Seat Leon 1.6tdi

Boa tarde a todos,
Venho desenterrar este tópico morto.

o chocalhar ao ralenti lamento informar-te mas tenho 90% de certeza que é o bimassa

Tenho 90% de certeza que boa parte dos 1.6TDI não têm bimassa...
Eu tenho um ligeiro chocalhar em baixa rotação 900rpm sensivelmente em 2ª ao acelarar.
A minha ST 1.6TDI é de 2017 e tem 56k kms. Após verificação dos dados tem o motor DDYA com caixa de 5 velocidades RTD (sem certeza) onde a embraiagem tem molas (Peça Sachs 3000 970 069) e volante monomassa, como muitos TDI´s 1.6TDI por ai andam.

O barulho a frio que mencionas é perfeitamente normal nos 1.6 TDI CR. Tem a ver com a bomba injetora, não é defeito, mas sim feitio, de acordo com o stand da Audi onde fazia as manutenções até acabar a garantia.

Esse barulho não corresponde ao que dizes,mas sim à bomba de óleo/vácuo que é um barulho conhecido sem consequências relatadas até hoje. O barulho passa passado pouco tempo e nem sequer é assim tão audível.
Eu troquei a minha bomba de óleo em garantia e o barulho voltou, o conselho é mudar do habitual óleo castrol, para um Liquid Moly por exemplo.

https://www.briskoda.net/forums/topic/440078-strange-engine-sound/

Aprovei também na altura e troquei a bomba de água para uma normal, não electromagnética.

Agora ando a dúvida se compro a embraiagem e mudo, embora não tenha nada a assinalar na troca de mudanças/caixa o ligeiro barulho irrita-me.

Cumprimentos a todos
 
Last edited:
boas pessoal

sou novo por aqui, mas gostava que me tirassem algumas duvidas...
conforme o tópico diz, tenho um seat leon (5f) de 2017, 1.6 tdi de 115cv com 60mil km +/-.... a carrinha tem caixa manual de 5v e gostava de saber se é normal o barulho da mesma ao arrancar\baixas velocidades. Ouve-se um barulho metálico... tipo um chocalhar, mais em relantim. Pelo que me disseram no stand, é perfeitamente normal... mas nunca vi ninguém se queixar desta situação.

outra duvida... é se é normal com a carrinha a frio, o motor ser "tão" barulhento.... disseram que era da bomba injetora (será isto) ser assim quando a frio e ser tipico ja dos vag.

cumprimentos

Como ficou a situação?
 
Back
Top