Relantim instável Audi TT 225 Quattro

Trata-se de um Audi TT Quattro Coupe de 1999.
Motor APX - 225hp

Desde que comprei o carro, o relantim nunca foi estável, oscilando sempre entre as 800 e 870 rpm sensivelmente.
Nestes dois anos, levou um motor reconstruído e algumas tubagens de vácuo que estavam fissuradas.
Pensei que o problema ficasse resolvido, mas permaneceu exactamente igual.

O carro esteve em dois concessionários Audi e não resolveram, alias, desconsideraram a anomalia e nunca souberam dar resposta para o que se tratava.

Após consulta da "Biblia" do TTweaker?s Guide | Audi TT Tuning ? Parts & Accessories ? Mk1, MK2, Mk3

"Rough Running At Idle – MAF, Ignition Coil, Spark Plug, VAC Leak, O2 Sensor, TB, CTS"

Possivelmente, poderá ser outra fuga no sistema de vácuo, a meu ver o calcanhar de Aquiles neste carro.
Ou, o CTS (coolant temp sensor), o termostato que de vez em quando faz com que a temperatura no manómetro do quadrante oscile entre os 70º e 75º apenas.
Irá ser substituído nesta semana por descargo de consciência, os originais eram propícios a falha.


Quem já passou por alguma situação semelhante ou possa saber, diga de sua justiça!
Obrigado ;)
 
Trata-se de um Audi TT Quattro Coupe de 1999.
Motor APX - 225hp

Desde que comprei o carro, o relantim nunca foi estável, oscilando sempre entre as 800 e 870 rpm sensivelmente.
Nestes dois anos, levou um motor reconstruído e algumas tubagens de vácuo que estavam fissuradas.
Pensei que o problema ficasse resolvido, mas permaneceu exactamente igual.

O carro esteve em dois concessionários Audi e não resolveram, alias, desconsideraram a anomalia e nunca souberam dar resposta para o que se tratava.

Após consulta da "Biblia" do TTweaker?s Guide | Audi TT Tuning ? Parts & Accessories ? Mk1, MK2, Mk3

"Rough Running At Idle – MAF, Ignition Coil, Spark Plug, VAC Leak, O2 Sensor, TB, CTS"

Possivelmente, poderá ser outra fuga no sistema de vácuo, a meu ver o calcanhar de Aquiles neste carro.
Ou, o CTS (coolant temp sensor), o termostato que de vez em quando faz com que a temperatura no manómetro do quadrante oscile entre os 70º e 75º apenas.
Irá ser substituído nesta semana por descargo de consciência, os originais eram propícios a falha.


Quem já passou por alguma situação semelhante ou possa saber, diga de sua justiça!
Obrigado ;)

Começa por limpar como deve de ser a borboleta e calibrar a mesma
 
O que se utiliza para limpar a borboleta de admissão? Liquido específico ou qualquer pano?

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Sem Vag-Com... desligar a bateria por 10 minutos e depois dar à chave até ao ponto II sem ligar o carro?
usa limpa carburadores..
e porque não usar VAG para calibrar a borboleta? é mais fiável..
 
Para a borboleta usa spray de limpeza da egr

Vou procurar isso na Norauto ou Supermercado, infelizmente não tenho nenhuma loja auto especializada por perto.
O problema será tirar a borboleta sem ter uma junta nova para lá colocar.
 
Last edited:
Amanhã deverá ser substituído o sensor de temperatura do liquido de refrigeração e se a nova junta da borboleta de admissão chegar, retiro o mesmo e leva uma boa limpeza. Reportarei mais tarde os resultados. Obrigado pela ajuda
 
Foi hoje trocado o sensor de temperatura do liquido de refrigeração (CTS - coolant temp sensor) e o ralenti do carro ficou quase de imediato estabilizado. Após nova verificação de erros no vag com, sei que será ainda necessário recarregar o ar condicionado. Como um simples sensor de temperatura pode alterar tanto...

Por manutenção de rotina, a borboleta de admissão será descarbonizada na próxima semana.
Obrigado pela ajuda, juntos somos mais fortes. ;)
 
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