Som audi a3 8l

Boas comunidade.
Hoje tive numa loja de som a ver algumas hipóteses para o meu argolas.
Quero montar um sistema de som, mas não quero nem topo de gama nem barato de mais.

Estou inclinado para este setup:
- 2 colunas 13 cm a frente de duas vias separadas (hertz/focal/JBL???)
- 2 colunas (hertz/focal/JBL???)
- subwoofer JBL
- amplificador p/ sub JBL

Apenas estou na duvida entre essas 3 marcas, e estou na dúvida se coloco as colunas trás no sitio original ou se coloco ovais na chapeleira.

Dêm as vossas opiniões.
 
A frente às focal sem dúvida.
Atrás, se é para mais qualidade de som, umas ovais na chapeleira, mas da JBL.
 
A frente às focal sem dúvida.
Atrás, se é para mais qualidade de som, umas ovais na chapeleira, mas da JBL.

Não tem problema meter uma marca a frente e outra a trás?
Achas que vale a pena meter na chapeleira? Não é suficiente meter no sitio de origem de 16cm ou 16,5cm? (não sei que medida é)
 
Se vais meter um subwoofer nao metas umas colunas ovais na chapeleira.
Mete colunas nos sitios de origem.
Ja que as colunas nao vao ser amplificadas, coloca umas com uma sensibilidade alta.
Focal é muito bom mas tende a ter uns agudos um pouco estridentes, depende do material do twiter tambem.
E claro depende do teu gosto e do teu ouvido.
Nao poupes na cablagem, e se nao souberes o que tas a fazer, pede a um electricista que te monte isso.
 
Se vais meter um subwoofer nao metas umas colunas ovais na chapeleira.
Mete colunas nos sitios de origem.
Ja que as colunas nao vao ser amplificadas, coloca umas com uma sensibilidade alta.
Focal é muito bom mas tende a ter uns agudos um pouco estridentes, depende do material do twiter tambem.
E claro depende do teu gosto e do teu ouvido.
Nao poupes na cablagem, e se nao souberes o que tas a fazer, pede a um electricista que te monte isso.

A verdade é que não estava a querer tirar a originalidade do carro, ou seja gostava de manter as colunas traseiras no mesmo sitio.
Depois o rapaz da loja deu-me 2 gamas diferentes seja em focal, hertz ou JBL.
Disse me que na gama mais barata tinha que gastar cerca de 70€ para a frente e 50€ para trás.
Na gama melhorzinha tinha cerca de 200€ para a frente e para trás.
Estou com medo de querer poupar e depois ficar desiludido.
 
A verdade é que não estava a querer tirar a originalidade do carro, ou seja gostava de manter as colunas traseiras no mesmo sitio.
Depois o rapaz da loja deu-me 2 gamas diferentes seja em focal, hertz ou JBL.
Disse me que na gama mais barata tinha que gastar cerca de 70€ para a frente e 50€ para trás.
Na gama melhorzinha tinha cerca de 200€ para a frente e para trás.
Estou com medo de querer poupar e depois ficar desiludido.

Poupar no som? Quase nunca dá bom resultado. Quase...
Mas la esta depende do teu ouvido.
Com colunas de 50 euros vais ter algo parecido com o som original do carro. Se queres algo melhor, vais ter de investir mais.
Mas se fosse a ti começava pela fonte, ou seja, o radio.
Anda um Pioneer P99RS no olx.. (suspiro) o dono deve pedir umas boas centenas de euros.. Só para tu veres que no car audio, é muuito fácil gastar dinheiro.
Eu começava por um bom radio (acredita que faz diferenca, colunas com vias separadas, uma boa cablagem e procura alguem que saiba instalar e afinar depois o som a teu gosto.
Marcas é relativo sempre, ha varias marcas, varias gamas, numa Norauto desta vida ves la 3, 4 marcas sempre batidas, mas ha muita marca boa a bom preço que se vende em casas da especialidade.
Procura umas colunas com sensibilidade alta, até 40, 50 watts rms, o material de que é feito o twitter e o woofer faz muita diferenca, e olha, sinceramente tenho andado um pouco a leste disso.
Fala com o @zefern que ele aparenta perceber muito bem do assunto, ele saberá dar bons conselhos.
 
A verdade é que não estava a querer tirar a originalidade do carro, ou seja gostava de manter as colunas traseiras no mesmo sitio.
Depois o rapaz da loja deu-me 2 gamas diferentes seja em focal, hertz ou JBL.
Disse me que na gama mais barata tinha que gastar cerca de 70€ para a frente e 50€ para trás.
Na gama melhorzinha tinha cerca de 200€ para a frente e para trás.
Estou com medo de querer poupar e depois ficar desiludido.
Sem ofensa para o dito, mas palhaços ē no circo. Só pelo valor, vejo logo que falamos de colunas para rádio, e colunas para amplificador. Deixa ver se sou bruxo.
As mais baratas estão muito mais que boas. Só se meteres amplificadores e subs e afins é que falamos de outros patamares.
Ora mete aqui as referências das colunas que ele te falou.
Não é só vender. É também ele explicar o que está a vender de verdade e orientar.

Agora um aparte:
Mudas de colunas por querer melhor som, ou porque as mesmas estão danificadas?
Se para melhor som, é dinheirinho para o lixo, pois pouca diferença vais ter face a despesa. Se for porque as tuas originais estão estragadas, aí sim, vale a pena e porque não?
Verdadeiramente, melhor som, aquela definição que se calhar procuras não está nas colunas, mas sim no rádio. Não temos aqui dados do que queres, como nem porquê.
Mas passo nr1 para teres melhor som:
Rádio.
Passo 2:
Colunas (e depende muito do que queres fazer, amo ou não, sub ou não)
Passo 3:
Perder a cabeça e tratar dos barulhinhos parasitas e fazer alguma insonorização e optimização acústica (coisa básica basta)
 
Last edited:
Poupar no som? Quase nunca dá bom resultado. Quase...
Mas la esta depende do teu ouvido.
Com colunas de 50 euros vais ter algo parecido com o som original do carro. Se queres algo melhor, vais ter de investir mais.
Mas se fosse a ti começava pela fonte, ou seja, o radio.
Anda um Pioneer P99RS no olx.. (suspiro) o dono deve pedir umas boas centenas de euros.. Só para tu veres que no car audio, é muuito fácil gastar dinheiro.
Eu começava por um bom radio (acredita que faz diferenca, colunas com vias separadas, uma boa cablagem e procura alguem que saiba instalar e afinar depois o som a teu gosto.
Marcas é relativo sempre, ha varias marcas, varias gamas, numa Norauto desta vida ves la 3, 4 marcas sempre batidas, mas ha muita marca boa a bom preço que se vende em casas da especialidade.
Procura umas colunas com sensibilidade alta, até 40, 50 watts rms, o material de que é feito o twitter e o woofer faz muita diferenca, e olha, sinceramente tenho andado um pouco a leste disso.
Fala com o @zefern que ele aparenta perceber muito bem do assunto, ele saberá dar bons conselhos.

O meu rádio é este que está em anexo.
 

Anexos

  • Screenshot_20210223_212057.jpg
    Screenshot_20210223_212057.jpg
    153,5 KB · Visualizações: 19
O meu rádio é este que está em anexo.
Segues o que disse acima.
Se meteres um sub novo amp, basta as colunas no sítio original. Se mantiverem tudo como tens, então melhor meter ovais na chapeleira. Mas tens de te explicar mesmo ao pormenor para te podermos orientar ao pormenor.
Quando trocas te o radio, ficou ligado como deve ser e com adaptador o sub original? Se ė que o tens?
 
Sem ofensa para o dito, mas palhaços ē no circo. Só pelo valor, vejo logo que falamos de colunas para rádio, e colunas para amplificador. Deixa ver se sou bruxo.
As mais baratas estão muito mais que boas. Só se meteres amplificadores e subs e afins é que falamos de outros patamares.
Ora mete aqui as referências das colunas que ele te falou.
Não é só vender. É também ele explicar o que está a vender de verdade e orientar.

Agora um aparte:
Mudas de colunas por querer melhor som, ou porque as mesmas estão danificadas?
Se para melhor som, é dinheirinho para o lixo, pois pouca diferença vais ter face a despesa. Se for porque as tuas originais estão estragadas, aí sim, vale a pena e porque não?
Verdadeiramente, melhor som, aquela definição que se calhar procuras não está nas colunas, mas sim no rádio. Não temos aqui dados do que queres, como nem porquê.
Mas passo nr1 para teres melhor som:
Rádio.
Passo 2:
Colunas (e depende muito do que queres fazer, amo ou não, sub ou não)
Passo 3:
Perder a cabeça e tratar dos barulhinhos parasitas e fazer alguma insonorização e optimização acústica (coisa básica basta)

Pois é possível que ele queira vender o que lhe agrada, enfim.
De qualquer das formas é para isso que pedi ajuda com este tópico.
Não quero gastar dinheiro em umas colunas quase profissionais que depois nem tenho rádio para isso, mas também não quero comprar a linha mais barata que sujeito me a ficar desiludido depois de montado.
Tenho um eletricista para fazer a montagem e afinação não se preocupem.
Quero comprar um sistema de som porque as minha colunas já estao em fim de vida, mas também já não são as originais, são umas pioneer aftermarket.
 
Mas vais meter um amplificador ou não?
Vais meter um subwoofer ou não?
Tens o sub OEM ligado e as colunas atrás a funcionar corretamente?
 
Segues o que disse acima.
Se meteres um sub novo amp, basta as colunas no sítio original. Se mantiverem tudo como tens, então melhor meter ovais na chapeleira. Mas tens de te explicar mesmo ao pormenor para te podermos orientar ao pormenor.
Quando trocas te o radio, ficou ligado como deve ser e com adaptador o sub original? Se ė que o tens?

Comprei o carro já com este rádio, a verdade é que o sub original já não está a funcionar, ou está desligado ou deu o berro.
 
Back
Top