Criei este tópico para passar esta informação a todos que não conhecem este fenómeno.
Tenho experiência na primeira pessoa pois já me aconteceu e pode ser assustador.
Aconteceu-me numa A4 Avant B5,
Em auto estrada de manhã o turbo partiu, o carro perdeu força e uma nuvem de fumo branco é visível pelo espelho.
Já tinha partido um turbo antes então já sabia o que estava a acontecer, encostei e desliguei o carro, vesti o colete e coloquei o triângulo.
Por descargo de consciência e para despistar o problema, antes de ligar para a assistência em viagem liguei o carro para confirmar (já o tinha feito da outra vez que tinha partido outro turbo).
Ao ligar o carro saiu fumo branco pelo escape e as RPM's começaram a subir mesmo sem estar com o pé no acelerador, quando as RPM's se aproximaram das 2 mil desliguei a chave e tirei da ignição, para meu espanto as rpm's continuaram a subir até esgotar.
Rapidamente me apercebi que se tratava de um "Runaway", não sabendo ao certo o que fazer (motivo pelo qual vos escrevo isto, na tentativa de evitar que vos aconteça e se acontecer estarem já de pré-aviso), pensei em desligar a bateria, mas de nada ia servir,
então e pensei em engatar uma mudança alta e mandar o carro abaixo, assim que tenho esta ultima ideia as RPM's começam a baixar e o motor pára.
Isto tudo aconteceu em 15 / 20 segundos, foi rápido mas com a adrenalina pareceu muito mais tempo.
Quando parou a única coisa que me veio à cabaça foi que o motor tinha colado.
--
O que aconteceu:
O rolamento/retentor do eixo da turbina do turbo cedeu, e o óleo que é levado pela linha de óleo para o turbo jorrou para a parte quente e fria do turbo.
Esse óleo que passou para a parte fria (onde geralmente o ar é comprimido, levado para o intercooler e depois para a admissão) e fez o caminho todo até voltar a entrar no motor,
não enche as tubagens por completo mas o ar consegue empurrar óleo e "gases" do óleo para a admissão.
Então este óleo quando entra no cilindro em conjunto com o ar e a compresso do piston acaba por gerar uma explosão tal como o gasóleo faz.
Isto faz com que sejam gerados gases de escape que fazem a parte quente do turbo girar, consequentemente a parte fria também gira empurrando mais óleo para a admissão
Dá-se um loop "infinito" que apenas termina quando o motor gripa/destrói, acaba o óleo, deixa de haver oxigénio na admissão ou quando qualquer outra coisa muito errada acontece.
Exemplo:
Jetta Engine Runaway - YouTube
----
No meu caso, levei o carro para a oficina, troquei o turbo, limpei tubagens, voltei a por o carro a trabalha e funcionou normalmente (carro parado, desengatado durante 15/20min), contudo, ao sair da oficina apenas andei +- 800m
e o motor berrou, biela partida, bateu no bloco, abriu-lhe um buraco onde cabe um punho.
Sem certezas, mas acredito que a mazela tenha vindo deste Runaway.
A solução teve mesmo de ser trocar o motor.
Como evitar:
Sempre que suspeite de problemas de turbo e vejam fumo branco ( = óleo a ser queimado) desliguem o motor e caso o queiram voltar a ligar desliguem um tubo de admissão numa zona alta perto do motor, para evitar o tal ciclo.
Como para:
O mais rápido é engatar uma mudança alta e mandar o carro abaixo, mesmo que se queime a embraiagem no processo é sempre preferível a estragar o motor.
Desligar / cortar um tubo da entrada de ar / intercooler / turbo
Tapar a entra de ar
Com um extintor de CO2 disparar para a entrada de ar (não havendo oxigénio não se dá a combustão) - Eu deixava esta medida para ultimo recurso
Só retirar a chave da ignição não serve de nada!
Espero que nunca passem por esta situação, mas caso aconteça que estejam mais prontos a dar resposta que eu na altura.
Tenho experiência na primeira pessoa pois já me aconteceu e pode ser assustador.
Aconteceu-me numa A4 Avant B5,
Em auto estrada de manhã o turbo partiu, o carro perdeu força e uma nuvem de fumo branco é visível pelo espelho.
Já tinha partido um turbo antes então já sabia o que estava a acontecer, encostei e desliguei o carro, vesti o colete e coloquei o triângulo.
Por descargo de consciência e para despistar o problema, antes de ligar para a assistência em viagem liguei o carro para confirmar (já o tinha feito da outra vez que tinha partido outro turbo).
Ao ligar o carro saiu fumo branco pelo escape e as RPM's começaram a subir mesmo sem estar com o pé no acelerador, quando as RPM's se aproximaram das 2 mil desliguei a chave e tirei da ignição, para meu espanto as rpm's continuaram a subir até esgotar.
Rapidamente me apercebi que se tratava de um "Runaway", não sabendo ao certo o que fazer (motivo pelo qual vos escrevo isto, na tentativa de evitar que vos aconteça e se acontecer estarem já de pré-aviso), pensei em desligar a bateria, mas de nada ia servir,
então e pensei em engatar uma mudança alta e mandar o carro abaixo, assim que tenho esta ultima ideia as RPM's começam a baixar e o motor pára.
Isto tudo aconteceu em 15 / 20 segundos, foi rápido mas com a adrenalina pareceu muito mais tempo.
Quando parou a única coisa que me veio à cabaça foi que o motor tinha colado.
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O que aconteceu:
O rolamento/retentor do eixo da turbina do turbo cedeu, e o óleo que é levado pela linha de óleo para o turbo jorrou para a parte quente e fria do turbo.
Esse óleo que passou para a parte fria (onde geralmente o ar é comprimido, levado para o intercooler e depois para a admissão) e fez o caminho todo até voltar a entrar no motor,
não enche as tubagens por completo mas o ar consegue empurrar óleo e "gases" do óleo para a admissão.
Então este óleo quando entra no cilindro em conjunto com o ar e a compresso do piston acaba por gerar uma explosão tal como o gasóleo faz.
Isto faz com que sejam gerados gases de escape que fazem a parte quente do turbo girar, consequentemente a parte fria também gira empurrando mais óleo para a admissão
Dá-se um loop "infinito" que apenas termina quando o motor gripa/destrói, acaba o óleo, deixa de haver oxigénio na admissão ou quando qualquer outra coisa muito errada acontece.
Exemplo:
Jetta Engine Runaway - YouTube
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No meu caso, levei o carro para a oficina, troquei o turbo, limpei tubagens, voltei a por o carro a trabalha e funcionou normalmente (carro parado, desengatado durante 15/20min), contudo, ao sair da oficina apenas andei +- 800m
e o motor berrou, biela partida, bateu no bloco, abriu-lhe um buraco onde cabe um punho.
Sem certezas, mas acredito que a mazela tenha vindo deste Runaway.
A solução teve mesmo de ser trocar o motor.
Como evitar:
Sempre que suspeite de problemas de turbo e vejam fumo branco ( = óleo a ser queimado) desliguem o motor e caso o queiram voltar a ligar desliguem um tubo de admissão numa zona alta perto do motor, para evitar o tal ciclo.
Como para:
O mais rápido é engatar uma mudança alta e mandar o carro abaixo, mesmo que se queime a embraiagem no processo é sempre preferível a estragar o motor.
Desligar / cortar um tubo da entrada de ar / intercooler / turbo
Tapar a entra de ar
Com um extintor de CO2 disparar para a entrada de ar (não havendo oxigénio não se dá a combustão) - Eu deixava esta medida para ultimo recurso
Só retirar a chave da ignição não serve de nada!
Espero que nunca passem por esta situação, mas caso aconteça que estejam mais prontos a dar resposta que eu na altura.
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