RNS-E com FW:X

Boas,

Passei esta tarde a passar de um rádio 1din para um RNS-E na minha b6.
Em princípio parece que tenha corrido tudo bem, mas de momento tenho algumas dúvidas ao qual peço a vossa ajuda para esclarecer.
O rádio veio sem Pin de activação mas ja tinha sido avisado pelo vendedor que na própria página onde temos de inserir o Pin é visível um código e os últimos 4 dígitos são o próprio pin. Quando fui ver qual o nível de FW este apenas aparece com um "X".
O rádio veio também sem qualquer dvd de mapas, por isso tentei usar um que arranjei online, mas sem resultado. Quando meto o dvd este dá-me um erro que não consegue ler.
Posso confirmar que o rádio consegue ler cds áudio sem problema.
Pelo que consegui pesquisar online o tal "X" quer dizer que alguém fez "hack" ao rns-e e creio que o SDS está activado. Acho que também é possível fazer downgrade ao FW e depois fazer um upgrade para um versão normal.
A minha questão é, se fizer isso ao FW o rádio vai pedir-me novamente pelo Pin? E se pedir com o FW oficial vou deixar de ver este pin na página inicial? Caso isto aconteça há alguma maneira de recuperar este pin? Alguma sugestão vossa para por os mapas a funcionar? Tenho receio de comprar um dvd no ebay ou algo assim e voltar a ter o mesmo erro. Valerá apena fazer o upgrade de FW?
Todas as sugestões são bem vindas pois toda a info que vejo online falam de milhares de alternativas mas não vejo nada que se aplique ao meu caso.
Muito obrigado pessoal.
Cumprimentos
 
Boas,

Passei esta tarde a passar de um rádio 1din para um RNS-E na minha b6.
Em princípio parece que tenha corrido tudo bem, mas de momento tenho algumas dúvidas ao qual peço a vossa ajuda para esclarecer.
O rádio veio sem Pin de activação mas ja tinha sido avisado pelo vendedor que na própria página onde temos de inserir o Pin é visível um código e os últimos 4 dígitos são o próprio pin. Quando fui ver qual o nível de FW este apenas aparece com um "X".
O rádio veio também sem qualquer dvd de mapas, por isso tentei usar um que arranjei online, mas sem resultado. Quando meto o dvd este dá-me um erro que não consegue ler.
Posso confirmar que o rádio consegue ler cds áudio sem problema.
Pelo que consegui pesquisar online o tal "X" quer dizer que alguém fez "hack" ao rns-e e creio que o SDS está activado. Acho que também é possível fazer downgrade ao FW e depois fazer um upgrade para um versão normal.
A minha questão é, se fizer isso ao FW o rádio vai pedir-me novamente pelo Pin? E se pedir com o FW oficial vou deixar de ver este pin na página inicial? Caso isto aconteça há alguma maneira de recuperar este pin? Alguma sugestão vossa para por os mapas a funcionar? Tenho receio de comprar um dvd no ebay ou algo assim e voltar a ter o mesmo erro. Valerá apena fazer o upgrade de FW?
Todas as sugestões são bem vindas pois toda a info que vejo online falam de milhares de alternativas mas não vejo nada que se aplique ao meu caso.
Muito obrigado pessoal.
Cumprimentos

Boas, quando dizes FW deves querer dizer SW, certo? Depois, qual é o rns-e? No botão a seguir ao rádio tem "CD/TV" (versão 192) ou diz "Media" (versão led - 193)?

Depois, quais os mapas que usaste - original ou cópia? Ainda assim, parece-me que essa lente estará "massacrada" e no mínimo precisará de uma limpeza para te ler os mapas. Aconselho-te a comprar mapas originais que consegues já relativamente baratos de anos anteriores.

Mas os experts e nomeadamente o @jimy já por aqui passam...
 
Last edited by a moderator:
FW deve querer dizer FirmWare.

O X significa isso mesmo o que foi referido quanto ao hack e não é nenhum defeito.
Normalmente e depois de "pareado" pela 1ª vez com o veiculo (e o seu VIN) o radio não irá mais pedir o PIN
porque isso não tem a ver com a versão de Software instalado.
Mas pode acontecer por acaso ou um dia em que bateria seja desligada, mas é raro.

Quanto aos mapas recomenda-se sempre o uso de DVD originais mesmo que sejam de há 1, 2 ou 3 anos,
são muito mais fiaveis e menos problematicos na leitura.
DVD de copia comprados na net são uma lotaria e mais tarde ou mais cedo o leitor do RNS-E deixa de os ler ou dá erro.
Sacar ficheiros da net e gravá-los num DVD para este RNS-E, só com gravadores especiais e com certos truques, de outra forma não dá, não merece o custo nem o trabalho.
 
Muito obrigado a ambos pelas respostas.
Sim FW quer dizer Firmware.
Entendo que o rns-e podera nao pedir novamente o pin, mas caso o faça nao sei como proceder. Sera que devo desligar novamente a bateria e forçar o rns-e a pedir PIN novamente e simplesmente guardar o PIN que ele me esta a mostrar enquanto esta pirateado? O Pin sera sempre o mesmo presumo.

Ja agora o meu é a versao "normal" ou seja sem ser led.
Vou mandar vir entao um mapa e ver o resultado. Tambem li sobre a limpeza das lentes, por isso vou tentar fazer isso. Mal nao fara presumo.

Ja agora, e necessario ou aconselham algura alteracao no Vagcom em relacao ao rns-e?
E em relaçao a adicionar um modulo bluetooth? Sei que existe um OEM, mas parece-me um pouco caro e talvez um pouco mais complexo que outros disponiveis no mercado. Apenas gostaria de tocar musicas do meu iphone no radio e se possivel atender chamadas. Alguem recomenda alguma coisa?

Muito obrigado a todos mais uma vez.
 
Back
Top