Retentor caixa de transferências audi allroad 2.5 tdi Output shaft seal replacement

Pois é malta... Vou partilhar aqui algo que pode dar jeito ao pessoal.


Desta vez, após fazer uma mudança de pastilhas de travão, reparei que existia óleo a pingar à saída da caixa de transferências da "caminete".

Comecei logo a coçar a cabeça, mas pensei em ver de onde vinha. O problema é que era 5ª feira à tarde, aquilo pingava óleo para carai, e não tinha tempo de comprar o óleo original para adiar o problema, visto 6ª feira, ser feriado (6ª feira santa). Pingava óleo e como preciso do carro para andar, resolvi ser "curioso". Pensei ser o retentor que liga ao eixo flangeado.

Assim, deitei mãos à obra. Tirei nível do óleo na caixa de transferências do "machibombo" e aquilo já tinha descido um bom bocado, o que confirmou ser o retentor.


Comecei a pesquisar pelo preço do retentor e vi que aquilo custava cerca de 20€ na Audi, mas não o podia arranjar de imediato.(referência 01E 409 400). Deixo foto mais à frente.

Dito isto, foi hora de trabalhar no "bife".

Deixo já a informação de vários materiais que terão de ter à mão:

Torx: T30 e T40 - Arranjem material bom, ou partem-se, parece manteiga. Aconselho apenas pontas.

Chave sextavada interior: esqueci-me das medidas, mas são 3 diferentes. 2 para os bujões de enchimento e vazamento da caixa de transferências, e outra para desapertar o eixo da transmissão do veio de flange.

Chave de caixa tamanho 27, 17, 13.

Chave de boca tamanho 13 e 10. Caso não tenham, arranjem daquelas chaves curvas, que não lembro o nome.

Alicate de pontas.

Torno ou prensa.

1 saca

Muito desperdício para limpar as mãos.

E finalmente, muito boa disposição. Umas mines ou umas médias poderão servir de auxílio.


1 - Peguei no carro e levei-o para uma fossa:

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2 - Desapertar as abraçadeiras de escape/casquilhos de aperto e o primeiro resguardo de protecção da caixa de velocidades. O resguardo para sair, basta desenroscar os parafusos um meia volta. Os tubos de escape saem se mandarmos uma martelada soft nos casquilhos de aperto. Pode ser utilizado um maço de borracha ou plástico.

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3 - Tirar o óleo da caixa de transferências: esqueci-me de tirar fotos. Como não tinha onde adquirir, aproveitei o que existia e coloquei dentro de um balde.

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4 - Desenrosquei a escora que fixa ao charriot(2 parafusos):

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5 - Coloquei uma tábua atravessada na fossa. Na mesma coloquei o macaco da carrinha e encostei à caixa de transferências e ao diferencial pela parte de baixo, para que servisse de suporte ao passo seguinte.
Não tenho foto, mas deixo algo parecido.

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6 - Depois, desapertei os parafusos que suportam o escape e que estão agarrados ao diferencial e à caixa de velocidades.

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Não desapertei o flexível, por achar não haver necessidade. Suavemente, o escape desceu até mais abaixo e apoiou na tábua onde utilizei o macaco para suporte.

7 - Retirei os 2 primeiros resguardos térmicos que existem logo depois da caixa de transferências. Estes utilizam umas porcas em aluminio ou sei lá. Aquilo é bastante frágil. Deixo foto os resguardos e das anilhas.

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8 - De seguida, a força foi solicitada. Começar a desapertar os parafusos do eixo de transmissão. Foram partidas 2 chaves sextavadas. Ou eram de má qualidade, ou aquilo estava com um aperto do camandro. Não tirei fotos nesta parte.

Tirou-se o protector térmico (chave T40 Torx) e desapertou-se o eixo de transmissão. Devemos esapertar também o apoio do eixo de transmissão.

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Segurei o eixo com arame de fardo. O eixo não cai logo fica bastante justo ao veio de falange. Chamo a atenção para tirar o eixo, pois o mesmo encontra-se colado. Basta martelar na zona central de forma suave e o mesmo descola. Existe uma chapa mais pequena, onde o guarda pós está acoplado, para protecção da junta homocinética na ponta do eixo de transmissão. Existem ainda uma junta de vedação e uma chapa com os furos do eixo de transmissão logo depois do guarda pós que serve para a mesma não agarrar. Devemos ter cuidado para não caírem.


Foto da junta:

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Eis que disse "prejudicado" em alta voz, mas com F: Tou "Fo**** com esta me***". Os homens lembraram-se de fazer um veio de flange diferente das A6, A8 e RS6. Não tem parafuso no centro à mão de semear.

Foto "gentilmente cedida" por um user de outro fórum.

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9 - De seguida, comecei a desapertar os parafusos que ligam a caixa de velocidades ao charriot, para que o mesmo descesse e a caixa de transferências ficasse com melhor acesso. São precisas as chaves tamanho 13 e 18 de caixa. Atenção que devem ser desapertados os parafusos mais pequenos primeiro (tamanho 13) e depois o maior onde está um mancal em borracha (tamanho 18 ).

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10 - Começar a descer o macaco de forma suave até a caixa de transferências descer. Não descer muito por causa das tubagens que podem existir.

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11 - Quando der para ter acesso à parte superior, desapertar os tubos hidráulicos em alumínio, quer servem para o actuador hidráulico da caixa de transferências, isto é, o que engrena na realidade o "Low Range".

Primeiro desapertamos o tubo de retorno de fluído, depois o tubo de entrada de fluído e finalmente, o parafuso de travão. Exactamente nesta ordem, pois o espaço para trabalhar é muito pequeno e podemos danificar os tubos. Deixo as fotos com a sequência correcta para facilitar a extracção da tampa. Chave de boca tamanho 13 para os tubos de alumínio e chave tamanho 27 de caixa para o parafuso de travão. A chave 13 se for daquelas curvas, é melhor para ajudar no ângulo de desaperto. Chamo a atenção para as duas fichas que temos de desligar. Uma delas está num apoio "lixado" de desmontar, por causa da sujidade que ganha.

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Depois o parafuso de travão. Trata-se de um parafuso com uma mola interior que tem uma espera na ponta.

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Parafuso fora, é hora de desapertar os parafusos da tampa da caixa de transferências. Coloquem o mesmo balde que tinham para aproveitar o restante óleo. Aquilo custa cerca de 40€ o litro. É quase ouro.

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12 - Desapertem os parafusos de forma suave. Chamo a atenção daquilo fazer um pouco de mola. Nesta altura do campeonato, já tinha as mãos todas "cag****" e nem me lembrei de pegar no telefone e tirar as restantes fotos. Aquilo sai por completo. Só atenção à pequena mola que faz parte do anel de sincronização. Assim que se mexe na manga corrediça, onda a forquilha selectora encaixa, a mola praticamente salta. é um pequeno arame, mas tem bastante influência na coisa. Deixo foto com a localização aproximada da mola. A seta aponta para ela.

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13 - Quando estiver a forquilha, o anel de sincronização, a manga corrediça e a mola fora, ficamos apenas com o veio flangeado, a tampa da caixa e a peça em borracha, que é o amortecedor de vibrações.

Deixo várias fotos do que se vê. É momento de tirar o rolamento de agulhas. Deixo foto com a localização do mesmo. Nunca vi um rolamento daqueles. Trata-se de um rolamento que tem um abertura onde se fecha e tranca. Para tirar, basta com os dedos abrir de forma suave. Depois sai.

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14 - Tirado o rolamento, tiramos o freio com um alicate de pontas.

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Com o saca, tiramos o veio e fica tudo separado. Atenção, que devemos fixar o saca à tampa em alumínio, e não ao amortecedor de vibrações. Aquilo sai bem, mas temos de ter cuidado para não partir.

Depois de tirado o veio, tiramos o amortecedor de vibrações com duas alavancas ou dois pés de cabra.

Tiramos o retentor velho.



Como não tinha retentor, fui ter com um amigo meu que tinha, e arranjou-me um de medida 40x52x8. O de origem tem 40x52x9.

Esta é a foto do retentor velho.

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15 - Colocamos massa para o retentor entrar melhor. Com uma chave de caixa, ou com um tubo de diâmetro 50mm ou assim, levemente martelamos o retentor para dentro da caixa.


Não tenho fotos desta parte.

Depois colocamos o amortecedor de vibrações na posição correcta.

Colocou-se o veio mais ou menos alinhado e com a prensa empurra-se até estar perfeitamente alinhado e casado com o rolamento de esferas que está ligado à tampa da caixa de transferências.


Depois basta seguir a parte inversa e montar tudo para trás. Chamo atenção que para montar os tubos em alumínio tive que baixar e levantar a caixa de transferências com o macaco diversas vezes.

Ao montar o veio de flange e a tampa da caixa de transferências, fui apertando os parafusos de forma cruzada para ter um ajusto correcto. Apliquei um bocado de silicone de altas temperaturas para vedar melhor.

Ao aparafusar o eixo de transmissão, temos de colocar a junta de vedação e aproveitamos e enchemos a zona entre o guarda pós e o veio de flange, com massa que colocamos nas juntas homocinéticas. Alinhamos o veio de flange e o eixo de transmissão. É um pincel, visto ter de estar a empurrar o carro para trás e para a frente até ficar certinho.

Findo isto, basta montar tudo de forma correcta de forma inversa.


NÃO ESQUECER DE COLOCAR O ÓLEO NA CAIXA DE TRANSFERÊNCIAS. Eu que pensava que já tinha brincado tudo aos "médicos e enfermeiros", tive que ir buscar isto para encher a caixa. Aquilo é mesmo muito lixado de encher. Tem apenas um bujão grande, mas um buraco bastante tapado por algum rolamento ou carreto, no seu interior. Fui buscar isto:

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Tcharan. Cansados? Ainda não acabou. NÃO COLOQUEM O MOTOR A TRABALHAR NEM ANDEM COM A CARRINHA, SEM ANTES FAZER A REGULAÇÃO BÁSICA DA CAIXA DE VELOCIDADES, CAIXA DE TRANSFERÊNCIAS E ACTUADOR HIDRÁULICO.

BASTANTE IMPORTANTE, QUE DURANTE A REGULAÇÃO, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE É PEDIDO PARA CARREGAR O PEDAL DA EMBRAIAGEM A FUNDO, DEVEMOS MANTÊ-LO SEMPRE PRESSIONADO ATÉ TERMINAR O PROCESSO TODO.

Basta ligar o Vag Com e deixar a carrinha destravada.

16 - Ligo o Vag Com com o "transportátil", já que a bateria foi-se com os porcos, e acedo ao modulo 22 - AWD - tracção integral.

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17- - Escolhi o campo 4 - Basic settings - Regulação básica

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18 - Dentro do campo 4, vamos para o grupo 2 e fazemos ok.

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19 - Carregamos na embraiagem até ao fundo e de seguida no ícone on/off/next - activar no Vag-Com.

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20 - Ele avança no processo e pede para carregar no botão do "Low Range" na manete das mudanças.

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21- - Carregamos no botão do Low Range e depois no ícone On/OFF/Next - Activar no Vag Com


22- - A bomba começa a fazer barulho (enchimento do circuito do actuador hidráulico com óleo perdido) e aparece isto:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/3150171/20150405_123314.jpg
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Os valores deverão ser 0.9V, 4.0v, 4.0v e 0.0mm. Este último valor é bastante importante, pois quando montamos a tampa, ao fixar o parafuso de travamento, se estiver tudo bem, a carrinha fica, por defeito, com o Low Range activado.

23 - Carregar no ícone ON/OFF/NEXT - Activar no vag-com. Depois aparece isto:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/3150171/20150405_123323.jpg
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Os valores correctos têm de ser 0.9V, 4.0v, 4.0v e 17.0mm. No meu caso, ele dá a indicação de 17mm, mas rapidamente passa para este valor.

24 - Verificamos o nível do óleo na caixa ao lado do depósito do líquido para os travões, uma vez que se perde óleo quando tiramos os tubos em alumínio.

24 - Saímos do modulo da regulação e vamos procurar erros no grupo 22 - AWD - Tracção integral

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25 - Vemos se existem erros e limpamos. Se existir, clean. No meu caso, estava limpa.

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Agora sim, está terminada a reparação do retentor. E assim se passou uma 6ª feira santa e um sábado daqueles.

Alguma sugestão/crítica/dúvida, são bem vindas.


Boas curvas a todos.

Pedroo
 
Last edited:
Re: Retentor caixa de transferências audi allroad 2.5 tdi Output shaft seal replaceme

Boas,

Post muito bom e util, parabéns
 
Re: Retentor caixa de transferências audi allroad 2.5 tdi Output shaft seal replaceme

Muito bom este Diy.
Parabéns pela especificação.:lol:
 
Re: Retentor caixa de transferências audi allroad 2.5 tdi Output shaft seal replaceme

Palavras para quê... tudo dito... Excelente DIY... apenas um reparo não sei se é do meu browser ou não mas não se vê as imagens directas no tópico, é preciso abrir uma por uma para as ver... o que no meio de tantas torna a coisa complicada e confusa... Se não for do meu Browser era possível corrigir isso!? ficaria 5*.... Abraço
 
Re: Retentor caixa de transferências audi allroad 2.5 tdi Output shaft seal replaceme

Já está corrigido ;-)

Palavras para quê... tudo dito... Excelente DIY... apenas um reparo não sei se é do meu browser ou não mas não se vê as imagens directas no tópico, é preciso abrir uma por uma para as ver... o que no meio de tantas torna a coisa complicada e confusa... Se não for do meu Browser era possível corrigir isso!? ficaria 5*.... Abraço
 
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