS.... (LOGO TEMOS QUE POR O PONTEIRO A ACUSAR 12V) (O melhor será mesmo ver qual a posiçao que acusa o voltimetro antes de tirar o quadrante e se possivel tirar foto para dp ao instalar o ponteiro este ficar na posiçao correta.)

4-DEPOIS DE TODOS OS PONTEIROS COLOCADOS E CENTRADOS MANTER A IGNIÇAO LIGADA E DE SEGUIDA COLOCAR A MOLDURA DO QUADRANTE!
DESTA FORMA OS MOTORES ESTAO EM TENSAO E NAO HA O RISCO DE FICAREM DESCENTRADOS.(COMO JÁ ME ACONTECEU:D)


PARA QUEM TEM O VAG:
1-COLOCAR UM PONTEIRO APENAS (EX. VELOCIMETRO)

2-VAG

3-QUADRO 17 INSTRUMENTOS

4-OUTPUT TESTS

5-INICIAR TESTE*

6-APOS O VAG FAZER O TESTE AOS PONTEIROS, ESTES FICAM NA POSICAO VERTICAL E AO CENTRO, NESSE MOMENTO PODEMOS COLOCAR TODOS OS PONTEIROS CENTRADOS, INCLUSIVE O VELOCIMETRO CASO ESTE ESTEJA DESCENTRADO!

7-DEPOIS DE TODOS OS PONTEIROS COLOCADOS E CENTRADOS MANTER A IGNIÇAO LIGADA E DE SEGUIDA COLOCAR A MOLDURA DO QUADRANTE!
DESTA FORMA OS MOTORES ESTAO EM TENSAO E NAO HA O RISCO DE FICAREM DESCENTRADOS.


Vamos começar entao!

1º Desligar a bateria( atençao a quem tem codigo no radio convem saber pk quando ligarem a bateria este vai pedir o codigo).

2º Retirar o quadrante do do sitio, nao tirei fotos a retirar o quadrante....:'( mas tb é simples... tirar a cobertura de plastico que está por baixo do quadrante (puxar um pouco para cima e em direçao a nós) desviar uma especie de plastico que está a cobrir os parafusos.
Desapertar 2 parafusos de torx e desligar 3 fichas da parte de tras do quadrante!
Está feito! (2 minutos)

2º Despertar 2 parafusos de torx na parte de tras do quadrante nao usei chave de torx mas sim uma chave de fendas pequena (facom AR.2,5X75) serve perfeitamente (parafusos de torx 15).






Uploaded with ImageShack.us







Uploaded with ImageShack.us


3º Desclipar os encaixes da moldura do quadrante (sao 4) 2 por baixo e 2 na parte de cima.
Eu usei 2 chaves de fendas para tal. desencaixei 1º de um lado e depois do outro, saiu sem forçar muito!



Uploaded with ImageShack.us



4º E voilá já está a moldura fora! O aspeto é este!



Uploaded with ImageShack.us

5º Proxima etapa retirar todos os ponteiros.

Forçar um pouco com uma chave de fendas o ponteiro a sair.( utilizar a chave o mais junto ao centro do ponteiro possivel, evitar puxar pela capa preta do ponteiro pois existe o risco de esta se partir).



Uploaded with ImageShack.us

6º Retirar o fundo do quadrante!
(Este passo serve tb para quem está a pensar mudar o fundo dos manometros!)

Começamos por retirar o fundo da temp. do oleo e depois o voltimetro, só depois entao retiramos o conta rotaçoes e o velocimetro. (o fundo dos manometros é uma peça unica no meu caso por isso convem ter cuidado pois os manometros pequenos estao ligados por uma tira de plastico ao resto do conjunto).



Uploaded with ImageShack.us



Aspeto apos tirar o Fundo do quadrante:



Uploaded with ImageShack.us


7º Desapertar 2 parafusos de torx e retirar caixa preta. (alguem sabe me dizer o ke é esta caixa?:S)



Uploaded with ImageShack.us

8ºDesclipar as patilhas brancas de plastico para poderemos libertar a parte de tras do quadrante.
2 de um lado e 2 do outros, ficam juntos dos manometros da temp. do oleo e do voltimetro!



Uploaded with ImageShack.us

9ºDesconetar a ficha da tal caixa preta para podermos tirar a parte de tras plastica do quadrante!



Uploaded with ImageShack.us

10º ATENÇAO COMO ESTAO A TRABALHAR COM O QUADRANTE AO CONTRARIO LEMBREM-SE QUE O MANOMETRO DO COMBUSTIVEL É O DA ESQUERDA!!!!



Uploaded with ImageShack.us


Retirar o motor do combustivel. Nao está soldado ao integrado, tem 2 patilhas que estao a agarrar o motor no seu sitio, no meu caso tive que partir 2 patilhas para ele sair (o vendedor disse que bastava puxar que saia) mas optei por partir as patilhas do motor pois este estava avariado e nao o ia aproveitar, até pk o encaixe onde o motor se encontra tb ele é de plastico havendo o risco deste se partir ao tentar puxar, por isso optei pelo seguro.

eis o motor original com as patilhas partidas( recomendo fazer como fiz).



Uploaded with ImageShack.us

11º motor novo



Uploaded with ImageShack.us

12º colocaçao do motor novo.
Basta para isso coloca-lo sobre as guias e empurra-lo até este clipar no sitio!



Uploaded with ImageShack.us

Reparem que este motor nao traz a cobertura.


Vejam o encaixe frontal do motor!



Uploaded with ImageShack.us

13º Voltar a montar pela ordem inversa ate ao ponto 4º!

Tb nao tenho fotos do quadrante montado mas garanto que ficou a trabalhar corretamente!

Nota:
Comprei o motor neste site!

AKSpeedo 5 Estrelas tudo como deve ser e bem rapido!:lol:



Espero que tenham gostado pois eu gostei e muito pois fiquei com o manometro como deve ser:roll:

Agora venham de lá esses comments!

Abraços
Boas curvas dessas e das outras!!!

DIY feito por Pedro Madeira!:D
 
Last edited:
Re: Substituiçao do motor do ponteiro de combustivel em quadrante Audi a4 B5 tdi 199

Excelente DIY!

Parabéns e obrigado pela partilha ;)
 
Re: Substituiçao do motor do ponteiro de combustivel em quadrante Audi a4 B5 tdi 199

Muito obrigado pelo incentivo!
Apos ter andado aki no forum e na net em forum estrangeiros á procura deste topico reparei ke haviam algumas pessoas com o mesmo problema ke o meu mas resoluçao nada ha vista. Havia sim a desculpa da boia e má calibraçao dos ponteiros e ainda a tal do martelanço dos quadrantes.....:S
Sinceramente nao percebo muito disto mas nao consigo ver a relaçao do martelanço com o ponteiro do gasoil..... será que há alguma alma caridosa que me consiga explicar isso???:eek:

Adiante...
Como ja tinha este problema ha bastante tempo( o ke safava a coisa era o CB pois acendia a luz da reserva aos 80kms de autonomia) resolvi ir a essa grande "biblioteca" que é o EBAY perdi muitas horas a procurar ate ke por sorte encontrei um vendedor (AKSPEEDO) que vendia estes motores.... curiosamente nao comprei no ebay mas sim no site oficial deles pois ai era mais barato:D recomendo a quem quiser comprar pois sao 5 estrelas a peça veio muito bem protegida com instruçoes de instalaçao e ainda com um cartao da loja (UK)!

Eles vendem todo o tipo de motores para quadrantes!:lol:

Achei que foi uma operaçao bastante simples de fazer, convem ter o vag para facilitar dp a calibraçao e centragem dos ponteiros..
 
Back
Top