Rolamento em eolo ou esfera?

Boas,

Vou ter de montar par de rolamentos na caixa velocidade, nomeadamente os do lsd.
A caixa ja está aberta e os rolamentos da mesma são todos em rolo. Mas o que me interessa saber é qual a diferença entre rolamento em rolo ou rolamento em esfera nos termos de durabilidade, qual dos dois é mais propenso a gripar, qual aguenta mais torção, rotação, vantagens, epah, o que souberem.

Esta questão surge pois à alguns anos atrás tive de reparar uma caixa velocidades e deram me a "dica" de mudar de rolamento esfera para rolo.

Caixa 5vel do 1.8t quattro 2000
 
Muito resumidamente, os rolamentos de esfera têm menos atrito, menos variação de rotação, são indicados para aplicação em altas rotações. Dependendo da estrutura onde montados, por norma transmitem menos vibração. Pelo contrário os de rolete (rolo) aguentam cargas muito maiores, choques e normalmente têm uma vida mais longa nessas condições. São menos silenciosos, são mais usados onde as rotações são menores e o esforço maior.
Dependendo de se são abertos, vedados ou selados (qualquer um deles), isso vai sempre modificar um pouco as suas características.
Depois há ainda os de agulha, mas não vêm aqui ao caso.
A meu ver era montar iguais aos OEM.
 
Muito resumidamente, os rolamentos de esfera têm menos atrito, menos variação de rotação, são indicados para aplicação em altas rotações. Dependendo da estrutura onde montados, por norma transmitem menos vibração. Pelo contrário os de rolete (rolo) aguentam cargas muito maiores, choques e normalmente têm uma vida mais longa nessas condições. São menos silenciosos, são mais usados onde as rotações são menores e o esforço maior.
Dependendo de se são abertos, vedados ou selados (qualquer um deles), isso vai sempre modificar um pouco as suas características.
Depois há ainda os de agulha, mas não vêm aqui ao caso.
A meu ver era montar iguais aos OEM.

Vou montar os originais claro.

Entam no caso de um motor rotativo como por exp 6 a 8 mil rpm os de rolo são na mesma adequados? Ou os de esfera são mais propensos na medida em que baixam o atrito? (apenas para saber mais, não aplicavel na minha caixa)

A caixa tem 90% rolamento aberto.
 
Vou montar os originais claro.

Entam no caso de um motor rotativo como por exp 6 a 8 mil rpm os de rolo são na mesma adequados? Ou os de esfera são mais propensos na medida em que baixam o atrito? (apenas para saber mais, não aplicavel na minha caixa)

A caixa tem 90% rolamento aberto.
Estamos a falar dentro da mesma medida, um e outro. Para essas rotações e não havendo esforço de maior é mais indicado o de esfera. Um de rolos nessa rotação faria muita zoada.
Os da caixa devem ser abertos para serem lubrificados pelo óleo da caixa....(digo eu, não sou mecânico auto).
 
Estamos a falar dentro da mesma medida, um e outro. Para essas rotações e não havendo esforço de maior é mais indicado o de esfera. Um de rolos nessa rotação faria muita zoada.
Os da caixa devem ser abertos para serem lubrificados pelo óleo da caixa....(digo eu, não sou mecânico auto).

Tanbem não sou mecânico haha

A cena é que em varios outros fóruns, tenho lido que é uma questão de esforço + longevidade . Mas em contra partida tenho lido que é uma questão de - atrito - longevidade.
Sendo que nunca li um artigo que defina exatamente uma diferença significativa entre rolo/esfera para aplicações a motores originais sobre longevidade dos rolamentos e se haverá alguma "preocupação" sacrificar longevidade para menos atrito. (rolo: mais base de apoio no rolamento em si, esfera: menos base de apoio no rolamento em si).

Na minha caixa, para mim, esferas! Pois sempre reduz um pouco atrito, e MESMO assim confesso que de rolo é mais útil pois mando potência para as 4 rodas e tenho que ter uma base de rotação mais extensa nos rolamentos porque sofre mais binário.

Aqui no grupo alguem sabe na integra se faz alguma diferença para caixa original, cuja caixa usa rolo no composto rolamento, alterar para rolamento em esfera terá mais benefício?
 
Back
Top