S3 AO PORMENOR.

O novo Audi S3

[color=blue]A Audi apresenta a sua versão mais recente, o novo Audi S3. Com a sua elevada potência (265cv) e com um design desportivo, o novo S3 responde ao mais puro prazer de condução. [/b][/color]

Dinamismo, desportivismo e sofisticação: o Audi A3 ocupa uma posição de destaque na categoria compacta do segmento Premium. A Audi apresenta a sua versão mais potente, o novo Audi S3 com uma potência de 265 CV (195 kW) e tracção integral permanente quattro®. A sua elevada potência responde ao mais puro prazer de condução e, ao mesmo tempo, está em consonância com as mais elevadas exigências para uma utilização quotidiana, à semelhança do que acontece com todos os modelos S da Audi.

O S3 transmite um novo significado na sua categoria, elevando-o ao nível de um verdadeiro veículo desportivo. Acelera dos 0-100 km/h em 5,7 segundos e alcança uma velocidade máxima electronicamente limitada a 250 km/h. Com uma notável capacidade de resposta - espontânea e ágil - um assombroso poder de aceleração e uma sonoridade única, o potente bloco sobrealimentado de quatro cilindros de 2.0 litros com sistema de injecção directa a gasolina FSI possui todos os argumentos exigidos a um verdadeiro motor de elevado rendimento.

Esta potência é transmitida através de uma caixa manual de seis velocidades e do sistema de tracção permanente quattro® às generosas rodas com jantes em liga leve de 18 polegadas. O novo trem de rodagem desportivo S do Audi S3 oferece ao utilizador a possibilidade de conduzir de um modo desportivo em combinação com o mais elevado conforto. As características da direcção electromecânica foram adaptadas às capacidades desportivas deste veículo de elevadas prestações. Um verdadeiro desportivo compacto que responde de uma forma precisa, rápida e espontânea a todos os movimentos do volante, exibindo, graças à tecnologia quattro®, um comportamento sempre previsível, eficaz e seguro, incluindo à saída das curvas mais velozes.

A imagem desportiva deste modelo de três portas evidencia, desde logo, o seu elevado potencial dinâmico. A grelha do radiador numa peça única, incorpora uma moldura cromada, a dianteira destaca um spoiler com generosas entradas de ar e as “saias” laterais apresentam um novo desenho. No spoiler traseiro foi integrado um difusor em tonalidade cinzenta prateada e, no lado esquerdo, situam-se as duas ponteiras do escape em forma ovalada na já típica cor cromada dos modelos S. A imagem exterior é ainda realçada pelo desenho dos espelhos retrovisores com caixa em alumínio.

Interior: atmosfera desportiva

O espaço interior reflecte uma atmosfera desportiva, elevada qualidade de materiais e meticulosos acabamentos. Os elementos que dominam o estilo são, por exemplo, os bancos desportivos com proeminentes suportes laterais, o revestimento do tejadilho em cor negra ou prata (consoante a combinação escolhida pelo cliente) e o painel de instrumentos com os típicos mostradores e indicadores dos modelos S.

A pedaleira, o punho da alavanca de velocidades e os difusores da saída de ar são em alumínio, as inserções são em Preto Piano ou, em opção, em alumínio mate escovado ou madeira de bétula cinzenta. A vermelha e prateada sigla S3 está incrustada no volante desportivo revestido em couro, no painel de instrumentos, no punho da alavanca de velocidades e nas embaladeiras das portas.

Os revestimentos dos bancos são propostos de série numa combinação de tecido Júpiter e couro. O cliente pode também optar em opção por uma combinação de alcântara / couro (750 euros) e o couro (1300 euros). Os bancos de couro com duas tonalidades possuem costuras na tonalidade da secção central do respectivo assento.

TFSI na sua forma mais potente

A força motriz do Audi S3 está em consonância com todas as expectativas criadas em redor de um potente motor desportivo. O bloco 2.0 TFSI, desenvolvido pela Audi AG, apresenta várias e importantes soluções técnicas de vanguarda, destacando-se a injecção directa e o sistema de sobrealimentação, que possibilita ao veículo debitar uma potência de 265 CV (195 kW) às 6000 rpm. E logo a partir das 2500 rpm produz um poderoso binário de 350 Nm, o qual se mantém constante até às 5000 rpm. Em condições de andamento normais, o motor 2.0 TFSI oferece ainda outra importante característica: um consumo médio de combustível de apenas 9,1 litros aos 100 kms. Uma prova suplementar da inovadora eficiência da tecnologia TFSI concebida pela Audi.

Em comparação com os restantes modelos do A3, o motor apresenta-se numa versão bastante mais desenvolvida em aspectos fundamentais. O novo turbo possui uma turbina maior e o compressor gera uma pressão de 1,2 bar, um valor extraordinariamente elevado. Por sua vez, as alterações processadas no intercooler permitiram reduzir a temperatura do ar comprimido de uma forma significativa, aumentando assim a massa de ar introduzida nos cilindros.

O novo motor TFSI de elevado rendimento incorpora pistons mais resistentes, bielas reforçadas e novos segmentos. O bloco dos cilindros também foi reforçado, enquanto que a cabeça do motor foi concebida numa nova liga altamente resistente ao calor. Apesar de toda esta tecnologia de vanguarda este motor de elevadas prestações possui um peso de apenas 152 quilos. Um peso inferior quando comparado com o que equipa os seus mais directos concorrentes. O peso apresentado pelo motor do S3 tem um impacto extremamente positivo na distribuição da carga entre os eixos.

Em concordância com o seu carácter vincadamente desportivo, o novo Audi S3 está equipado com uma caixa manual de seis velocidades extremamente precisa. No S3 foram alteradas as relações da caixa (mais curtas e com uma alavanca de caixa mais curta), possibilitando assim um estilo de condução mais desportivo, além da já referida maior precisão na mudança de cada relação. Como acontece em todos os modelos S da Audi, o novo S3 possui um sistema de tracção integral permanente quattro®. Uma embraiagem multidisco de accionamento hidráulico com controlo electrónico, posicionada na parte traseira do veículo, beneficia a distribuição de peso pelos eixos e distribui o binário em função das necessidades do momento, garantindo assim o máximo rendimento em qualquer situação como, ainda, uma maior segurança em andamento. Todos os componentes do trem de rodagem foram reforçados na sequência do elevado binário desta motorização.
 
Manuseamento: reacções ultra-rápidas

Em relação ao manuseamento, o Audi S3 evidencia as qualidades típicas de um
desportivo de elevadas prestações: possui uma resposta imediata e ultra-directa aos movimentos da direcção e assegura com a máxima segurança velocidades elevadas em curva. O notável dinamismo em andamento deve-se às sofisticadas suspensões do S3 – com sub-chassis auxiliar à frente e atrás, braços transversais triangulares inferiores à frente e quatro braços atrás, que sofreram importantes alterações.

A taragem das molas e dos amortecedores apresenta uma maior rigidez, enquanto a suspensão do S3 foi rebaixada em 25mm, em relação aos restantes modelos da gama. As articulações móveis e os braços transversais triangulares são de alumínio e reduzem as massas não suspensas, assegurando um maior dinamismo e grau de conforto. Para ser conseguida uma maior precisão, os suportes do trem de rodagem são mais rígidos e para melhorar a facilidade de controlo a direcção electro-mecânica conta com parâmetros adaptados às exigências da condução desportiva.

A montagem de jantes em liga leve de 7,5 x 18 polegadas e os pneus com uma dimensão 225/40 (de série) permitem um melhor e mais eficaz contacto com o piso da estrada. Um sistema de travagem com discos de 17 polegadas e pinças desportivas encarregam-se de optimizar a desaceleração; as pinças dianteiras, em cor preta, incorporam a sigla S3.

O volante multifunções revestido a couro, com a parte inferior achatada é um opcional em Portugal. Entre os opcionais, as bacquets rebatíveis (produzidas pela filial quattro GmbH). Na área da informação e entretenimento, a Audi apresenta uma nova geração de equipamentos de som. Interfaces universais para telemóveis e iPod, assim como um equipamento de som da Bose com oito altifalantes de elevado rendimento completam a oferta Premium. Entre os equipamentos de série, destaque para o sistema de ar condicionado automático, o sistema de informação ao condutor com uma nova função no ecrã digital do computador de bordo (contador de voltas) e alarme anti-roubo. Esta nova função “contador de voltas” permite ao condutor saber o tempo efectuado por volta, quando circule num circuito de competição. O preço de venda ao público do Audi
S3, de 265 CV, é de 51.500 euros.

O novo Audi S3 em detalhe

- Medidas compactas: comprimento de 4,21 metros, largura de 1,77 metros, altura de 1,40 metros, distância entre-eixos de 2,58 metros;
- Elementos dinâmicos na carroçaria, casos do spoiler no tejadilho e o difusor;
- Prestações próprias de um verdadeiro desportivo: aceleração 0 a 100 km/h em
5,7 s; velocidade máxima 250 km/h (limitada electronicamente);
- Potente motor turbo com injecção directa: 265 CV (195 kW); 350 Nm;
- Numerosas reformulações no motor e na transmissão;
- Caixa manual com seis velocidades de relações curtas;
- Tracção de excepção graças à tracção integral permanente quattro®;
- Grande rigidez das suspensões, carroçaria rebaixada 25 mm;
- Componentes ultra-leves em alumínio no eixo dianteiro;
- Jantes em liga leve de 18 polegadas com desenho S;
- Sistema de travagem de elevado rendimento com pastilhas desportivas;
- Direcção electromecânica servotronic de grande precisão;
- Faróis Xénon plus com lava-faróis e luzes de dia (de série);
- Ar condicionado automático (de série);
- Bancos desportivos dianteiros (de série);
- Painel de instrumentos S com desenho específico;
- Volante em couro desportivo de 3 raios multifunções, achatado na sua parte
inferior (opcional);
- Equipamento áudio de última geração (opcional);
- Sistema de som Bose (opcional);
- Sistemas de navegação com lógica operativa do MMI (opcional)

O novo Audi S3 / versão detalhada

O S3 da anterior geração já havia elevado a um nível sem precedentes a dinâmica
de um modelo inserido no segmento dos compactos da categoria Premium.
Agora, o novo S3 parte da “pole-position” no seu segmento de mercado, mercê
o autêntico concentrado de tecnologia que possui, além do seu motor debitar
uma potência de 265 CV e estar equipado com o sistema de tracção integral permanente quattro®. Como acontece em todos os modelos S da Audi, também o S3 possui um notável e assombroso rendimento, continuando esta mesma filosofia: alia sem quaisquer concessões o mais puro prazer de condução desportiva a natas aptidões para uma utilização quotidiana.


As prestações

São dois valores que caracterizam a potência do S3, em ambos os casos cifras máximas na categoria dos compactos desportivos: 5,7 segundos na aceleração 0-100 km/h e uma velocidade máxima controlada electronicamente a 250 km/h. O Audi S3 oferece, de facto, a potência e as prestações de um verdadeiro puro-sangue desportivo. O bloco de quatro cilindros de 2.0 litros sobrealimentado com injecção directa a gasolina FSI debita uma potência de 265 CV (195 kW) às 6000 rpm. Com um peso em vazio de 1455 quilos, o S3 apresenta uma relação peso/potência de apenas 5,49 Kg/CV, o que também deixa, desde logo, antever que estamos perante um dos mais rápidos veículos da categoria.

O S3, um veículo desportivo produzido para uma utilização no dia-a-dia, encontra-se, todavia, em perfeita consonância para as suas elevadas prestações em cada detalhe. Todos os componentes do trem de rodagem foram reforçados de modo a suportarem da forma mais segura e eficaz a elevada potência debitada pelo seu motor.

O turbo compressor e o bloco do motor conheceram profundas alterações, conseguindo-se assim garantir uma notável capacidade de resposta e uma extrema estabilidade em qualquer tipo de situação.
 
Assombrosa precisão, rapidez e elasticidade

O potente motor TFSI possui duas faces distintas. Uma representa todo o seu
desportivismo: reacções contundentes a cada movimento do pedal do acelerador, uma assombrosa precisão e rapidez de resposta aos movimentos do volante até aos mais elevados regimes de rotação, e uma sonoridade única fruto das saídas ovais das duas ponteiras dos tubos de escape. A outra face acentua a sua majestosa estabilidade.

Atingido o binário de 350 Nm - disponíveis logo às 2500 rpm e constantes até às 5000 rpm - a condução do S3 é bastante repousante e manifesta sempre grande
disponibilidade de energia em qualquer situação.

O carácter vincadamente desportivo do novo S3 também é reflectido na sua caixa manual de seis velocidades. Transmite o binário do motor ao sistema quattro® com a máxima eficácia; a transmissão da potência às quatro rodas proporciona ao S3 um lugar único na sua categoria. Com um comportamento soberano à saída de cada curva e uma segurança constante sob quaisquer condições climatéricas, a tecnologia quattro® encarrega-se de transmitir sempre a elevada potência do S3 ao piso da estrada.

A sofisticação das suspensões desportivas, com um eixo de quatro braços atrás proporciona ao S3 um comportamento direccional de grande precisão e rapidez e com reacções sempre previsíveis, eficazes e seguras. Também as imponentes jantes em liga leve de 18 polegadas ajudam esta facilidade de controlo a qualquer velocidade, evidenciando um comportamento quase neutro, inclusive nas curvas mais velozes.

O poderoso sistema de travagem com discos de 17 polegadas e pinças desportivas, de série, completa o pacote ao nível das prestações. As pinças dos travões estão pintadas em cor preta e na frente exibem a inscrição S3.

O design exterior

Poderoso e atlético. Dois adjectivos que caracterizam o exterior do novo Audi S3. Já o A3 - com uma musculada e agressiva linha - é considerado como um veículo
vincadamente desportivo no seio da categoria compacta do segmento Premium. No S3 numerosos detalhes enfatizam ainda mais o carácter desportivo deste veículo.

Na parte dianteira sobressai a dupla moldura cromada da grelha do radiador numa peça única, onde está inserida a sigla S3 em vermelho e prata, um pormenor que chama a atenção de um modo particular. O generoso spoiler frontal é um símbolo do conceito aerodinâmico. Um conceito que foi idealizado para incrementar as forças descendentes. Por sua vez, as generosas entradas de ar são um claro indício do grande potencial do seu motor. O pronunciado perfil do capot do motor e a silhueta dinâmica dos grupos ópticos, com cobertura em vidro transparente, completam a imagem possante do S3. Os faróis de Xénon plus com luzes de dia, assim como os faróis de nevoeiro, fazem parte do equipamento de série.

Parte lateral: generosas “saias”

Visto lateralmente o S3 também transmite uma clara impressão de potência e de
robustez. As vistas laterais são dominadas por generosas e modificadas “saias”, que acentuam ainda mais o carácter desportivo do veículo. As imponentes jantes de 18 polegadas com design S sublinham o potencial do veículo, inclusive quando está parado. Por trás das jantes sobressaem as pinças dos travões pintadas em preto, com a sigla S3 (pinças dianteiras).

As caixas dos espelhos retrovisores exteriores em alumínio e o spoiler do tejadilho pintado da mesma cor da carroçaria transmitem à sua arqueada silhueta um toque muito especial. A ênfase do efeito visual do S3 encontra-se também no na parte traseira – uma suspensão rebaixada em 25 mm, em relação às restantes versões da gama A3 – deixando transparecer que está sempre pronto para “sair disparado” a qualquer momento.



As dimensões: mais comprido 55 mm

Em comparação com o modelo anterior, a distância entre-eixos cresceu 59 mm, sendo agora de 2578 mm. Também o comprimento total aumentou em 55 mm, situando no novo S3 em 4214 mm; a largura foi incrementada em 2 mm (agora de 1765 mm), enquanto a altura é de 1399 mm (menos 16 mm do que no seu antecessor). Estas cotas asseguram uma silhueta mais poderosa, semelhante à de um coupé, cujo efeito é acentuado pela maior inclinação dos pilares C (traseiros) e a baixa superfície vidrada das janelas laterais. Graças a estas numerosas medidas de optimização aerodinâmica, o valor Cx do coeficiente de penetração passou a ser de apenas 0,33.

A traseira do novo Audi S3 desperta uma atenção suplementar: além do spoiler
posicionado no tejadilho destaca em perfeita conjugação com este elemento um novo pára-choques de desenho específico S. Integra um difusor em cor cinzenta platina que melhora as forças descendentes no eixo traseiro. As duas generosas ponteiras dos tubos de escape – ovais e cromadas - situam-se no lado esquerdo do veículo, no mais puro estilo dos modelos S da Audi.

Juntamente com os farolins, as linhas de cintura e dinâmica, claramente identificadas na parte traseira do veículo, ajudam a definir o seu estilo. Com um corte em forma trapezoidal, a totalidade da secção traseira reforça a impressão da poderosa e musculada aparência deste potente compacto. Na traseira também está embutida a sigla S3.


Laranja: uma cor exclusiva

Além das três cores de pintura normais propostas para a carroçaria – Branco Íbis,
Vermelho Lacado e Preto Lacado – o novo Audi S3 é oferecido com outras oito
tonalidades metalizadas: Cinzento Prata, Cinzento Golfinho, Verde Escuro, Preto
Phantom, Azul Moro, Azul Sprint, Amarelo Imola e Laranja. Estas últimas três cores são exclusivas dos modelos S. Por sua vez, a cor Laranja é exclusiva do novo S3.

Em adição às jantes de liga leve de série com desenho S, a filial quattro GmbH propõe quatro outros tipos de jantes, também com a dimensão 7,5 x 18 polegadas e pneus 225/40. Possuem um desenho com 20 raios duplos, com 14 raios, num clássico desenho de cinco braços ou, então, com raios duplos de sete raios.
 
O desenho interior

O espaço interior reflecte um ambiente desportivo, elevada qualidade de materiais e acabamentos cuidados ao mais ínfimo detalhe. Numerosos detalhes cuidadosamente concebidos elevam ainda mais a fasquia no interior deste desportivo da Audi para uma utilização quotidiana.

A consola central, os painéis das portas e as secções laterais traseiras destacam
inserções em Preto Piano. Em opção e sem custo adicional, estas inserções podem ser solicitadas em alumínio mate escovado ou em madeira de bétula cinzenta.

Uma imagem visual particular é transmitida ao painel de instrumentos através de quatro mostradores circulares com a numeração em branco, fazendo recordar os cronómetros utilizados na competição automóvel. No painel está também integrado o ecrã digital do computador de bordo que inclui, como novidade, a função de “contador de voltas” a qual indica os tempos efectuados por volta num circuito de competição, à semelhança do que acontece no RS4.

Volante em couro desportivo: como num carro de competição

O peso do volante foi optimizado graças à utilização de um esqueleto rígido e sólido produzido em magnésio. Como é tradicional na Audi, a coluna de direcção é regulada em altura e em profundidade.

A sigla S3 está embutida no volante, na instrumentação, no punho da alavanca de
velocidades, nas embaladeiras das portas, além de dar as boas-vindas no ecrã do sistema de navegação plus (opcional com caixa de 6 CD’s ou com TV mais caixa de 6 CD’s, com preços de 2969 e de 3925 euros, respectivamente). A alavanca e as molduras dos indicadores dos instrumentos utilizam alumínio de elevada qualidade, o mesmo acontecendo com o rebordo dos difusores do sistema de ar condicionado e com os pedais. O revestimento do tejadilho é proposto em duas tonalidades: preto ou prata.

O ambiente dinâmico do novo S3 é também encontrado nos bancos dianteiros
desportivos com um proeminente suporte lateral, que proporcionam o maior conforto à zona das costas e lombar do seu utilizador. A secção central dos assentos foi concebida (de série) em tecido Júpiter de cor preta, enquanto as partes laterais são em couro negro. Em opção, o cliente poderá optar por uma combinação da secção central em Alcântara e partes laterais em couro. A filial quattro GmbH propõe ainda, bancos com a secção central em cor laranja. Em quaisquer destas combinações, as costuras possuem uma tonalidade equivalente, o que é extensível às costuras dos revestimentos, das alavancas de velocidades e do travão de mão e à moldura do volante.

A filial quattro GmbH propõe bacquets rebatíveis

Os bancos dianteiros podem ser montados numa posição mais baixa, tipicamente
desportiva, sendo reguláveis em altura. Em alternativa, a filial quattro GmbH propõe bacquets com função rebatível, que proporcionam um apoio lateral optimizado, introduzindo paralelamente uma atmosfera característica do aspecto desportivo do veículo.

Como é tradicional em qualquer modelo da Audi, a mais elevada qualidade dos
materiais e uma meticulosa elaboração dos acabamentos transmitem a cuidada imagem do interior. O revestimento ligeiramente acolchoado do painel de instrumentos é um exemplo claro desta imagem. Ao mesmo tempo, no novo S3 todos os detalhes foram elaborados ao mais ínfimo pormenor sob o ponto de vista ergonómico. Todos os comandos e alavancas, incluindo os comandos do ar condicionado automático estão posicionados de uma forma racional, em redor do volante ou ampla consola central ligada ao túnel central através de dois arcos. Todos os passageiros possuem à sua disposição práticos e cómodos porta-objectos (opcional, por 127 euros). Ou seja, o interior do S3 adapta-se com “um corte à medida” de cada utilizador.

O espaço interior: incremento de 55 mm

O aumento da distância entre-eixos em comparação com o modelo anterior traduziu-se, quase na sua totalidade, num incremento do comprimento do espaço interior: superior em 55 mm. Uma cota que veio beneficiar sobretudo o espaço para as penas dos ocupantes do banco traseiro, dispondo agora de um acréscimo expressivo de mais 29 mm. Também a largura ao nível dos cotovelos possui cotas melhoradas: mais 23 mm à frente e mais 24 mm atrás. Por sua vez, a função “easy entry” dos bancos dianteiros facilita, sobremaneira, o aceso à parte traseira do S3. No Audi S3 a regulação em altura dos bancos dianteiros é de série.

A volumetria do porta-bagagens é generosa e incorpora dois úteis e práticos suportes para sacos, estando em conformidade com as exigências do utilizador mais exigente. Na configuração base possui uma capacidade de 281 litros, a qual pode chegar até expressivos 1011 litros com o rebatimento total dos bancos traseiros. Para uma melhor acomodação da carga o espaço de bagagens possui olhais de fixação.

Componentes em aço de elevada resistência representam 62 por cento dos painéis do novo S3. Com uma rigidez torsional isenta a quaisquer compromissos, a carroçaria surge como uma base excelente para se assegurar o máximo comportamento desportivo e possuir um extraordinário movimento dinâmico.

A força motriz

O motor TFSI do novo S3, com uma cilindrada de 1984 c.c., é um desenvolvimento consequente daquele bloco de quatro cilindros da Audi, o qual se converteu num dos propulsores mais bem sucedidos de toda a história da marca. Em comparação com o motor 1.8 litros do modelo anterior, o que equipa o novo S3 debita uma potência superior em 40 CV (29 kW), enquanto o valor do binário sofreu um acréscimo de 70 Nm.

A sigla TFSI, sem qualquer concorrência no mercado, é uma síntese de duas tecnologias referentes a um aumento de potência que se complementam de uma forma precisa: a sobrealimentação turbo, com a que a Audi conquistou inúmeras vitórias no sector dos ralis há vinte anos atrás, e a injecção directa a gasolina, também desenvolvida nas instalações de Ingolstadt.

Com estas duas tecnologias, o Audi R8 converteu-se numa autêntica lenda no historial das 24 Horas de Le Mans, ao estabelecer um novo recorde de vitórias. Até ao momento que foi substituído pelo R10 no Verão de 2006, o R8 venceu 64 das 80 corridas em que participou.

Triunfo duplo: “Motor do Ano em 2005 e 2006”

A tecnologia que causou sensação nas mais duras provas de resistência do mundo
também assegurou um êxito assinalável na vertente da produção em série. Um júri internacional constituído por jornalistas especializados elegeu o motor TFSI de 2.0 litros por duas vezes consecutivas – 2005 e 2006 – como o “Motor do Ano”, um reconhecimento pelas inovações tecnológicas de que é portador.

Um motor FSI utiliza o combustível de um modo mais eficiente que um bloco
convencional de injecção indirecta. Gera uma maior potência com um menor consumo no âmbito de uma carga parcial. Mais um exemplo típico da proverbial filosofia da Audi: “Na Vanguarda da Técnica”.

No motor FSI o combustível é injectado nas câmaras de combustão a uma pressão até 110 bar, onde se forma uma mistura homogénea de ar e combustível na proporção de uma parte de combustível para 14,7 partes de ar. As válvulas no colector de admissão, que também incorporam um sistema de admissão variável de duas fases, provocam à entrada do ar um movimento cilíndrico. Nas câmaras de combustão, os injectores pulverizam o combustível neste movimento de ar, denominado “turbilhão”.

Durante a injecção directa o combustível através da evaporação provoca uma reacção de calor nas câmaras de combustão. Este efeito soluciona o problema da auto-denotação causada por taxas de compressão mais elevadas, permitindo por adopção das mesmas melhorar o rendimento do ciclo termodinâmico.

No bloco TFSI, os engenheiros da Audi conseguiram uma taxa de compressão de 9,8:1, um valor muito elevado para uma motorização turbo. Como tal é assegurado um considerável e melhorado grau de eficácia termodinâmica do motor. A admissão pode ser regulada de uma forma contínua até um ângulo de 42 graus do respectivo veio, proporcionando um enchimento optimizado dos cilindros. Dois veios de equilíbrio, com uma rotação que é o dobro da velocidade de rotação da cambota, compensam as forças de inércia de segunda ordem das massas.

O bloco do motor: reforçado nos parâmetros fundamentais

Em comparação com a versão inicial de 200 CV (147 kW), o motor do S3, com 265 CV (195 kW) de potência, apresenta um grande nível evolutivo em aspectos básicos.

Pistons com segmentos mais resistentes, assim como bielas reforçadas e com cavilhões revistos transmitem elevadas forças ao respectivo veio. Também o bloco do motor foi reforçado, assim como os respectivos suportes de fixação à estrutura.

A cabeça foi produzida numa nova liga de silício e alumínio muito leve, a qual se caracteriza pela sua grande resistência a temperaturas elevadas e pela sua rigidez. Os tempos de gestão da admissão e escape e a alta pressão dos injectores, com uma maior secção, foram ajustados ao incremento de potência deste motor.

O novo turbocompressor possui uma turbina maior, assim como o respectivo compressor é de maiores dimensões, em relação ao bloco base. Possui uma carcaça produzida em aço, o mesmo acontecendo com a concepção do colector, suportando temperaturas dos gases de escape até 1050 graus. Em comparação com a versão base, o turbo gera uma pressão de sobrealimentação até 1,2 bar, contra os 0,9 bar verificados naquela variante menos potente.

O intercooler: 850 kg de ar por hora

O intercooler reduz drasticamente a temperatura de ar comprimido, aumentando assim a massa de ar introduzida nos cilindros. Tanto a sua cobertura como a tubagem por onde passa o ar foram produzidas em alumínio. O comprimento desta rede foi aumentado, resultando assim um aumento considerável do seu grau de eficácia. O intercooler pode tratar até uma carga de 850 quilogramas de ar por hora. O mesmo será dizer mais de 650.000 litros de ar.

O novo motor turbo de elevado rendimento pesa apenas 152 quilogramas, significativamente menos quando comparado com os motores da concorrência. Tal facto influi positivamente na distribuição das cargas sobre os eixos e, como tal, na dinâmica de condução. Com as suas compactas dimensões – 652 mm de comprimento, 648 mm de largura e 666 mm de altura – o motor TFSI está indubitavelmente concebido para uma montagem transversal.

Seja qual for o tipo de utilização que o condutor imponha a este motor, o potente TFSI cumprirá sempre a missão que lhe está destinada através da sua potência de 265 CV (195 kW) às 6000 rpm. Tratando-se de um motor de elevado rendimento, possui sempre uma resposta pronta, eficaz e de grande elasticidade a cada solicitação do pedal do acelerador, produzindo ainda uma sonoridade inigualável. Esta unidade com quatro válvulas por cilindro com a sua incomparável configuração impressiona, simultaneamente, pelo poder de tracção. Já às 2500 rpm disponibiliza um binário de 350 Nm, um valor que se mantém constante até às 5000 rpm.

As prestações: potência e eficácia
O motor 2.0 TFSI permite ao novo Audi S3 acelerar em apenas 5,7 segundos dos 0 a 100 km/h, enquanto a velocidade máxima está limitada electronicamente a 250 km/h. Em condições de andamento estabilizadas, o consumo médio de combustível não ultrapassa os 9,1 litros aos 100 kms. Uma prova suplementar da inovadora eficiência da tecnologia TFSI desenvolvida pela Audi.

À semelhança do modelo antecessor, o novo S3 também está equipado com uma caixa manual de seis velocidades de relações bastante curtas e precisas. A sua compacta e leve concepção surge através de uma tecnologia de três veios e de uma cobertura em magnésio de peso reduzido. Uma vantagem mais para serem asseguradas características eminentemente desportivas. As engrenagens e os veios foram reforçados, tendo em atenção os elevados valores de binário transmitidos, enquanto as mudanças de relações são agora ainda mais curtas. Qualquer mudança de relação é sempre realizada de uma forma rápida, suave e bastante precisa.

Como em todos os modelos S da Audi, também o novo S3 está equipado com tracção permanente às quatro rodas: a vantagem de uma tecnologia sem comparação face aos seus rivais. O elemento principal do sistema de tracção quattro®, que foi especialmente desenvolvida para veículos equipados com motores montados transversalmente, está numa embraiagem multidisco de accionamento hidráulico e com controlo electrónico. É aqui que a potência do motor se une com a inteligência da transmissão de força.

A embraiagem está posicionada no fim do veio motor e antes do diferencial do eixo traseiro. A montagem na parte traseira melhora a distribuição dos pesos entre os eixos. No interior desta embraiagem encontram-se vários discos banhados em óleo que podem comprimir-se através da pressão regulada hidraulicamente. Quanto maior for a pressão, maior binário será transmitido ao eixo traseiro de uma forma contínua.

A embraiagem multidisco hidráulica: pressão instantânea

Este tipo de construção, com alimentação de óleo independente e duas bombas de pistões axiais para estabelecer pressão da forma mais rápida, possibilita reacções instantâneas quando as condições de andamento se alteram. O dispositivo de gestão da embraiagem analisa a situação de uma forma ininterrupta, baseando-se em variados dados.

Dependendo do grau de deslizamento entre os eixos dianteiro e traseiro, uma pressão de óleo faz comprimir em simultâneo o sistema multidisco. Em casos extremos, o valor do binário é transmitido a uma das rodas. O elaborado sistema electrónico consegue regular a pressão de óleo e, como tal, a distribuição do binário, em função de cada situação.

Tal proporciona ao Audi S3 o máximo poder de tracção e uma aceleração sem qualquer tipo de patinagem desde a fase de arranque. Ao mesmo tempo, possui uma soberba estabilidade lateral e uma grande reserva de poder de tracção para quando circula em zonas mais sinuosas, optimizando assim as condições de segurança e permitindo ao seu utilizador desfrutar do máximo prazer de condução. Desde a embraiagem até aos cubos das rodas o trem de rodagem foi reforçado nas áreas mais necessárias, sendo capaz de transmitir toda a elevada potência proporcionada pelo motor de uma forma espectacular.

O trem de rodagem

Todas as versões da gama A3 estão já equipadas com um trem de rodagem muito
elaborado que, em comparação com o modelo antecessor, evoluiu de uma forma
decisiva em todos os domínios.

Para a sua implementação neste modelo mais potente, os engenheiros da Audi voltaram a desenvolve-lo: as suspensões desportivas S evidenciam qualidades intrínsecas a um verdadeiro veículo de carácter desportivo.
As molas e os amortecedores foram adaptados ao carácter eminentemente desportivo do S3, enquanto a carroçaria foi rebaixada em 25 mm. Com 1522 mm à frente e 1506 mm atrás, o novo S3 apresenta vias mais largas. As imponentes jantes de 18 polegadas em liga leve montam pneus de dimensões 225/40 (de série). Em opção, a filial quattro GmbH oferece jantes também de 18 polegadas, mas com um desenho específico.

O eixo dianteiro: componentes mais leves em alumínio

Na suspensão dianteira utilizou-se uma clássica estrutura do tipo McPherson com
braços triangulares transversais inferiores e uma barra estabilizadora. O sub-chassis foi produzido em alumínio e fixado ao eixo dianteiro longitudinal, proporcionando assim uma grande rigidez à parte dianteira do veículo. As rótulas dos braços transversais também foram fabricadas em alumínio.

No S3 as articulações móveis e os braços transversais triangulares são, igualmente, em alumínio. Assim são reduzidas as massas não suspensas, aspecto de primordial importância para o conforto e dinâmica de condução.

Os suportes do eixo dianteiro são mais rígidos em comparação com as restantes versões do A3, permitindo uma resposta da direcção mais espontânea e um manuseamento ainda mais preciso. A direcção electromecânica, já utilizada no A3, foi adaptada às suspensões desportivas S de modo a proporcionar ao condutor em qualquer situação uma resposta optimizada perante quaisquer tipos de piso. Apenas é influenciada pelo efeito do trem de rodagem.

Ao contrário de um sistema hidráulico, apenas consome energia quando se gira a
direcção. O S3 reage perante qualquer ordem de viragem com uma extraordinária precisão e espontaneidade. Até chegar a uma situação limite, a qual é anunciada com uma ligeira tendência à sub-viragem, o comportamento do volante mantém-se sempre neutro.

O eixo traseiro: três braços transversais
e um braço longitudinal


O eixo traseiro possui excelentes propriedades dinâmicas, tendo sido já utilizado no A3, não apresentando alterações no que concerne aos seus elementos básicos. As molas e os amortecedores foram ajustados a um modo tipicamente desportivo. A estrutura de quatro braços (four-link) é composta por dois braços transversais inferiores, um braço transversal ligado na parte superior e num braço longitudinal. Todos estes componentes foram produzidos em aço de alta resistência.

Os três braços transversais são ligados ao sub-chassis de alumínio através de suportes relativamente rígidos, em benefício de uma estabilidade direccional optimizada. O sub-chassis suporta ainda a barra estabilizadora e a ligação do eixo traseiro do sistema quattro® está fixada à parte inferior da estrutura. As molas helicoidais e os amortecedores a gás estão fixados separadamente, o que permite um espaço de carga adicional nas partes laterais do porta-bagagens.

Uma outra vantagem: resposta suave em direcção longitudinal

Esta elaborada estrutura combina um grande número de vantagens. É leve e compacta e pode absorver, independentemente, as forças longitudinais e laterais que se exerçam sobre ela. O benefício traduz-se, também, em que os respectivos suportes possam ser adaptados de uma forma optimizada, dependendo de cada uma das suas funções. Por um lado, os engenheiros da Audi conseguiram uma elevada rigidez transversal em benefício da dinâmica de condução; por outro lado, os suportes do braço longitudinal foram ajustados com uma suavidade que garantem um excelente conforto de rolamento.

O sistema de travagem está em conformidade com os pergaminhos desportivos do
potente Audi S3. Quatro discos auto-ventilados de grandes dimensões encarregam-se de proporcionar uma grande segurança. Os discos dianteiros medem nada mais nada menos que 345 mm de diâmetro. As pinças pintadas em cor preta incluem a sigla S3 e incorporam pastilhas desportivas capazes de combinar um elevado rendimento com uma capacidade incisiva de resposta.

A gestão dos travões: ESP e EDS

Um sistema de assistência à travagem que em caso de emergência actua automaticamente, aplicando a pressão máxima no sistema de travagem integra o
equipamento de série do S3, à semelhança do que acontece também com o sistema electrónico de estabilidade ESP. Este sistema integra, por exemplo, o bloqueio electrónico do diferencial EDS. Este sistema actua ao nível dos travões numa situação em que o veículo perca aderência ao piso em que circule, melhorando a tracção quando se deparar com alguma inconsistência ao acelerar o veículo. O sistema ESP intervém de uma forma subtil e precisa. Quando o próprio condutor pressione o pedal do travão de uma forma mais forte, o comportamento do respectivo pedal é directo, tenso e progressivo e com um curso bastante curto.

O equipamento

Entre a herança genética de todos os modelos S da Audi encontramos também um
equipamento de elevada qualidade, exclusivo e desportivo. O novo S3, cujo preço em Portugal é proposto a partir de 51.500 euros, oferece de série componentes provenientes directamente de modelos de topo de gama.

Destaque para os faróis de Xénon plus, de série. Um tipo de faróis que possuiu
lâmpadas de baixo consumo e proporcionam uma luz de andamento diurno permanente. Uma tecnologia de segurança que a Audi logrou introduzir no mercado de uma forma pioneira. O equipamento opcional inclui também o sistema de iluminação em curva adaptive light (400 euros). O sistema de lava-faróis e os faróis de nevoeiro completam a oferta no campo da tecnologia da iluminação.

O equipamento de segurança passiva possui seis airbags. Além dos airbags frontais e dos airbags laterais integrados nos bancos, incorpora também o sistema de airbags para a cabeça sideguard, o qual abrange as partes laterais desde o pilar dianteiro até ao pilar traseiro. Graças ao seu formato especial, os bancos dianteiros retraem no caso de uma colisão traseira, protegendo mais eficazmente a cabeça e a zona do tórax dos ocupantes. Todos os lugares exteriores dispõem de cintos de segurança com limitadores de força. As fixações para sistemas de retenção para crianças Isofix, montados atrás das costas do banco traseiro também pertencem ao equipamento de série, enquanto que para o banco dianteiro do passageiro está disponível como opção.



Sistema de informação ao condutor: ecrã conta-voltas

O sistema de informação ao condutor incorpora um indicador digital da velocidade e um novo indicador destinado a exibir os tempos por volta quando o S3 circule num circuito de competição. Outros elementos propostos de série aumentaram o conforto a bordo do Audi S3. Os dois bancos dianteiros podem ser regulados em altura e na prateleira do porta-bagagens foi integrado um pára-sol deflector. O ar condicionado automático inclui a posição do sol na sua estratégia de regulação através de um sensor e permite regular a temperatura em duas zonas independentes para o condutor e passageiro.

O ambiente do espaço interior destaca-se por vários detalhes exclusivos. Os bancos desportivos podem ser revestidos em tecido Júpiter / couro (de série), em Alcântara / couro ou ainda em couro e o volante desportivo forrado em couro. O mesmo volante desportivo inclui ainda comandos para o manuseamento do auto-rádio e do telefone. Aplicações em alumínio, inserções em Preto Piano (de série) e o revestimento do tejadilho em preto ou prata são outros elementos que transmitem ao interior do S3 o seu carácter desportivo.

Este potente veículo compacto também possui diferença no seu exterior com elementos como o spoiler no tejadilho, os aventais na parte dianteira e traseira, o difusor, os proeminentes guarda-lamas e o trem de rodagem desportivo S com jantes em liga leve de 18 polegadas de grandes dimensões. As jantes de Inverno em liga leve estão disponíveis em formatos de 17 e 18 polegadas e o equipamento opcional oferece também um sistema de monitorização para o controlo da pressão dos pneus.

A oferta da filial Quattro GmbH inclui elementos exclusivos como, por exemplo, as bacquets com função rebatível e jantes de 18 polegadas com quatro desenhos especiais.

Som ao mais elevado nível: o sistema Bose

Também estão disponíveis, em opção, outros ultramodernos e atractivos extras para o S3 no domínio da comunicação. Uma pré-instalação universal para telemóvel, pré-instalação de iPod e três sistemas de auto-rádios da mais recente geração. Foram mantidos em formato duplo DIN e caracterizam-se pela sua recepção FM melhorada através de um sensor de manuseamento e pelo grande display de três linhas. Ainda maior exclusividade oferece a solução mais avançada: o sistema de som da Bose (680 euros), que funciona com um amplificador de seis canais e oito altifalantes de alto rendimento. Grande qualidade possuem, de igual modo, os sistemas de navegação para o S3, cujo manuseamento é baseado no já tão apreciado sistema MMI herdado de outras
gamas da Audi.


O equipamento opcional oferece ainda outras funções de conforto. Entre elas
encontram-se o aquecimento para os bancos dianteiros (366 euros) e dianteiros e
traseiros (717 euros), o Audi parking system (391 euros), assim como o sistema de
controlo de velocidade cruise-control (290 euros). Na oferta do catálogo de acessórios estão incluídos diferentes sistemas de retenção para crianças (vulgo cadeirinhas) e sistemas para o transporte de bicicletas, esquis e caixa de transporte para o tejadilho.

O Audi S3 e os seus clientes

Desde há muitas décadas que a sigla S estabelece na Audi uma filosofia estritamente relacionada com potência e desporto. Desde o S1, de 1985, ou da lendária e última evolução do modelo de competição Sport quattro que obteve inúmeras vitórias no Campeonato do Mundo de Ralis, que a letra S pode ser interpretada de maneira diferente: como sinónimo de “superioridade”. Depois, como primeiro veículo de produção em série a utilizar tal sigla foi o Coupé S2: como sucessor do primeiro modelo quattro foi lançado em 1990 com um motor turbo de cinco cilindros e uma potência de 200 CV (147 kW). Também o S2 está equipado com um sistema de tracção permanente quattro®.

A combinação das tecnologias turbo e quattro continuam a ter uma aceitação em
crescendo. O novo S3, o porta-estandarte mais recente desta gama compacta da Audi, é um descendente directo do S2 que possuía um carácter dinâmico de excepção. No total, a Audi vendeu mais de 150.000 modelos S, dos quais 32 mil unidades pertencem à primeira geração do S3. E o novo S3 persegue um único objectivo: ser o modelo com melhores prestações desportivas. Após o S4, o S6 e o S8, o S3 completa o bem sucedido programa de modelos S da Audi.

O mercado reservado aos veículos compactos de elevadas prestações continua a ter uma aceitação crescente. E o novo S3 é dirigido a todos os clientes que se interessam por possuir um veículo cheio de inovações tecnológicas. São jovens (média de 38 anos de idade), regra geral são homens e com uma vida profissional que lhes garante rendimentos elevados. Aliado ao prazer de condução e à potência, tal como lhes oferece o S3, este tipo de cliente pretende um veículo que concilie aptidões para uma condução urbana com um carácter eminentemente desportivo e também vocacionado para os momentos de lazer. A exclusividade do equipamento e a personalização visual são outros parâmetros que marcam a diferença do potencial cliente do Audi S3.
 
DESCULPEM SE FUI EXAGERADO. :shock: MAS PARA OS CURIOSOS AQUI ESTÃO AS RESPOSTAS AMUITAS DAS PERGUNTAS FEIRAS POR MUITOS DOS
MEMBROS DO FÓRUM SOBRE O S3.


AQUI ESTA A SUA ANATOMIA E UM POUCO DAS SUAS ORIGENS.


ESPERO QUE VOS SEJA ÚTIL.


UM ABRAÇO
 
Back
Top