Ruído estranho direção

Viva, pelas razões que referi anteriormente ainda não levei o carro para verificar esses pontos, passei apenas na Audi para pedir uma opinião.

Faz o seguinte. Entra no carro. Vidros abertos. Liga o motor, vira a direcao toda para a esquerda. E arranca devagar. Para. Arranca de novo desta vez com mais vigor. Repete isto mas para a direita, viras tudo para a direita e arrancas devagar. Paras , voltas a arrancar com mais força. Se ouvires o ruido que faz lembrar estalidos, é um ou os dois cardans em mau estado.
Outra hipotese, menos provavel mas possivel, os pendurais da barra estabilizadora.
 
E tens a certeza que o teu tem servotronic? Qual é o código que tens nos extras? 1N3?
Para teres deposito de oleo, não será uma hidráulica "normal"?

Nota:
Não tens o ADS, certo? Que vai ajustando a dureza conforme o modo de condução que escolhes? Isso já teria de ser electrica... codigo QZ7 penso eu.
Tirei a informação da app da Audi, após introdução do VIN. Lá aparece todo o equipamento do carro, de série e opcional.
 

Anexos

  • 1871BD73-888F-4D60-831E-5B0060A782F0.png
    1871BD73-888F-4D60-831E-5B0060A782F0.png
    116,6 KB · Visualizações: 7
Faz o seguinte. Entra no carro. Vidros abertos. Liga o motor, vira a direcao toda para a esquerda. E arranca devagar. Para. Arranca de novo desta vez com mais vigor. Repete isto mas para a direita, viras tudo para a direita e arrancas devagar. Paras , voltas a arrancar com mais força. Se ouvires o ruido que faz lembrar estalidos, é um ou os dois cardans em mau estado.
Outra hipotese, menos provavel mas possivel, os pendurais da barra estabilizadora.

Certo, isso consigo fazer.
Amanhã darei feedback dos resultados.
Muito obrigado!
 
E tens a certeza que o teu tem servotronic? Qual é o código que tens nos extras? 1N3?
Para teres deposito de oleo, não será uma hidráulica "normal"?

Nota:
Não tens o ADS, certo? Que vai ajustando a dureza conforme o modo de condução que escolhes? Isso já teria de ser electrica... codigo QZ7 penso eu.

Servotronic leva oleo hidraulico. Aumenta ou diminui a rigidez do volante conforme a velocidade. Conforme a velocidade, ajusta as valvulas na caixa aumentando ou diminuindo a pressao do oleo hidraulico, variando assim a rigidez do volante.
 
Malta, acho que estou com um problema que me está a impedir de andar para a frente...sempre levei os meus carros à marca, e o A5 não tem sido excepção (tal como tenho referido no forum). Hoje, o engenheiro da Audi foi dar uma volta com o carro e efetivamente o barulho não apareceu. Eu estava no banco do pendura o tempo todo e nada...mas concluindo, concordo que precisava mesmo de um mecânico de confiança para recorrer nestes casos, até porque os preços praticados na audi estão acima dos valores que posso pagar...enfim é mais um desabafo.
Vê lá se o estalinho ou barulho nao é do banco do pendura, lol.
 
Vê lá se o estalinho ou barulho nao é do banco do pendura, lol.
A primeira coisa que fiz foi tentar perceber se o ruído poderia ser do tipo parasita mas tirei tudo do porta luvas, mala, etc...mas parece vir mesmo da frente (rodas). Estranho o facto de não sentir nada de anormal no volante nem nos pedais. Admito a possibilidade do barulho ter outra origem, mas para já sempre que aparece tem uma duração tão curta que nem tenho tempo de ver nada. São meia dúzia de estalidos.
 
A primeira coisa que fiz foi tentar perceber se o ruído poderia ser do tipo parasita mas tirei tudo do porta luvas, mala, etc...mas parece vir mesmo da frente (rodas). Estranho o facto de não sentir nada de anormal no volante nem nos pedais. Admito a possibilidade do barulho ter outra origem, mas para já sempre que aparece tem uma duração tão curta que nem tenho tempo de ver nada. São meia dúzia de estalidos.

Se for cardans nao sentes nada na direcao nem nos pedais.
Isso cheira a cardans por todo o lado, tresanda a cardans. Isso está a gritar cardans! Lol
Mas ja é dificil despistar barulhos tendo o carro a frente, quanto mais aqui.. Mas pela tua descricao.. Parece mesmo cardans.
 
Se for cardans nao sentes nada na direcao nem nos pedais.
Isso cheira a cardans por todo o lado, tresanda a cardans. Isso está a gritar cardans! Lol
Mas ja é dificil despistar barulhos tendo o carro a frente, quanto mais aqui.. Mas pela tua descricao.. Parece mesmo cardans.

:)
 
Um facto que não referi é que os pneus estão a ficar uma miséria, estão gastos assimetricamente, e também escamados. Já estavam quando adquiri o carro à cerca de 1 ano. À cerca de 6 meses, na sequência de um furo, a direção foi alinhada e os pneus calibrados, no BomPiso (Rio Tinto). Aliás foi lá que me alertaram para a autuação.
 
Um facto que não referi é que os pneus estão a ficar uma miséria, estão gastos assimetricamente, e também escamados. Já estavam quando adquiri o carro à cerca de 1 ano. À cerca de 6 meses, na sequência de um furo, a direção foi alinhada e os pneus calibrados, no BomPiso (Rio Tinto). Aliás foi lá que me alertaram para a autuação.

Isso é um problema à parte..
Devias querer dizer "jantes equilibradas".
Convém mudares esse pneus.. Com este tempo, não é aconselhável andar assim.
 
Hoje, logo pela manhã e a frio consegui simular o ruído na volta a uma rotunda.

Foi gravado com um telemóvel pousado no banco do pendura, por isso vale o que vale.

Aqui fica o link com ficheiro .m4a

https://we.tl/t-YWKatNWApa

Aqui fica o link com ficheiro .mp3
https://we.tl/t-3BwMmu6M9F

Será que alguém consegue perceber de onde virá?
 
Last edited:
Esse barulho parece mesmo cardans.. Mas se pudesses experimentar com o carro parado e a arrancar como te tinha explicado era melhor.
Ainda nao o levaste ao mecanico?
 
Ainda não tive tempo, mas amanhã sendo fim-de-semana estou por minha conta e vou fazer os testes que referiu.
 
Back
Top