Renovação de Bilhete de Identidade

Boas pessoal, há por aí alguém que tenha renovado o B.I. recentemente? Preciso de renovar o meu este mês e queria saber se agora já me vão dar o CU (Cartão Único :D). Estes dias deu uma reportagem qualquer e diziam que andavam a demorar prai 11 meses para emitirem o cartão e eu não quero esperar tanto tempo. É possível tirar o B.I. "antigo" ainda?
 
memphis disse:
Boas pessoal, há por aí alguém que tenha renovado o B.I. recentemente? Preciso de renovar o meu este mês e queria saber se agora já me vão dar no CU (Cartão Único :D). Estes dias deu uma reportagem qualquer e diziam que andavam a demorar prai 11 meses para emitirem o cartão e eu não quero esperar tanto tempo. É possível tirar o B.I. "antigo" ainda?
:eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :D

acho que já entrou em vigor

tanto que eu estou á espera de confirmar isso pra "perder" o meu BI :p
 
ouvi dizer que anda aí uma foto de CUs com tangas :D


Aqui à uns tempos apenas era emitido em algumas localidades :roll: quanto ao tempo, acho que nao demora tanto :p
 
hucruz disse:
ouvi dizer que anda aí uma foto de CUs com tangas :D


Aqui à uns tempos apenas era emitido em algumas localidades :roll: quanto ao tempo, acho que nao demora tanto :p
e até disseram quem era :p
 
Eu pelo menos fiquei na ideia que já era emitido em todo o lado, mas não me apetece estar quase um ano à espera daquilo :evil:
 
:p :p :p :p :p :p
O que eu vi nas noticias, e que tens de perder cerca de 5 horas na fila para pedires o CU :D
Depois quanto tempo vais esperar para receberes o CU que te pertence nao sei :D
Pergunta a eles se podes usar o CU de alguem :D
 
memphis disse:
Boas pessoal, há por aí alguém que tenha renovado o B.I. recentemente? Preciso de renovar o meu este mês e queria saber se agora já me vão dar o CU (Cartão Único :D). Estes dias deu uma reportagem qualquer e diziam que andavam a demorar prai 11 meses para emitirem o cartão e eu não quero esperar tanto tempo. É possível tirar o B.I. "antigo" ainda?

Axo que não demora tanto, mas podes pedir o CC com urgencia, sempre demora menos:

http://www.cartaodecidadao.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=99&Itemid=35&lang=pt
 
sim ja dao o CC (cartao do cidadao)... demora 15 dias mais ou menos a receberes o cartao ...o pior é mesmo as filas para tratar da papelada e para o levantar .... para tratar da papelada demoras umas 3 a 4 horas ..para o levantar demoras cerca de 1 a 2 horas ! lol
falo por experiência própria lol
 
ai que so veem filmes

o Cartao cidadao (CC) inicialmente conhecido por Cartao Unico (CU), ja e emitido em todo o pais, nas lojas do cidadao, conservatorias do registo civil e aqui no Porto em alferes malheiro (nao me lembro o nome daquilo)

quanto a emissao depende de muitos factores, posso dizer que o meu demorou 15 minutos a preencher tudo e aquando da entrega foram apenas 5 e isto sendo o 2º CC a ser emitido naquela conservatoria, mas como estao dependentes de um sistema informatico nacional a cada passo estao com o sistema em off ou entao muito lento e dai demorarem muito tempo, outro factor que provoca atrasos e as pessoas nao levarem a informaçao toda completa ou pessoas que tenham as impressoes digitais desgastadas (va se lá saber porque :) ) e demora muito tempo na digitalização das impressoes.

Fotos ha muita gente que ve a foto e pede para tirar outra porque nao ficou bem e depois mais outra e depois e porque ficou a rir e nao pode, etc

outro motivo neste momento quem esta a tira o cc sao basicamente pessoas reformadas/desempregados, porque e giro ter um cartao pequenino e o que acontece como tem tempo de sobra vao para lá dar de serrote e so congestiona os serviços

por estes motivos e que as vezes a espera e bastante demorada para a emissao

o tempo de emissao e de 1-2 semanas nada de 11 meses como disseram

por isso conselhos para quem quiser tirar o CC
Documentos a levar:
BI
Cartao contribuinte
Cartao de Segurança social / ADSE / ou outro subsistema de segurança social
Cartao de utente
Cartao de eleitor

Nao e preciso fotografia

evitem lojas do cidadao e conservatorias que antes ja emitiam BIs, tentem conservatorias mais pequenas e com pouco movimento

depois de fazerem o pedido continuam com os vossos docs antigos por isso nao ha problema se demorar mais dia menos dia a chegar o novo, isto para quem tem BI com validade.

depois recebem em casa uma carta com os codigos e nessa altura tem que ir pessoalmente levantar o cartao ao mesmo sitio onde fizeram o pedido, levando a carta e os cartoes antigos para serem inutilizados

depois podem comprar o leitor de CC para alterarem em casa alguns dados, codigos, incluir info no chip do CC e fazerem uso da assinatura electronica
 
Obrigado pela info Nuno ;)

Vamos lá ver se consigo tratar disto nas próximas duas semanas, andar a perder tanto tempo em filas em plena época de exames não dá com nada :S
 
Back
Top