Runaway - Motor acelera sózinho mesmo sem chave (diesel)

Criei este tópico para passar esta informação a todos que não conhecem este fenómeno.
Tenho experiência na primeira pessoa pois já me aconteceu e pode ser assustador.


Aconteceu-me numa A4 Avant B5,
Em auto estrada de manhã o turbo partiu, o carro perdeu força e uma nuvem de fumo branco é visível pelo espelho.
Já tinha partido um turbo antes então já sabia o que estava a acontecer, encostei e desliguei o carro, vesti o colete e coloquei o triângulo.
Por descargo de consciência e para despistar o problema, antes de ligar para a assistência em viagem liguei o carro para confirmar (já o tinha feito da outra vez que tinha partido outro turbo).

Ao ligar o carro saiu fumo branco pelo escape e as RPM's começaram a subir mesmo sem estar com o pé no acelerador, quando as RPM's se aproximaram das 2 mil desliguei a chave e tirei da ignição, para meu espanto as rpm's continuaram a subir até esgotar.

Rapidamente me apercebi que se tratava de um "Runaway", não sabendo ao certo o que fazer (motivo pelo qual vos escrevo isto, na tentativa de evitar que vos aconteça e se acontecer estarem já de pré-aviso), pensei em desligar a bateria, mas de nada ia servir,
então e pensei em engatar uma mudança alta e mandar o carro abaixo, assim que tenho esta ultima ideia as RPM's começam a baixar e o motor pára.

Isto tudo aconteceu em 15 / 20 segundos, foi rápido mas com a adrenalina pareceu muito mais tempo.

Quando parou a única coisa que me veio à cabaça foi que o motor tinha colado.

--

O que aconteceu:

O rolamento/retentor do eixo da turbina do turbo cedeu, e o óleo que é levado pela linha de óleo para o turbo jorrou para a parte quente e fria do turbo.
Esse óleo que passou para a parte fria (onde geralmente o ar é comprimido, levado para o intercooler e depois para a admissão) e fez o caminho todo até voltar a entrar no motor,
não enche as tubagens por completo mas o ar consegue empurrar óleo e "gases" do óleo para a admissão.
Então este óleo quando entra no cilindro em conjunto com o ar e a compresso do piston acaba por gerar uma explosão tal como o gasóleo faz.

Isto faz com que sejam gerados gases de escape que fazem a parte quente do turbo girar, consequentemente a parte fria também gira empurrando mais óleo para a admissão


Dá-se um loop "infinito" que apenas termina quando o motor gripa/destrói, acaba o óleo, deixa de haver oxigénio na admissão ou quando qualquer outra coisa muito errada acontece.

Exemplo:
Jetta Engine Runaway - YouTube

----

No meu caso, levei o carro para a oficina, troquei o turbo, limpei tubagens, voltei a por o carro a trabalha e funcionou normalmente (carro parado, desengatado durante 15/20min), contudo, ao sair da oficina apenas andei +- 800m
e o motor berrou, biela partida, bateu no bloco, abriu-lhe um buraco onde cabe um punho.

Sem certezas, mas acredito que a mazela tenha vindo deste Runaway.


A solução teve mesmo de ser trocar o motor.



Como evitar:

Sempre que suspeite de problemas de turbo e vejam fumo branco ( = óleo a ser queimado) desliguem o motor e caso o queiram voltar a ligar desliguem um tubo de admissão numa zona alta perto do motor, para evitar o tal ciclo.


Como para:

O mais rápido é engatar uma mudança alta e mandar o carro abaixo, mesmo que se queime a embraiagem no processo é sempre preferível a estragar o motor.
Desligar / cortar um tubo da entrada de ar / intercooler / turbo
Tapar a entra de ar
Com um extintor de CO2 disparar para a entrada de ar (não havendo oxigénio não se dá a combustão) - Eu deixava esta medida para ultimo recurso

Só retirar a chave da ignição não serve de nada!



Espero que nunca passem por esta situação, mas caso aconteça que estejam mais prontos a dar resposta que eu na altura.
 
Last edited:
Ora boas,

É uma situação complicada, ao que o meu mecânico chama de motor "desalvorado".

O conselho passa mesmo por assim que a anomalia do fumo branco aparece pararmos imediatamente.
Se ele desligar otimo, chamamos o reboque, se não parar temos de ir para as opções que nos deste.

Muito raramente nos safamos de partir o motor nesta ocasião
 
nunca tinha ouvido tal coisa, mas ainda bem que deixaste o teu testemunho assim se um dia me acontecer já sei o que fazer, muito obrigado :)
 
Depois de o turbo partir é "obrigação" de parar logo carro e rezar para que mais nada aconteça, e como ja dissestes um extintor na mão pode tornar se muito útil
Não vai a muito que vi um autocarro a arder por causa da mesma historia, rebentou o turbo, ele continuou a andar, foi até pegar fogo...
 
Hoje em dia os carros têm sistemas de corte que evitam esse problema... E é muito raro um motor fazer isso...
 
acredito que hoje em dia existam sistemas de corte...mas se o óleo incendiar se isso a não ser que tenhas um extintor...nada feito
E se o óleo entrar no motor e entrar em combustão...não ha corte nenhum que pare aquilo a não ser fazer como o user explicou, metendo uma mudança e com o carro travado largar a embraiagem
 
que cena, nao sabia nada disso,

Grande testemunho, muito obrigado.

espero nunca acontecer mas caso isso aconteça ja sei o que fazer.
 
Hoje em dia os carros têm sistemas de corte que evitam esse problema... E é muito raro um motor fazer isso...

Acredito que sim, mas haverá muito carro por aí que não dispõe desse sistema

Mesmo sendo raro acontece, se soubesse o que sei hoje provavelmente ainda tinha o mesmo motor
 
Claro que é possível parar. Basta isso. Ou uma 5 e largar a embraiagem ou tirar um tubo de admissão. Agora depois de partir o turbo ligar o carro e pedir para partir o motor!
 
Back
Top