RNS-E não reconhece DVD GPS

Boas, quando adquiri a minha menina, o RNS-E trazia um dvd de 2005 original. Como não era recente, pensei experimentar com um de 2008 para verificar se funcionava.
Falei com uma amigo que tinha o de 2008 e tentei instalar. Resultado - bloqueio do RNS-E. Nem ligava...
Pesquisei um novo firmware (650) e ele aparentemente ficou bom, excepto a parte de leitura de DVD de navegação. Nem o de 2005, nem o de 2008. Dá a mensagem "mal inserido". O que posso fazer? Será sujidade? Será o laser a morrer? Se sim como posso testa-lo?
Obrigado e um bom ano para todos.
 
trivial disse:
por rediculo que pareça tinha o memso problema e um cd/dvd de limpesa foi o suficiente
tenta isso

espero que sim, pois na mercedes andaram à volta do meu e népias ... :'( :'( :'( :'(
 
rmatos disse:
limpa com um dvd limpeza da allsoft ;)
eu limpei o meu com um vulgar CD de limpeza de 3€ na radio popular e ficou a funcionar!! começou logo a "bulir" o DVD 2009 powered by "o GURU" :twisted: :twisted:
 
Bem meus amigos eu limpei o meu com 3 dvd de limpeza marcas diferentes e por ultimo limpei manualmente conforme meti aqui num tópico, mas em vão cd e dvd's single layer 5 estrelas, dvd's dual layer nestum.
Houve aqui alguém do forum que me disse que uma casa de braga (worlwidesounds) vendia laser's e que até estava no miau por 40 €, telefonei para lá mas 40 € é para navegadores audi mas de cd, para o rns-e que é dvd custa a módica quantia de 185 € e é preciso muito cuidado ao instalar porque corre-se o risco de a estragar, conclusão tenho o dvd de navegação de 2008 novo para nada, uma vez que o mapa de portugal está no dvd 1 que é dual layer :evil:.
Foi-me dito que o laser do rns-e não vale grande coisa, ou seja não é defeito é feitio :eek:
 
MAs tenta limpar com um dvd de melhor qualidade ou então segue os passos que meti aqui num tópico de limpeza manualmente lente, é muito simples e rápido, porque pelo que tu disseste o rns-e diz-te mal inserido portanto talvez com uma limpeza como deve ser resulte, porque a mim o rns-e diz-me cd ilegivel.
Limpa manualmente ou então com um dvd de limpeza bom, o de marca allsop costuma ser bom, vende-se na worten. Espero que resolva o teu problema :D
 
Luis Duarte disse:
Bem meus amigos eu limpei o meu com 3 dvd de limpeza marcas diferentes e por ultimo limpei manualmente conforme meti aqui num tópico, mas em vão cd e dvd's single layer 5 estrelas, dvd's dual layer nestum.
Houve aqui alguém do forum que me disse que uma casa de braga (worlwidesounds) vendia laser's e que até estava no miau por 40 €, telefonei para lá mas 40 € é para navegadores audi mas de cd, para o rns-e que é dvd custa a módica quantia de 185 € e é preciso muito cuidado ao instalar porque corre-se o risco de a estragar, conclusão tenho o dvd de navegação de 2008 novo para nada, uma vez que o mapa de portugal está no dvd 1 que é dual layer :evil:.
Foi-me dito que o laser do rns-e não vale grande coisa, ou seja não é defeito é feitio :eek:
pois é aconteceu.me o mesmo , mandei reparar , e keimaram-no, conclusao: rns-e novo a caminho a abrigo da garantia
 
Após uma limpeza da lente com um DVD de limpeza da Larenz Bell, o meu RNS-E lá leu o DVD 2008. Fez o update de software e consigo navegar pelos menus de navegação. No entanto, o RNS-E bloqueia em algumas operações (dá a indicação de DVD Unreadable), como seja a introdução da cidade ou na listagem das categorias dos pontos de interesse.

Alguém me pode indicar se o problema está na lente, que ainda precisa de mais algumas "limpezas" ou se pode ser o DVD (que não é um original)? Mais alguém tem este tipo de problema?

Abraços.
 
goldcondor disse:
Após uma limpeza da lente com um DVD de limpeza da Larenz Bell, o meu RNS-E lá leu o DVD 2008. Fez o update de software e consigo navegar pelos menus de navegação. No entanto, o RNS-E bloqueia em algumas operações (dá a indicação de DVD Unreadable), como seja a introdução da cidade ou na listagem das categorias dos pontos de interesse.

Alguém me pode indicar se o problema está na lente, que ainda precisa de mais algumas "limpezas" ou se pode ser o DVD (que não é um original)? Mais alguém tem este tipo de problema?

Abraços.

Eu tive o mesmo problema de bloqueios, e a solução foi DVD novo...apesar de o outro aparentemente estar imaculado
Antes também tinha problemas na leitura e o DVD de limpeza ALLSOP Carbon foi a solução...
Não querendo estar a enganar ninguém e tanto quanto sei as lentes dos RNS-e não são muito amigas de DVD´s backup(se for mentira os entendidos que me digam)... e isso nota-se mais em algumas série dos RNS-e especialmente as mais antigas...
Claro que nisto a qualidade do DVD e a gravação contam muito...
 
Back
Top