Soluçar a frio - Erro 16990 VAG COM - 2.0TDI

Boas,

De à um mês para cá que tenho sentido uns soluços fortes, com o carro a frio, depois de quente não noto nada. A questão é que isto se tem vindo a agravar progressivamente e não faço ideia do que possa ser.
Os sintomas são estes, sempre que acelero, a partir das 2000rpm o carro manda uns estições que me obrigam a levantar logo o pé e ir acelerando aos poucos até ficar quente. Se estiver parado (ou carregar na embraigem) posso acelerar á vontade que não noto nada.. só mesmo em carga.
Bem, ontem lá liguei o vag e só me apareceu um erro:

Control Module Part Number: 03G 906 016 G
Component and/or Version: R4 2,0L EDC G200SG 5334
Software Coding: 0000072
Work Shop Code: WSC 00020
1 Fault Found:
16990 - Can't Decode, CODE File Not Loaded!
P0606 - 000 - Can't Decode, CODE File Not Loaded!
Freeze Frame:
RPM: 1533 /min
Torque: 0.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 0.0 %
Voltage: 11.93 V
Bin. Bits: 00101000
(no units): 54.0
Torque: 0.0 Nm


Readiness: 0 0 0 0 0

Alguem já passou por isto, ou sabe do que se trata?

Agradeço desde já a vossa ajuda,

cumps
 
Bem, voltei agora a ligar o vag com e não apareceu nenhum erro. Ontem quando fiz a leitura limpei os erros, e hoje de manhã o carro manteve os esticoes a frio, mas o vag não detectou nada..
Será que é turbo que anda a prender?..
Bem, mas como um problema nunca vem só.. o vag bloqueou e agora o cabo está desprogramado.. existe reparação para estes cabos vag-com 607?
Quando ligo o cabo ao pc já nao aparece "Ross-tech" (junto ao relogio do pc) mas sim "serial--usb" e o vag-com não o reconhece..

As ajudas são bem vindas!

Cumps
 
Bem, voltei agora a ligar o vag com e não apareceu nenhum erro. Ontem quando fiz a leitura limpei os erros, e hoje de manhã o carro manteve os esticoes a frio, mas o vag não detectou nada..
Será que é turbo que anda a prender?..
Bem, mas como um problema nunca vem só.. o vag bloqueou e agora o cabo está desprogramado.. existe reparação para estes cabos vag-com 607?
Quando ligo o cabo ao pc já nao aparece "Ross-tech" (junto ao relogio do pc) mas sim "serial--usb" e o vag-com não o reconhece..

As ajudas são bem vindas!

Cumps

Aconteceu isso no meu, os sintomas eram pequenos cortes na injecção como se o carro estivesse a soluçar na faixa de rotação 2000-3000rpm e só quando pisava o acelerador, notava-se mais em mudanças "altas"...nunca tive qualquer erro no vagcom...
Solução:
Levou cablagem dos injectores e até hoje ok...custava na altura (há 2-3 anos atrás) cerca de 80€ nova na audi...


EDIT:
Arranja um "vagcom" em condições ;)
 
O meu tb dava esses soluços e substitui as cablagens mas continuou a fazer...hoje levou o 2º injector novo!
Como tenho as revisões todas feitas na audi n paguei nada...tive sorte!

- - - - - - - - - -

Foi o injector do 2º cilindro mas foi o primeiro q avariou...vamos a ver como vai ser agora c os outros...
 
O meu tb dava esses soluços e substitui as cablagens mas continuou a fazer...hoje levou o 2º injector novo!
Como tenho as revisões todas feitas na audi n paguei nada...tive sorte!

- - - - - - - - - -

Foi o injector do 2º cilindro mas foi o primeiro q avariou...vamos a ver como vai ser agora c os outros...

Os outros vão a seguir!... :'(

...segundo dizem...

- - - - - - - - - -

Bem, voltei agora a ligar o vag com e não apareceu nenhum erro. Ontem quando fiz a leitura limpei os erros, e hoje de manhã o carro manteve os esticoes a frio, mas o vag não detectou nada..
Será que é turbo que anda a prender?..
Bem, mas como um problema nunca vem só.. o vag bloqueou e agora o cabo está desprogramado.. existe reparação para estes cabos vag-com 607?
Quando ligo o cabo ao pc já nao aparece "Ross-tech" (junto ao relogio do pc) mas sim "serial--usb" e o vag-com não o reconhece..

As ajudas são bem vindas!

Cumps

1º- Mecânico de Confiança!...

2º- Também aponto para cabelagem/injector...
 
Boas,

E notavam também diferença de comportamento quando o carro estava quente? acho estranho quando está quente não ter esses sintomas.. e espero que não venha a ter.. porque senão é impossível fazer uma viagem e ainda fico a pé nas ferias!..
 
boa tarde amigos
pelo q vi do speester, decerto q é um a4 2.0 tdi 140 cv, certo?

pode levar um update de software e resolver, pois a cutoff está a prender no interior, desmonta a cutoff, e deve estar cheia de carvao.limpas essa carvao e diz qq coisa q depois explico te o resto
 
Boas,

E notavam também diferença de comportamento quando o carro estava quente? acho estranho quando está quente não ter esses sintomas.. e espero que não venha a ter.. porque senão é impossível fazer uma viagem e ainda fico a pé nas ferias!..


Se for realmente a cablagem dos injectores, pode acontecer que a quente, os "contactos electricos" dilatam e deixa de haver mau contacto...no meu caso nem sempre falhava..

boa tarde amigos
pelo q vi do speester, decerto q é um a4 2.0 tdi 140 cv, certo?

pode levar um update de software e resolver, pois a cutoff está a prender no interior, desmonta a cutoff, e deve estar cheia de carvao.limpas essa carvao e diz qq coisa q depois explico te o resto

Se reparares na assinatura é um A3...
E já agora repara nisto também:
Apresentações

Bem-vindo ao :audipt:
 
ndiogo, é um A3 2.0 TDI 140cv, motor BKD. Ser A3 ou A4 penso que não interessa, a motorização pode ser a mesma.
Já ouvi falar muito na cutoff, só nao sei o que é, nem onde fica..
A sensação que dá, realmente, é que algo está a prender.. mas sendo assim também não deveria dar erro no vagcom?
 
Boas!

Fui levantar o carro agora á Audi. Não foi detectado nenhuma avaria efectiva.. foram detectados valores fora de padrão num dos injectores.
Efectuaram uma limpeza dos injectores, os valores vieram para o normal e o problema dos solavancos a frio ficou resolvido.
Gostei do serviço, chego á conclusão que mais vale deixar o carro na marca do que andar a inventar.. se fosse noutro mecânico já agora tinha uma serie de peças novas no motor!

cumps..
 
Back
Top