rosca da poli da ventoinha (Já bomba!!)

Boas.

Alguém sabe qual é o tipo de rosca do parafuso (que fica na parte detrás da poli) que segura a poli da ventoinha acionada pela correia que passa no alternador, bomba direcção e de água e tensor.

Será rosca normal ou esquerda?

Preciso de tirar essa poli e não quero correr o risco de estar a apertar ainda mais e moer o parafuso! :|

Espero que alguém já a tenha desmontado e aceito dicas de quem tem experiência o ramo. Sem tirar isso, não chego à parte de baixo da distribuição.

Bom ANO NOVO para todos!! :p

PS. O motor é um 1.9 TDi 1Z de 90 cv..mas penso que todos os B5 diesel têm essa ventoinha.
 
Re: rosca da poli da ventoinha

boas, se não conseguires tirar, tira o apoio do alternador fora e com 1 broca fura o centro do parafuso da poli, k depois já sai bem. o parafuso na origem custou-me cerca de 1.20€. Eu no meu b5 110 cv fiz assim e problema resolvido.cumps,e bom ano....
 
Re: rosca da poli da ventoinha

Mas 1 dos 2 parafusos do alternador não sai totalmente porque bate na poli onde aperta a ventoinha, logo penso que o alternador não sai.

Se já montaste um parafuso novo, qual foi o sentido do aperto? Normal?
 
Re: rosca da poli da ventoinha

a rosca é direita por isso so tens que ter atençao visto que esta da parte de tras e podes fazer confusao e pensares que deves desapertar para o lado errado.se tiveres uma cinta de desapertar os filtro de oleo agara da parte da frente e depois com uma chave 8 seistavada interior comprida desapertas para o lado esquerdo do carro
 
Re: rosca da poli da ventoinha

Boa descrição.

Confirmo a rosca direita para o parafuso da ventoinha... ;) e rosca direita com chave interior sextavada para trancar. :)

Já desmontei quase tudo...só falta a poli da cambota para ter a distribuição toda à disposição.

Obrigado philze pela ajuda.
 
Re: rosca da poli da ventoinha

para a poli da cambota sao 4 parafusos 6 seistavados interiores mas a chave que deves por deve ser nova e de boa qualidade senao podem passarr-se os parafusos mas alguma duvida apita. para nao te enganares na correia de distribuiçao tens um ponto no volante do motor que fica na direcçao do filtro de oleo na cames tens que tirar atampa das valvulas e sao tres parafusos 10 depois na a. cames tens um rasgo que nao tendo nenhuma peça para trancares podes por uma chave de bocas 18/19 o mais dificil vai ser para trancares a bomba injectora porque tem a grossora de um dedo .
 
Re: rosca da poli da ventoinha

Já topei os pontos do motor pelo autodata e pelo vivid workshop.

Para a bomba injectora ainda vou inventar um parafuso grosso para trancar a bomba, mas de qualquer forma vou fazer uma marca minha para caso a poli se mexa por qualquer motivo.

Para a cames vou usar a chave de bocas e para a poli da cambota vou usar uma chave de caixa sextavada nova porque não tinha nenhuma e os parafusos estão com um aperto estúpido! :green

Depois de montar a distribuição, correia alternador, e akele tubo de ferro da frente das tubagens do intercooler, posso colocar o motor a trabalhar só para certificar que está a funcionar bem?? Aconselhas?

A ideia é poder corrigir alguma coisa antes de montar toda a frente do carro. ;)
 
Re: rosca da poli da ventoinha

boas pelo menos deves por a tampa de plastico antes de pores a funcionar.atençao com o ponto do motor .antes de tirares a correia deve conferir varias vezes o ponto do motor . visto que para veres o ponto da cambota é um rasgo na caixa de velocidades e estao dois pontos que podem fazer confusao um traço ou um zero
 
Re: rosca da poli da ventoinha

No meu o ponto do volante é um zero...já tenho o motor no ponto. De qualquer forma irei rodar o motor à mão 2 voltas para ter a certeza que as válvulas não batem nos pistões, para o caso de não me ter enganado nos pontos.

Já me aconteceu na minha audi 80 errar um dente na correia e a centralina tem um sistema que, não estando o motor no ponto, simplesmente não pega nem roda...é como se tivesse morto!!

Mas neste A4 os pontos são mais fáceis de encontrar. Amanhã veremos se funciona. :)
 
Já trabalha e correu tudo bem!!

Era a bomba de água que tinha folga no veio e mandava a água para dentro da distribuição.

Estou a pensar em colocar um DIY da mudança da distribuição do meu A4 B5.

Obrigado e abraços ao ppl. :lol:
 
Back
Top