ruído nas colunas/ assobios

Bom dia.
Tenho um audi a3 do ano de 2000. No carro tenho instalado um autoradio sony xplod, ligado com um conversor ás fichas originais do antigo rádio.
Desde sempre que quando o rádio se encontrava desligado, notava um ruído proveniente das colunas, mas ligado não me apercebia de nada.
No entanto no dia de ontem, tive de trocar o motor de arranque por avaria, e além do ruído que fazia anteriormente, o mesmo é mais intenso e muda consoante acelero, travo.
Estive a pesquisar no forum, e parece-me que seja um problema de massa.
Agradecia que me elucidassem relativamente a esta situação, e se podem me esclarecer como resolver este problema.
 
Ligas a carcaça do rádio a chapa, o fio de massa do conversor a chapa, assim como o negativo do rádio. Com estes passos, tem de desaparecer por completo o ruído.
Se o assobio vier a mesma , mas apenas atrás, tens de aceder ao sub e reforçar a ligação a massa.
 
Boas.
Primeiro é preciso saber se o carro é diesel ou gasolina. Os sintomas são os mesmos mas as causas podem ser diferentes.
Pode ser realmente um problema de massa (gnd) insuficiente, má qualidade do conversor ISO, problemas no amplificador audio ou filtragem do alternador deficiente (tratando-se de um diesel). Agora, o mais estranho é ouvir-se o dito ruído nos altifalantes mesmo com o radio desligado! Cheira-me a alguma ligação eléctrica mal efectuada. Se tem amp OEM, o radio não deve estar a fazer o st.by (remote) ao amp.
 
O carro é diesel. Tem o woffer na mala do lado esquerdo, e penso que tem incorporado ao woffer o amplificador. antes notava que com o carro em funcionamento, e o rádio desligado, notava um ligeiro barulho proveniente das colunas, neste caso vindo de trás, podendo ser do woffer, mas era um barulho ligeiro. No entanto a partir de ontem, quando troquei o motor de arranque, o barulho ouve-se nas colunas e é mais intenso quando acelero ou travo, ou mesmo quando ligo outros aparelhos
 
Então para começar deves fazer o que o user Madlima indicou. A ver se é massa insuficiente na zona do Radio. Liga tb um fio de massa à carcaça do amplificador de sinal de antena (pode estar na cablagem da mesma junto ao radio ou junto à base da ant.
Boa sorte.
 
Não sei como, mas quando comecei a tirar o autorádio, o barulho que ouvia, deixou de fazer, e voltou ao que era antes. Isto é, quando o carro está a trabalhar ou com a chave rodada e o rádio a funcionar com o som a zero não se ouve nada, mas quando desligo o rádio começo a ouvir tipo uma interferência. Este deve se dever ao facto de a alimentação do amplificador do woffer, não se tratando de sistema bose, deve ser um sistema normal.
Mas estive a ver as ligações, e parece-me que há marosca ali. Já vinha assim assim há 8 anos quando o comprei, e se o barulho não voltar, deixo assim mesmo.
Obrigada pessoal
 
Penso que seja isso, mas agora já está bom. No entanto aquele ruido que ouvia antes, com o rádio desligado mantem-se, deve ter sempre corrente, mas isso pelo que vi, e motivado pela salganhada daquelas ligações.
Obrigada
 
Back
Top