Sofagem não faz ar quente - Mercedes

Boas malta,
Sei que as estrelas não fazem parte deste fórum mas pode ser que alguém consiga ajudar a solucionar este problema.
É o seguinte: um familiar meu tem um a140 de 2001 e o mesmo não faz ar quente na sofagem.
O carro foi comprado usado e quando veio (dois anos) vinha a fazer ar quente. Pensou-se que o problema estaria no termostato ou no radiador da sofagem. Trocou-se o termostato por um novo original, verificou-se que o radiador estava desobstruído e pensou-se que o problema estava solucionado mas não.
Deixou-se andar.
Este ano gira o disco e toca o mesmo. O carro não faz ar quente e não se sabe onde reside o problema!
Já retirei o porta-luvas e quando se mexe no botão da temperatura, o motor aciona e faz mexer uma peça plástica. Por tanto o problema não estará aí.
Já me passou pela a ideia de a junta da cabeça estar queimada visto que a água do radiador vai baixando o nível de um em um mês aproximadamente. Outra situação caricata é o facto de a água só circular pelos tubos da sofagem quando se tira a tampa do reservatório mas mesmo assim a circulação não deve ser muita visto que o ar sai morno/frio. Quando se faz se tira a tampa do reservatório e o termostato abre, o líquido do reservatório começa a subir e a descer, chegando mesmo a deitar líquido fora.
O que vos parece?
 
A bomba de água como está ?
Boas colega,
Não sei porque não conhecemos o historial de manutenção do carro. De qualquer das maneiras, já ia trocar a mesma apesar de não o ter referido pois é a única coisa que falta trocar.
 
Last edited:
Problema resolvido!
Tal como pensava, e foi sugerido aqui no tópico, o problema estava na bomba de água!
A que lá estava ainda era a de origem e a turbina, nem vê-la! Parecia um disco de rebarbadora.
Sinceramente, não sei como é que o motor não se estragou após ter andado dois anos literalmente sem bomba de água mas pronto.
A estrela, ao que parece, é um máquinão!
Obrigado a todos os que contribuíram para a resolução do problema!
 
Problema resolvido!

A que lá estava ainda era a de origem e a turbina, nem vê-la! Parecia um disco de rebarbadora.

Podes dar mais detalhes da bomba de agua, turbina de plastico?, foi o rolamento que a deixou andar a roçar no corpo, mas então perdia agua (ou não)?
 
As pás, devido, supostamente, ao desgaste natural da peça, desapareceram.
Não existia fuga de água pois a bomba em si está boa. Não existam folgas nem rolamentos gripados.
A mesma sofreu foi deterioração.

Então deve ter sofrido corrosão, o material foi-se desfazendo, má qualidade da turbina, deve ser. :(
 
Má qualidade não foi.
Para uma peça que esteve em contacto com água durante 17 anos (certamente 12 anos se tivermos em conta os que andou com anticongelante), durou imenso tempo!
 
Má qualidade não foi.
Para uma peça que esteve em contacto com água durante 17 anos (certamente 12 anos se tivermos em conta os que andou com anticongelante), durou imenso tempo!

Não concordo, nessa linha de pensamento, no motor, toda a zona onde circula agua estaria desfeita (corroida).
Eu andava sempre a procura de bombas de agua com turbina em metal, agora vou ter tambem atenção a qualidade do metal (de preferencia com aspecto maquinado e amarela - latão- em vez das de liga aluminio.

Obrigado pelo relato, mesmo foi muito esclarecedor :):):)
 
Não concordo, nessa linha de pensamento, no motor, toda a zona onde circula agua estaria desfeita (corroida).
Eu andava sempre a procura de bombas de agua com turbina em metal, agora vou ter tambem atenção a qualidade do metal (de preferencia com aspecto maquinado e amarela - latão- em vez das de liga aluminio.

Obrigado pelo relato, mesmo foi muito esclarecedor :):):)
Sim, isso também é verdade. No entanto, temos de ter em conta que devido ao seu movimento, a bomba de água sofre maior desgaste pois o atrito entre esta e a água é maior do que nos restantes componentes!
Fico feliz por saber que o meu problema serviu para ajudar outros membros!
 
Back
Top