Renault Modus

Viva,
O meu irmão tem um renault modus que está com um problema no limpa vidros da frente.
Segundo ele, primeiro começou por alterar a velocidade aleatoriamente e depois deixou de funcionar.

Imagino que poderá ser do relé ou então o mais provável, da manete.
Gostava de o ajudar mas precisava de algumas dicas, de por onde começar a verificar.

Obrigado!
 
Renault Modus? Isso já não deve ser controlado por relé electromecânico.. Isso deve ser já tudo electrónico.
Primeiro ver se chega corrente ao motor.
Se chega, o motor foi a vida. Se nao chega, verificar fusivel.
Se estiver bom e se for electronico, deverá haver erro memorizado no módulo, ligar a máquina pra consultar os erros.
Se não houver erros, quase de certeza que é a manete.
Aliás, essas manetes dos Renaults avariam com facilidade.
 
Viva,

Já verifiquei e não chega corrente ao motor, chega ao fusível (25A). Aquilo é complicado porque o compartimento do motor é muito pequeno e difícil acesso.
Julgo que será mesmo da manete, até pelo sintoma que ele referiu, que limpa vidros foi alterando de velocidade sem mexer na manete, até que parou de vez.

Pena haver pouca informação deste carro na net. Vou tentar tirar a manete sem partir nada e ver os contactos, fiquei com a ideia de ter visto alguma ferrugem em vários pontos do carro (carro fica junto ao mar).

O carro é bastante antigo, está a precisar de uns mimos...

Obrigado.
 
Viva,

Já verifiquei e não chega corrente ao motor, chega ao fusível (25A). Aquilo é complicado porque o compartimento do motor é muito pequeno e difícil acesso.
Julgo que será mesmo da manete, até pelo sintoma que ele referiu, que limpa vidros foi alterando de velocidade sem mexer na manete, até que parou de vez.

Pena haver pouca informação deste carro na net. Vou tentar tirar a manete sem partir nada e ver os contactos, fiquei com a ideia de ter visto alguma ferrugem em vários pontos do carro (carro fica junto ao mar).

O carro é bastante antigo, está a precisar de uns mimos...

Obrigado.

Não te chateies a ver contactos da manete.. Isso é barato na concorrência e é fácil mudar.
 
Para acesso à mante, puxei a cobertura de plástico para cima e soltaram-se logo os encaixes da frente mas a parte de trás continuou presa.
Como não tinha as ferramentas em plástico, não quis forçar e deixar marcas.

Vou voltar a tentar com as alavancas em plastico, acho que a parte de cima que dá acesso à manete não leva nenhum parafuso, está apenas encaixada.

Vou voltar lá neste fim de semana.
Obrigado.
 
Back
Top