Sem assunto.. (ALTAMENTE OFF-TOPIC)

keep-calm-e-relaxa-a-paxaxa.png
 
Va de bifanas =P

Quando o meu avo que Deus tem, era vivo também costumávamos fazer isso volta e meia, eram dias de festa...
 
odass tanta gente para matar um porco..
aqui em casa são 2 (pai e filho) e chega, e apenas uma mulher (a minha rica maezinha) para segurar o balde do sangue para as murcelas.. :twisted:
 
Ó xzone... por aqui a matança do porco é sinónimo de festa e alegria, então amigos, vizinhos vem tudo mais que não seja pra comer umas febras ou uns coiratos ou uns torresmos e beber uma boas pingas de vinho... e pronto é assim, resumindo é dia de vurracheira... a não ser que ainda tenhas de ir a Lisboa e voltar, que foi o meu caso... :D
 
Voces desmancham o gajo logo na hora? Nós por cá ainda o deixamos escorrer á geada 2 ou 3 dias e depois é que vamos á desfeita(Mais uma reunião para comer e beber) e depois parte-se para a fase do fumeiro dali a mais dois ou 3 dias(Outra monada no vinho:p ).
Esse que vós aí tendes é considerado pequenote, por cá já os "tratamos com 130/140 kilos!

Bom Natal para todos!
 
XZONE;2229433[B disse:
]odass tanta gente para matar um porco[/B]..
aqui em casa são 2 (pai e filho) e chega, e apenas uma mulher (a minha rica maezinha) para segurar o balde do sangue para as murcelas.. :twisted:

E ás vezes não são demais....:D

Olha que andam por aqui uns porcos á solta que não vais lá com facas da cozinha....:p...nem a fazer-lhe peito...sempre uma árvore por perto para poder trepar...:p
 
Last edited:
Voces desmancham o gajo logo na hora? Nós por cá ainda o deixamos escorrer á geada 2 ou 3 dias e depois é que vamos á desfeita(Mais uma reunião para comer e beber) e depois parte-se para a fase do fumeiro dali a mais dois ou 3 dias(Outra monada no vinho:p ).
Esse que vós aí tendes é considerado pequenote, por cá já os "tratamos com 130/140 kilos!

Bom Natal para todos!
Aquele era pequeno por dois motivos, era arrassado dos do mato e tinha de dar para este Natal.. :D

Aqui normalmente desmancha-se logo enquanto ainda está quente. As chouriças é que já são feitas depois, tem de ser temperada a carne.. Mas sempre nos dias seguintes..:)
 
como disse o silverD por aqui também fica a "escorrer" o sangue pelo menos até ao dia a seguir untado com alho e uns ramos de louro espetados no mesmo..
então depois é que há a desmancha, e o resto..


mas lá está..
cada terra tem a sua maneira de fazer as coisas.. ;)
 
Fiquei surpreendido quando há uns anos fui passar uns dias á Galiza e calhou na fase da matança, os costumes dos galegos são muito parecidos aos nossos, até a preparação do sarrabulho...
E como é? Esse Natal, vai?
Abraço.
 
E nestas matanças sempre se vai aprendendo alguma coisa com a experiência dos mais velhos. Vá de binho e boa disposição.

Felizmente que ainda se vive isto. Há cerca de 2 meses, fui dar a uma ajuda a uma matança de outras dimensões: 2 porcos e 2 ovelhas. Lol

Mas o final é igual à de todas: tudo a precisar de legendas para se perceber. Bom Natal.
 
Last edited:
Back
Top