Stress com CB em A4 B5 de 99 ------ AJUDA!!

• Thread starter Thread starter TDi...
  • Data de Início Data de Início
Ora bem, ainda não tenho topico nenhum de projecto aberto e não devo abrir enquanto nao tirar umas fotos decentes, mas como alguns ja sabem e outros desconfiam, voltei ás B5, comprei uma Avant de 99 que mais tarde apresentarei no sitio certo.

Adiante, abro este topico porque as coisas não estão a correr muito bem entre mim e o CB da carrinha e passo a explicar...

A carrinha tinha o famoso problema das linhas do CB a desaparecer, e o antigo dono pra não estar a ficar sem carro 1 ou 2 dias, comprou um quadrante inteiro na sucata, e mandou-o a uma casa no Porto Alto para substituir o display por um novo a estrear, codificou o imobilizador e pos o quadrante a trabalhar na carrinha.

O problema é que este quadrante da sucata, tem sempre aceso o aviso de lampada fundida, escusado será dizer que as lampadas estão todas bem, fusiveis tambem, e o aviso não desaparece.

Agora é assim, ele disse que me vinha buscar a carrinha (e veio hoje sim senhor) para....voltar a tal casa do Porto Alto onde lhe soldaram o display novo no quadrantee ia pedir para tirarem o display e colocarem antes no quadrante que ele tinha de origem na carrinha para assim o aviso desaparecer, até aqui tudo bem...

O que é certo é que o display ficou mal soldado e tanto estava aceso como de repente apagava tudo, dava ideia que tinha algum contacto mal soldado ou coisa assim, acabou por voltar pa trás de novo para resolver o problema.

No final do dia, apareceu-me com a carrinha, disse que o homem lhe tinha soldado o display como deve ser mas teve de ser NOVAMENTE no quadrante da sucata pois o dele de origem estava danificado, ou seja, voltou com o mesmo problema, o aviso de luz fundida...

Eu já meio chateado com esta porcaria toda, disse a ele que estivesse mas era quieto antes que estragasse os 2 quadrantes e eu ia ver no trabalho qual era afinal o problema da carrinha, se fosse preciso alguma coisa mais dispendiosa que lhe ligava, ao que ele concordou.

Meus amigos, nem o electricista da marca sabe o que se possa passar ali, á vista dele, isto só la vai com um quadrante novo que custa quase 800€, eu falei-lhe ate em anular o sinal das lampadas de trás colocando umas resistencias como se faz quando se mete leds nos farois mas ele diz que as lampadas estando boas, isso nao vai resolver nada, portanto já em fase de desespero a minha pergunta é:

O QUE É QUE EU FAÇO A ISTO??? :S

Obrigado.

O que relatas é realmente estranho... não sei exactamente como funciona nas B5's (pois sou mais especiista em B6's :green:), mas nas B6's a questão do aviso de lâmpadas queimadas não depende do quadrante mas sim do módulo eléctrico....

Esclarece uma coisa... o quadrante que tens é novo ou é o quadrante antigo com um LCD novo (não percebi a 100% qual era a situação).

Assim à primeira parece-me eventuais problemas de configuração ou problemas nas fichas.... :roll:

EDIT:

Já li de novo e segundo percebi actualmente tens um quadrante que estava na sucata, certo?
Sabes de que ano era o carro do quadrante da sucata? Será exactamente igual? Tens os part numbers de ambos os quadrantes?

Se te recordas, quando mudei para o quadrante a cores também tive um stress com o velocímetro e à primeira vista parecia o quadrante avariado... afinal há 2 tipos de quadrantes nas B6's (2001-2003 e 2003-2004)... que basicamente há alterações na pinagem das fichas... poderá ser este o caso! :roll:

Não sou nenhum expert nestes assuntos, mas se é que já não o fizeste, confirma as referências dos 2 quadrantes e vê se serão iguais.... Parece-me que o problema vem precisamente daí :S Ele não explicou o que estava danificado no quadrante original da B5?

isso resolves cum uns shunts a massa. poe a referencia do quadrante ai que eu digo te o que deves fazer.

ruia4 disse:
isso resolves cum uns shunts a massa. poe a referencia do quadrante ai que eu digo te o que deves fazer.

X2,

Esse problema resolves bem com ligando o pin das luzes à massa, e no meio colocar uma resistência de 28 Ohm, que a meu ver ver é mais que suficiente.

Abraço,
Jorge

migsan disse:
O que relatas é realmente estranho... não sei exactamente como funciona nas B5's (pois sou mais especiista em B6's :green:), mas nas B6's a questão do aviso de lâmpadas queimadas não depende do quadrante mas sim do módulo eléctrico....

Esclarece uma coisa... o quadrante que tens é novo ou é o quadrante antigo com um LCD novo (não percebi a 100% qual era a situação).

Assim à primeira parece-me eventuais problemas de configuração ou problemas nas fichas.... :roll:

EDIT:

Já li de novo e segundo percebi actualmente tens um quadrante que estava na sucata, certo?
Sabes de que ano era o carro do quadrante da sucata? Será exactamente igual? Tens os part numbers de ambos os quadrantes?

Se te recordas, quando mudei para o quadrante a cores também tive um stress com o velocímetro e à primeira vista parecia o quadrante avariado... afinal há 2 tipos de quadrantes nas B6's (2001-2003 e 2003-2004)... que basicamente há alterações na pinagem das fichas... poderá ser este o caso! :roll:

Obrigado pela ajuda amigo, no caso das B5 não tem modulos como a B6 pra estas coisas, os quadrantes não sei se são exactamente a mesma referencia pois tenho um montado e tenho de o desmontar para ver isso.

Ricardo M. disse:
Não sou nenhum expert nestes assuntos, mas se é que já não o fizeste, confirma as referências dos 2 quadrantes e vê se serão iguais.... Parece-me que o problema vem precisamente daí :S Ele não explicou o que estava danificado no quadrante original da B5?

Explicou que tinha as linhas do CB a desaparecer, se é verdade ou não... :roll:

ruia4 disse:

Uma coisa tão simples? Vou desmontar o quadrante e meter aqui o part number pra me dizeres o que fazer exactamente, se resultar até te pago um jantar... :P tou furioso ja com aquele quadrante da treta... :evil:

JMMS disse:
X2,

Esse problema resolves bem com ligando o pin das luzes à massa, e no meio colocar uma resistência de 28 Ohm, que a meu ver ver é mais que suficiente.

Abraço,
Jorge

Foi como resolveste a tua situação? Será que era isso que o ruia4 me estava a dizer para fazer?
Obrigado.
Quanto ao assunto das PM´s, deixa estar que eu ja mandei vir aquilo original, so custa 190€ mais iva... :P :P :P
Ainda estou a espera daquilo pra ti. ;)

neljoe disse:
Assim de repente... isso está bem codificado?

Não faço ideia, quem andou a mexer nisto fez nao sei quantas trocas e sempre codificou bem este e o de origem, o de origem trabalha bem, este avisa lampada fundida, mas posso tentar pedir para mo codificarem de novo...

TDi... disse:
...
Não faço ideia, quem andou a mexer nisto fez nao sei quantas trocas e sempre codificou bem este e o de origem, o de origem trabalha bem, este avisa lampada fundida, mas posso tentar pedir para mo codificarem de novo...

Mete aqui um Scan... assim vê-se o Soft_Coding e todo o resto.

;)

Vou tratar disso então. ;)

Ainda respondendo ao JMMS e ao ruia4, isso da resistencia disseram-me agora 2 electricistas que costuma resultar nos casos em que as carrinhas NÃO trazem CB de origem e é montado depois.

No meu caso é diferente e pode nao resultar, a carrinha ja tem CB e com o quadrante de origem segundo o dono não tinha erro nenhum, so mesmo as linhas queimadas, neste é que o aviso acende e nao apaga de maneira nenhuma.

podes ter o modulo de avaria das luzes com problemas.. mas mete ai o soft coding como disse o neljoe para vermos o que é melhor...

neljoe disse:
Mas apaga os eventuais erros que possas ter PRIMEIRO... senão ficamos sem saber se são de agora ou antigos.

;)

É isso que quero fazer, amanha ver se tenho um tempinho pra isso. 8)

ruia4 disse:
podes ter o modulo de avaria das luzes com problemas.. mas mete ai o soft coding como disse o neljoe para vermos o que é melhor...

Que modulo é esse? Isso existe nas B5 de 99???

TDi... disse:
É isso que quero fazer, amanha ver se tenho um tempinho pra isso. 8)

Que modulo é esse? Isso existe nas B5 de 99???

É o módulo eléctrico que existe nas B6's e que é quase certo haver algo similar nas B5's... mas mete aqui um scan completo da carrinha e os part-numbers de ambos os quadrantes.. O quadrante que está lá metido não precisas de o sacar para ver o part, pelo Vag-com vês isso... ;)

migsan disse:
É o módulo eléctrico que existe nas B6's e que é quase certo haver algo similar nas B5's... mas mete aqui um scan completo da carrinha e os part-numbers de ambos os quadrantes.. O quadrante que está lá metido não precisas de o sacar para ver o part, pelo Vag-com vês isso... ;)

Ambos os quadrantes tem part numbers iguais: 8D0 919 881 H

Quanto ao modulo electronico duvido que haja alguma coisa do genero nestas carrinhas, se tivesse sido 1 ou 2 era uma coisa, mas já foram muitos os electricistas que me disseram que não tem, mas ás tantas... :roll:

Back