Reprogramar o carro, ou não?

E se todos tivessem lido o meu post ...
Todos ignoram em vez de pensar...
Depende do percurso, porque o que gasta em AE, tipo serras é uma coisa, litoral é outra, jantes, et, pneus, carro cheio, vazio, com ou sem repro, caixa ou sua manutenção, Cruise control, etc...

Já que tocaram no assunto da caixa auto, se na muda de fluido não foi calibrada, o consumo sobe também. Milhentos factores.
Parem de comparar o incomparável se o motor não for o mesmo.
ja agora, se o condutor é gordo ou magro lollll nao deixas de ter razao mas tb nao é por essa pintelhices que os consumos vao disparar assim tanto..
 
Atenção meus amigos, antes de todos vós que já vieram vangloriar os vossos consumos e os que ainda virão, tudo a medir pilas :D primeiro não é a questão colocada aqui, depois cada tipo de motor deve se comparar com o da sua classe, e também ver os percursos, jantes, carroçarias, pneus, etc...
Depois não se sabe que média ē medida e como. É como eu por exemplo que já tive médias de 4,1 aos 100 e também já tive 6,5. Depende do percurso feito e como é o trajeto e rodas, etc ...
Se calhar o 1.8T a andar com a mesma genica em cidade do que o 2.0 150, vai gastar os seu belos 9 ou até 10 com para arranca, e o TDI começa a ri-se. Como também o 1.8T e TDI faz 7,5 a 140km/h em 20kms, mas em 200kms a conversa muda. Isso é tudo relativo a muita coisa e em especial jantes e pneus.
Depois há outros factores como MAF ou outra coisa qualquer. Mas repro sim, desde que não demasiado e binário bem trabalhado. Por mim, até mais 25cv estará perfeito. Quanto mais abusarem pior. Fica o aviso (até porque 70% dos reprogramadores exageram na potência), e o cliente não manda bem quer, o reprogramador é quem diz o que pode ser ou não. Pode é tentar ir ao encontro do tipo de utilização do cliente e desejo, mas sem comprometer jamais a fiabilidade (infelizmente há quem abuse e diga: aguenta e fica como o aço!)
Bolas tu les tudo na diagonal.. é claro que um 1.8T vai consumir mais que um TDI seja em viagem, em cidade ou ate a voar, por isso mesmo nao acho que os consumos do user estejam dentro dos parametros normais, dai eu trazer o 1.8T á baila, eu tb tenho um TDI e faz bem menos
 
Fiz os respectivos km apenas comigo no carro, vazio completamente. PNEUS 240/45 93Y R18
Vai praticamente sempre em 8, só em algumas subidas é que põe 7.
Ah e sim, faço os kms todos com o Cruise control ligado.

Pelo sim, pelo não, como é que eu posso saber se está tudo bem? Sou zona centro, estou na Nazaré.
 
Vim ontem para o Algarve, 450 km de autoestrada. Audi A4 B8 2.0 tdi 136cv, ac sempre ligado, média de 140km/h, jante 17. O cb diz 5.8l de média
 
Para já, temos factor da caixa automática e o Cruise Control.
Depois temos mais as jantes 18, pneus 240/45. 3 factores que fazem gastar mais. Dúvidas? Ou leio na diagonal?
Somando tudo, não vejo um consumo assim tão alto para o que é. E agora falta para agravar mais, as jantes 18 serem de et pequeno e muito a face da carroçaria, para gastar mais um pouco.

Respondendo a questão da repro, pessoalmente acho vantajosa. Não precisas de muitos cavalos mais, precisas é do binário mais trabalhado.
Penso que com a repro, deves conseguir baixar 0,5 a 0,7ltrs no consumo. Claro que depois se pisares mais, mais vai gastar. Depois se fizeres estrada a média de 100 a 120 máximo, vais baixar 1 litro na média. A faixa mais económica situa-se dentro dessas velocidades.

Quanto a verificar se tens algum problema, podes verificar o estado e limpeza da admissão e egr. Também pelo vagcom verificar se a MAF tem os valores corretos de referência. No final, se tudo ok, podes ver no MVB os valores dos injetores a ver se há algum muito descompensado.
 
Last edited:
Vou sair entretanto de casa e fazer praticamente 100km, entre IC e AE, vou sair sem Cruise control para ver a diferença.

Em relação a repro, na zona norte/centro, aconselham alguma casa?

Obrigadov
 
Vou sair entretanto de casa e fazer praticamente 100km, entre IC e AE, vou sair sem Cruise control para ver a diferença.

Em relação a repro, na zona norte/centro, aconselham alguma casa?

Obrigadov
Cruise control é uma pequena parte. A soma dos outros factos todos é que já é expressivo.
Vamos supor +0.2ltrs do CC, + 0.4ltrs das jantes 18, +0.3ltrs da caixa automática, já dá quase 1 litro de diferença para outro igualzinho de cx manual e apenas com jante 17 ou 16.
 
Last edited:
Bem, fiz 105km hoje de manhã, os primeiros 78km foram na IC9, média de 90-130km/h, cheguei a entrada da A13 com média 6.3. (sempre de Ac ligado)
Os restantes 27km foram em auto estrada, a subir a A13, (é praticamente sempre a subir) média de 130-140km/h, cheguei cá cima média 6.8.

Foram estes os valores.
 
Bem, fiz 105km hoje de manhã, os primeiros 78km foram na IC9, média de 90-130km/h, cheguei a entrada da A13 com média 6.3. (sempre de Ac ligado)
Os restantes 27km foram em auto estrada, a subir a A13, (é praticamente sempre a subir) média de 130-140km/h, cheguei cá cima média 6.8.

Foram estes os valores.
Já é uma média bem melhor que a outra.
Afinal...
 
Obrigado a todos.
Sou para o piquinhas....o IC lateral de origem é suficiente? Salvo erro o de 170 de origem é duplo, correcto?

Abc
 
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