Claro que nao.... o que conclui na minha pesquisa foi que:
Slick 50 usa um composto PTFE ao que parece nao é muito bom. Foi excluído de varios países como EUA, Alemanha....
ao que parece a NASA analisou óleos com aditivos de PTFE e concluiu:
"Na superfície de contacto de rolamentos, não vimos nenhum benefício. Em alguns casos vimos um efeito prejudicial. Os sólidos do óleo tendem a se acumular em certos locais e agem como uma represa, obstruindo o caminho do óleo. Em vez de ajudar, está privando as peças de serem lubrificadas."
O fabricante do Slick 50 alega que o Teflon se liga ao metal, deixando-o liso, nivelando suas imperfeições. O químico principal da Redline Synthetic Oil Company, Roy Howell, diz:
Para fixar Teflon ao metal, é necessário uma superfície absolutamente limpa, alta temperatura e vácuo. Consequentemente, é altamente improvável que o Slick 50 se fixe à superfície do metal no interior de um motor. Alem disso, o coeficiente de atrito do Teflon é bastante maior, que o de um filme de óleo no metal."
Este tambem so opera ate 350ºC +/- ate chegar ao seu ponte de ebulição.
Bem, vocês ja sabem o resultado. Produtos de PTFE como Slick 50 obstruem filtros de óleo e tubos , resultando em desgaste mais rápido do motor. E além do mais, o Teflon não é tão escorregadio como parece...
Quanto ao Liqui Moly no ceratec e Motor Protect parece que usa um composto de MoS2.
A maioria dos produtos é formulada com MoS2 (Bissulfeto de Molibdênio), lubrificante sólido, micro fino, com altíssimo poder de lubrificação que suporta altíssimas solicitações. Temperaturas entre -190ºC e +1.300ºC promovem a longevidade de partes metálicas e outras. Muitos são compatíveis e resistentes a elastômeros (borrachas) e produtos químicos em geral. Aguentam enormes pressões feitas pelas peças do motor desta maneira, o produto é acumulado ou comprimido, o que assegura um contacto intimo com metal nas cavidades extremamente reduzidas das superfícies.
Isto foi +/- o que absorvi em termos de pesquisa na net sobre estes produtos e sobre a composiçao de cada um.
Abraço, Nuno