Bom dia a todos. Estou com um problema na direção assistida na minha Audi A4 B6 130 TDI. Começou a fazer muito ruído ao virar e verifiquei que o nível do óleo da direção está sempre acima do nível, borbulha e faz espuma que até sai pelo respiro que tem na tampa do deposito. Se repuser o nível do óleo, e andar com ele, no dia a seguir volta a ficar acima do nível. Já pesquisei aqui no fórum e houve um caso em que falaram do filtro que tem dentro do deposito que possa estar entupido, e está a causar este problema. Verifico também que a bomba do óleo quando isto acontece também começa a fazer um ruído tipo rolamento gripado, e ao girar o volante faz muito ruído. Logo vou ao mecânico e vou começar por mudar o óleo e limpar o deposito e filtro do mesmo para ver se resolve o problema. Eu sei que a caixa da direção tem uma fuga de óleo do lado do condutor, pois o fole está sempre com mancha de óleo da direção, e já cheguei a colocar um aditivo selante tapa fugas da FAHER para ver se resolvia o problema. Cumprimentos,
Se o nível aumenta e borbulha é porque tem ar. Sim deves ter uma fuga na caixa ou na tubagem Sent from my P40 Pro using Tapatalk
E o aditivo é óptimo para matar de vez a direção assistida. Aliás, qualquer sistema, seja de fluidos, seja de líquido de arrefecimento. Esconde o problema provisoriamente, e mais tarde mata a facada.
Se tens fuga na caixa não tens outro remédio que mandar reparar… na troca aproveita e dá uma vista de olhos nos tubos para ver se estão ok… não estando tens que trocar e por material de origem( tem restritores no interior dos tubos). A bomba faz barulho porque está aspirar ar e a comprimi-lo… causa micro explosões das bolhas de ar e faz barulho que se chama cavitacao… a cavitacacao também tem a consequência de ir desgastando os componentes da bomba… por isso acho que deves tratar disso o mais rápido possível porque só estás a estragar mais o sistema… na minha opinião selantes e para esquecer. Boa sorte!
Bom dia. Obrigado pela resposta, realmente é a caixa que está a deixar entrar ar para o sistema, segundo o mecânico, como também já tinha detetado a fuga na caixa do lado do condutor, que no entanto não me perdia muito óleo, poder ser por essa mesma fuga, que tenha aumentado, e que esteja a causar agora esta situação. Vou ter de a mandar reparar. Muito obrigado a todos, Abraço.
Pior de tudo, são os estragos que podem ser causados pela fuga. O fluido de travões e direção assistida são altamente corrosivos. Reage sobretudo com as borrachas das tubagens e algumas pinturas. Cuidado com isso. Manda lavar muito bem e inspecionar a volta da fuga.
Bom dia. Após analisar o problema, decidi mudar o óleo e fazer uma limpeza ao deposito e filtro do óleo da direção assistida. Quando retiro o óleo todo do deposito, verifico que o filtro está fora do sitio e solto, por isso o óleo borbulhava dentro do deposito e consequentemente ganhava ar. Após limpeza e colocação do filtro no respetivo lugar, fiz a muda do óleo. Para já o ruído desapareceu, no entanto ainda não andei muito com o carro, vou aguardar. Obrigado.
Boas. Não cheguei a tirar fotos. No entanto, explico: O deposito do óleo da direção assistida tem um pequeno filtro, em forma de L no interior, na entrada do tubo de retorno que vem da caixa da direção. Esse filtro quando esvaziei o deposito, estava desencaixado no interior, e o óleo ao retornar ao deposito borbulhava, pois o filtro abanava com a pressão do óleo na entrada. Consegui encaixar o filtro no sitio e para já já não faz o borbulhar que fazia, este borbulhar fazia com que ganhasse ar no óleo da direção e consequentemente o ruído na bomba e na direção. Abraço.
Bom dia a todos. Problema resolvido. O problema estava no deposito do óleo da direção assistida, tinha o filtro solto no seu interior, e como consequência, o óleo borbulhava e produzia ar. Desde que o limpei e coloquei-o no sitio até hoje nunca mais fez ruído. Obrigado a todos pelas dicas. Abraço.