registo de propriedade

Boas, será que alguem me pode dizer o que fazer apos a legalização, ou seja já fui á inspecção, paguei o imposto e ja tenho as matriculas, posso andar com o carro assim durante 60 dias, o ultimo passo é ir á conservatoria pedir o Documento unico? ( antigo registo de propriedade e livrete), é assim?

Os documentos que tenho são:

Seguro
DAV
Cetivicado de Inspecção tecnica para matricula

Outra duvida que tenho é:
O carro é de Junho de 2004, tem as matriculas desde ontem 24 de janeiro, tenho que pagar já o IUC ou só vou pagar no mes da matricula?

Obrigado pela ajuda
 
1º Colocas as matriculas na viatura ;)

2º Pedes o DUA (Documento Único Automóvel) e ficas com o respectivo documento provisório

3º Vais ao Serviço de Finanças, registas e pagas o IUC agora, no mês de atribuição da matricula portuguesa

4º Metes a chave na ignição :D

5º e Circulas por essas estradas..... :D


Nota: Infelizmente e, apesar de dar muito dinheiro ao estado, ainda não criaram o AUTOMÓVEL NA HORA!
 
ELFuracon disse:
1º Colocas as matriculas na viatura ;)

2º Pedes o DUA (Documento Único Automóvel) e ficas com o respectivo documento provisório

3º Vais ao Serviço de Finanças, registas e pagas o IUC agora, no mês de atribuição da matricula portuguesa

4º Metes a chave na ignição :D

5º e Circulas por essas estradas..... :D


Nota: Infelizmente e, apesar de dar muito dinheiro ao estado, ainda não criaram o AUTOMÓVEL NA HORA!

Ou seja o "DUA" terei que ser eu a tratar? pergunto pq todo o processo de legalização foi tratado por quem me importou o carro, a minha duvida era se nao teria tambem que ser ele a tratar de pedir o "DUA"

Quanto ao "IUC", se bem entendi não pago já, só no mês da matricula que neste caso é junho, correcto?

Mais uma vez Obrigado
 
stonemtj disse:
Ou seja o "DUA" terei que ser eu a tratar? pergunto pq todo o processo de legalização foi tratado por quem me importou o carro, a minha duvida era se nao teria tambem que ser ele a tratar de pedir o "DUA"

Quanto ao "IUC", se bem entendi não pago já, só no mês da matricula que neste caso é junho, correcto?

Mais uma vez Obrigado

Não, se o carro foi registado este mês! tens que pagar até 31 deste mês!!!
;)
 
Neste caso, para carros importados, não é o mês da primeira matricula estrangeira, mas sim o mês da matricula em Portugal, que no teu caso é em Janeiro :D
 
HC disse:
Neste caso, para carros importados, não é o mês da primeira matricula estrangeira, mas sim o mês da matricula em Portugal, que no teu caso é em Janeiro :D

Deste mês ?? então para pedir o DUA dão 60 dias após a atribuiçao da matricula, fui buscar o carro ontem dia 24 e tenho que pagar o IUA já ate fim do mês????
 
stonemtj disse:
Deste mês ?? então para pedir o DUA dão 60 dias após a atribuiçao da matricula, fui buscar o carro ontem dia 24 e tenho que pagar o IUA já ate fim do mês????

Sim tens que pagar o IUC até dia 31 de Janeiro...Mas o melhor é passares na DGV e perguntar, para confirmar ;)
 
Escusas de passar pela ANSR (antiga DGV e podes pagar logo só tens até dia 31 depois estás em infracção tributária! Ou se gostas de blá blá ligas 808502020 que é um numero verde da ANSR e perguntas!(perdes tempo)
 
stonemtj disse:
Deste mês ?? então para pedir o DUA dão 60 dias após a atribuiçao da matricula, fui buscar o carro ontem dia 24 e tenho que pagar o IUA já ate fim do mês????

Eu acho que tinha sido bem claro.....

ELFuracon disse:
2º Pedes o DUA (Documento Único Automóvel) e ficas com o respectivo documento provisório

O DUA não é mais do que um Documento Único emitido pela INCM de onde provêm as informações de 2 anteriores entidades: Registo Automóvel (MJ) e DGV (MAI)...sim pq em back-office tudo funciona na mesma.

Ao fazeres o pedido, ficas com o duplicado em como a viatura está registada em teu nome.

e de seguida...

ELFuracon disse:
3º Vais ao Serviço de Finanças, registas e pagas o IUC agora, no mês de atribuição da matricula portuguesa

Aqui, a viatura fica também fiscalmente sob tua responsabilidade.
Devido à nova legislação, nomeadamente do IUC que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2008, que veio
substituir o anterior "Selo", o mesmo é devido em cada ano e pago no mês do aniversário da matriculação portuguesa, seja ele importado, comprado novo no stand, usado em 2ª mão ou comprado a particular.
Ora, como a matricula da viatura é de Janeiro de 2008, será em Janeiro de todos os anos que tens de pagar o IUC...
a começar JÁ!
 
Apartir de ontem (data de registo da matricula), e segundo o site "Imposto Sobre Veículos e Imposto Único de Circulação" tenho 90 dias para pagar o "IUC", realmente achei estranho não darem alguns dias para o fazer, imaginemos alguem que regista as matriculas no dia 31 ou mesmo 30 de qualquer mês...

Obrigado pela atenção ElFuracon

Abraço
 
Não é necessário agradecer...

mas não me parece que isso seja um problema!

Acredito que eles possam dar alguma tolerência nos fins do mês ou no caso do 1ºregisto.
Assim sendo, o melhor é perguntar no Serviço de Finanças para confirmar.

Mas da maneira como isto anda, arriscando a circular sem o selo, a GNR ainda te faz
o que anda a fazer aos médicos espanhóis que trabalham em Portugal.
 
Segunda, lá vou ter que parar a maquina uns minutos para tratar de pagar isso, sim pq desde ontem que a fui buscar quase não consigo sair la de dentro :lol: é a pica inicial :D
 
El Furacon tem razão !! O imposto é devido na data de matricula que podemos consultar no livrete ( ao lado da matricula ).

Seria interessante, até porque há muitos argolas importados, estabelecer uma relação entre as letras da matricula e o mês em que se paga, de forma a que não nos esqueçamos.

A minha caminete que embora seja do mês 09 foi matriculada em Janeiro já tem aqui a guia de pagamento para contribuir não mais do que isso para os cofres do Estado :D :D :D
 
Back
Top