Ruido ralenti em D e R, A5 2015 2.0tdi 190cv multitronic

Boas,
Esta é complexa, como diz o titulo o carro está a fazer um ruído quando está em D e R, ou seja, a fazer ponto de embraiagem.
Quem viu o meu post de apresentação viu que no post perguntei por oficinas para mudar o volante do motor.
Pois bem, 26/06 fui à KFZ deixar o carro, descrevi e demonstrei os sintomas, que para alem do ruído incluíam dificuldade em subir a rampa de garagem(que é a subir mas normal), inclusive dei autorização ao técnico para levar o carro para casa e experimentar na rampa dele e ele reportou exatamente o mesmo que eu, dificuldade em subir e o carro ir abaixo(eu nessa altura já estava a usar o M1 para subir a rampa só para não me chatear).
Tudo bem, ele teve a mesma opinião que eu, que devia ser do bimassa mas quando puseram o carro no elevador viram também que tinha os apoios do motor a babar óleo. Foram substituídos também.
Fui levantar o carro a 17/07 e quando me entregaram o carro, o carro teve dificuldade em pegar, perguntei sobre isso, disseram-me que ligaram o carro à maquina e não tem códigos e perguntaram-me se já alguma vez me tinha custado a pegar, por acaso sim, mas não da forma que estava a acontecer ali, uma vez em que o carro ficou umas 3 semanas sem ser tocado arrancou e foi abaixo, depreendi que ficou sem combustível na linha e voltei a ligar e ligou. Disseram-me que se quisesse ver esse problema teria que marcar e pagar um diagnostico. "Vou ver se persiste e depois vejo.", entrei no carro, pus em D e o barulho tinha desaparecido como expectável. Perfeito, fui por gasolina e o arrancou normalmente o resto da viagem que ainda fui fazer um bocado de autoestrada para "limpar" o filtro de partículas. Perfeito. Sempre a arrancar à primeira, puxa bem, normal.
Pus mais uns 700km nele, uma talvez 8 viagens(subidas da rampa de garagem) e apenas uma vez voltou a pegar mal, depois de ter estado parado uns 6 dias, de todas as vezes que pegou mal comigo, não liguei a ignição antes(destas vezes, desde que veio da KFZ, de propósito para ver se o problema persiste).
Ora, fora o "problema" de arranque.
Desde Domingo 30/07, sinto que estou a começar a ouvir o ruído inicial novamente, muito mais baixinho que quando entreguei o carro, mas parece-me estar lá. É possivel que o carro esteja a lixar bimassas a cada 10 utilizações?
Outra nota, eu tenho o carro desde Abril, ele tem garantia(externa ao stand) mas não cobre órgãos de desgaste, como o bimassa ou apoios de motor. Mas cobre injetores, bomba de combustível, etc...
E o carro estava perfeito quando o comprei, aliás, estava a par da fama da caixa multitronic portanto testei extensivamente o carro. Tem 190k e têm bom histórico.
Faço o quê?
Contacto a KFZ para pedir garantia do bimassa que instalaram?
Meto o carro na garantia a ver o que orçamentam e o que cobrem e não cobrem?
Nada, ando com o carro até o problema ser mais notável?
Vendo o carro?
 
A garantia que tens é numa oficina específica? Se cobre injectores e caixa já não é mau.

Se tens garantia do bimassa acho que dá para ficar um pouco mais descansado.

Sent from my ELS-NX9 using Tapatalk
 
A garantia que tens é numa oficina específica?
Se tens garantia do bimassa acho que dá para ficar um pouco mais descansado.
Não especifica. Apenas diz que tenho que reportar a anomalia e levar a viatura à oficina que me comunicarem

Quando digo garantia do bimassa. Estou a supor que a KFZ faça um diagnóstico para excluir o volante bi massa ter vindo defeituoso ou a instalação não ter sido feita corretamente.
Ou não há garantia para este tipo de serviço?
 
Companheiro a garantia de veículos usados "parcial" não existe. É ilegal.
A garantia de veículos usados é como se fosse carro novo. A diferença é que é só de 3 anos. Ou 18 meses por comum acordo.
Artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 84/2021.
 
Viva,
Só agora é que vi a tua mensagem.

É assim, na minha opinião, nunca deverias ter levado o carro à KFZ (pois disseste que tens esse carro em garantia).
E a garantia cobre BIMASSA, isso te garanto (alguns não querem pagar a embraiagem, mas BImassa é pago, sempre!).


Agora, em relação ao teu problema.
Tu tens um carro de caixa automatica. Quantos quilometros tens?
A origem do problema vir do bimassa, duvido! Apoios do motor babados? wtf, como é possível? Again, quantos quilometros mesmo?

Isso talvez tenha tido um acidente, e tens aí alguma coisa de uma acidente frontal que não foi resolvido, é a minha suspeita.


Boa sorte nisso, mas pelo que descreves não é nada normal.
Os bimassas em caixas auto duram imenso tempo. Outra coisa, eu teria te recomendado ir a um concessionario oficial pois lá eles verificam e existe necessidade de upgrade ao software da caixa (já tens por cá um tópico de uma pessoa com um A5 onde teve de levar algumas coisas - pesquisa que encontrarás - pode te dar algumas luzes).
 
Tu tens um carro de caixa automatica. Quantos quilometros tens?
A origem do problema vir do bimassa, duvido! Apoios do motor babados? wtf, como é possível? Again, quantos quilometros mesmo?

Isso talvez tenha tido um acidente, e tens aí alguma coisa de uma acidente frontal que não foi resolvido, é a minha suspeita.

Boa sorte nisso, mas pelo que descreves não é nada normal.
Os bimassas em caixas auto duram imenso tempo. Outra coisa, eu teria te recomendado ir a um concessionario oficial pois lá eles verificam e existe necessidade de upgrade ao software da caixa (já tens por cá um tópico de uma pessoa com um A5 onde teve de levar algumas coisas - pesquisa que encontrarás - pode te dar algumas luzes).
O carro tem 194k comprei com 191k
Na KFZ verificaram a versão do software e é a mais actual. E não tem re-calls por fazer na marca.
Não acredito que o carro tenha tido um acidente frontal. Nada visual que indique tal coisa e tenho fotos dos sinoblocos(blocos silenciosos) e dos braços de suspensão e parecem ser originais.
Os apoios de motor são hidráulicos por serem variáveis. Estavam a babar óleo. Mandaram fotos e vi presencialmente.
WhatsApp Image 2023-06-27 at 15.54.35.jpeg WhatsApp Image 2023-06-27 at 15.54.36.jpeg

É assim, na minha opinião, nunca deverias ter levado o carro à KFZ (pois disseste que tens esse carro em garantia).
Pois, estou a ver que não. Mas não queria ficar sem poder usufruir do carro por estar a discutir o que esta ou não em garantia.
 
Viva,
Só agora é que vi a tua mensagem.

É assim, na minha opinião, nunca deverias ter levado o carro à KFZ (pois disseste que tens esse carro em garantia).
E a garantia cobre BIMASSA, isso te garanto (alguns não querem pagar a embraiagem, mas BImassa é pago, sempre!).


Agora, em relação ao teu problema.
Tu tens um carro de caixa automatica. Quantos quilometros tens?
A origem do problema vir do bimassa, duvido! Apoios do motor babados? wtf, como é possível? Again, quantos quilometros mesmo?

Isso talvez tenha tido um acidente, e tens aí alguma coisa de uma acidente frontal que não foi resolvido, é a minha suspeita.


Boa sorte nisso, mas pelo que descreves não é nada normal.
Os bimassas em caixas auto duram imenso tempo. Outra coisa, eu teria te recomendado ir a um concessionario oficial pois lá eles verificam e existe necessidade de upgrade ao software da caixa (já tens por cá um tópico de uma pessoa com um A5 onde teve de levar algumas coisas - pesquisa que encontrarás - pode te dar algumas luzes).
Bimassa é material de desgaste, e não é coberto em garantia. Somente caso se comprove o justo desgaste prévio na aquisição do veículo e descoberta da sua não conformidade num curto espaço de tempo após a aquisição.
 
Bimassa é material de desgaste, e não é coberto em garantia. Somente caso se comprove o justo desgaste prévio na aquisição do veículo e descoberta da sua não conformidade num curto espaço de tempo após a aquisição.
Cobre na mesma.
A garantia só não cobre se for um desgaste normal do veículo. Tendo em conta que, segundo o user, só andou 3 mil km's desde que o comprou...
 
@PMP1337 Estranho, todo esse desgaste, até mesmo os apoios teriam sido trocados em garantia.
Mesmo assim, tenta accionar a garantia, antes de investires mais dinheiro.

Bimassa é material de desgaste, e não é coberto em garantia. Somente caso se comprove o justo desgaste prévio na aquisição do veículo e descoberta da sua não conformidade num curto espaço de tempo após a aquisição.
Já partilhei atrás, cobre.
Cobre volante do motor, só não cobre (ou pelo menos será difícil conseguir) a embraiagem.


O meu A5 (mas era caixa manual) tinha garantia da leaseplan, e a mesma pagou-me um bimassa aos 80k.
E foram eles que me disseram o que partilhei acima, bimassa pagam (só não pagaram a embraiagem).
 
Primeira coisa que fazia era fazer prova dos kilometros e caso ter sido alterados era processar, meter tudo direito e ainda ser indemnizado
Para mim estes apoios e embraiagem com desgaste com estes klms algo nao bate
Aprofunda isso que ainda vais descobrir maneira de seres indemnizado kkkk

Enviado do meu SM-A125F através do Tapatalk
 
A quilometragem do carro é garantida?
só percebi está pergunta pelo post seguinte
Primeira coisa que fazia era fazer prova dos kilometros e caso ter sido alterados era processar, meter tudo direito e ainda ser indemnizado
Para mim estes apoios e embraiagem com desgaste com estes klms algo nao bate
Aprofunda isso que ainda vais descobrir maneira de seres indemnizado kkkk

O carro veio com umas folhinhas da Lubrisport que é o consecionário Audi das Caldas com os registos das manutenções que fez lá.
Para alem disso eu tirei os registos das inspeções periodicas antes de comprar o carro, assim que soube a matricula. Bate tudo certo.
 
só percebi está pergunta pelo post seguinte


O carro veio com umas folhinhas da Lubrisport que é o consecionário Audi das Caldas com os registos das manutenções que fez lá.
Para alem disso eu tirei os registos das inspeções periodicas antes de comprar o carro, assim que soube a matricula. Bate tudo certo.
Ainda bem !
Aqui nos Açores os vendedores vão comprar carros ai ao continente com menos de quatro anos .Depois fazem cá a primeira inspecção mas primeiro alteram os klms e depois vai um comprador comprar um semi novo e na volta já está com 200 k em cima do que está no quadrante
No teu caso se for real então o antigo dono deu maus tratos a embraiagem que depois de novo fica para ums anos
Boa sorte com isso

Enviado do meu SM-A125F através do Tapatalk
 
Vou dar um update à situação:
Dia 6 liguei para a KFZ a explicar a situação e disseram-me para ir com o carro na segunda.
Fiz isso, extraordinariamente, nesse dia o carro não fazia o barulho. Não obstante, na KFZ, o dono da oficina dispensou cerca de 1 hora comigo, inclusive eles tinham filmado video da reparação para publicarem no FB e mostrou-me o video. Falamos sobre o arrancar longo, ele verificou a pressão dos injectores no Vagcom, estava normal. E claro, disseram-me que se o barulho voltasse, que voltasse a falar com eles.
Dito isto, o barulho, se voltou está muito tenue e não querendo voltar a importunar a oficina chegando lá com o carro a trabalhar perfeitamente novamente. Descanso esse assunto.
No entanto, relativamente ao mau arrancar no primeiro arranque do dia, o problema tornou-se consistente. Portanto na sexta-feira seguinte, liguei ao dono do stand que vendeu o carro. Que abriu a conversa dizendo que o stand estava fechado para férias até 15 de Setembro e só depois poderia ver o carro, mas que no entanto contactasse a garantia comercial da NSA, e a meio da conversa foi-se escudando com as balelas habituais de que eu não quis garantia e ele mesmo assim ofereceu a garantia comercial, ao que eu contrapus que nenhum documento assinado por mim declara isso e que a própria garantia comercial é explicita nos termos que a mesma não iliba a garantia do decreto tal.. e o dono do stand disse que por igual, dia 15 via os papeis também.
Entretanto activei a garantia da NSA, indicaram-me uma oficina, deixei lá o carro, ficou lá 4 dias, o diagnostico foi de que seria um sensor da árvore de cames. Disseram-me que podia levar o carro que depois comunicavam com o que a NSA lhes dissesse.
Neste momento a aguardar. Dependendo da resposta da NSA, envio "o mail" ao stand.
 
Novo e até ver, final update da situação:
A Garantia da NSA não cobriu o arranjo. Liguei ao stand a informar que ia enviar o mail. Levei com 1h de balelas em como a peça é de desgaste e etc... mandei o mail. Passado 1h o stand responde a dizer para informar quando poderei deixar o carro para diagnostico com eles. Deixei o carro para diagnostico com a oficina indicada pelo stand. Deixei dia 21/09, nesse dia acendeu a luz de motor e da resistência e o carro entrou em limp mode, deixei e avisei disso. Dia 26/09 dizem-me que o diagnostico deles era também que era o sensor da arvore de cames e que iam substituir. Dia 29/09 vou buscar o carro, o dono do stand pediu para passar pelo stand depois. A caminho do stand entrou em limp mode, por isso foi de volta para a oficina. Felizmente fui com um amigo meu senão tinha sido uma merda. Dia 01/10 o dono do stand liga-me que o carro já está arranjado e se pode trazer o carro até minha casa e eu leva-lo de volta ao stand. Faço isso de bom grado até para ver que está tudo ok. O limp mode tinha sido do ciclo da EGR ter sido interrompido varias vezes seguidas e fizeram um ciclo forçado.

Entretanto já fiz mais 2 viagens com o carro. Liga bem, não voltou a entrar em limp mode e o ruído ao ralenti não se ouve.
 
Back
Top