O facto de subir repentinamente aos 105 graus é um comportamento normal do ponteiro de temperatura, é comportamento anormal é do motor.
O ponteiro e centralina dos TDI e vários carros do grupo vag está programado para ficar a apontar para os 90º não apenas quando o motor está nos 90º, mas quanto está dentro da temperatura "normal de funcionamento". Este intervalo de temperaturas "normais de funcionamento", anda qualquer coisa como entre os 83 e os 104º, se ligares á máquina e fores acompanhando o processo de aquecimento verás que é isso que ocorre.
No teu caso, tens o carro a entrar em sobreaquecimento, ele mantem-te o ponteiro nos 90º até atingires 104º, mal atinge 105º, o ponteiro pula entre os 90 e os 105 sem paragens pelo meio, e o mesmo o corre quando baixa abaixo de 105º. A mesma situação já me aconteceu algumas vezes e fui acompanhando o processo e aumentos de temperatura pelo climatronic, portanto confirmei isso mesmo.
Verifica se não terás algo de mais gravoso, como pressões a mais nas tubagens, ou agua a desaparecer, indicativos de passagem ou problemas de junta ou culassa.
Até lá, anda sem puxar demasiado para não subir muito a temperatura