Refrigeração 1.9 Tdi AFN (A4 B5)

Boas,

Tenho algumas dúvidas que gostava de ver esclarecidas, pelo que agradeço a vossa atenção e comentários.

1º Em auto-estrada, qual a normal ou aceitável temperatura do óleo para este motor?
Entre 120 e 140km/h sem puxar muito e deixando a embalar até velocidades superiores, o ponteiro da temperatura do oleo costuma andar entre os 100º e os 120º, tendo eu a sensação de que se puxar por ela, este pode mesmo subir aos 120º ou passar...
Isto é normal?

2º Vou em breve fazer um revisão um pouco mais cuidada e estava com ideias de lhe sacar fora o radiador de oleo para o lavar/limpar.
Há alguma recomendação para esta operação?
Com que materiais o devo lavar?
Benzina?
Gasolina?
Ja ouvi dizer que por dentro tem uma membrana, se o lavar com benzina posso arriscar danifica-lo?


3º Durante o verão troquei-lhe o termostato pois já não estava a manter a temperatura sempre nos 90 mas sim abaixo.
Desde então, ainda noto pontualmente o ruido de bolhas de ar no radiador da sofagem.
Outra coisa que noto e que não sei se é normal, é que o circuito de água fica sempre com alguma pressão.
Não é muita, mas, andando muito ou andando pouco, no dia seguinte ou depois de arrefecer, se destapar o vaso de expansão, ele liberta sempre alguma pressão ao destapar.
É normal?

4ª (esta relacionada com a anterior) detectei há dias, que começou uma fuga no circuito de refrigeração, na falange que liga ao motor.

8qhz.jpg

ihja.png

gy0n.png


É uma zona de difícil acesso e não consigo perceber se verte da junta ou se há alguma fissura, mas vejo que estou a ficar com o motor todo sujo nessa zona e já começou a pingar para o chão da garagem.
Alguém já lhe aconteceu algo do género?
Estará isto relacionado com a tal pressão que noto no circuito de água?
O circuito tem alguma válvula, para libertar o ar que tenha dentro ou esta pressão?
Há alguma forma especifica de sangrar o circuito de refrigeração e voltar a encher??

Aguardo as vossas ideias e comentários.

Obg
 
Last edited:
Bom dia Manuel,
Pelo relato feito, quase de certeza que tens que mudar essa falange. Já me aconteceu o mesmo. Se tiveres habilidade, mudas isso na boa, com o carro a frio, desapertas tiras os tubos, seguidamente desapertas a falange e trocas pela noca. Não esquecer de colocar massa silicone para melhor vedar o circuito e verifica se a nova trás o vedante. Tens razão que é de dificil acesso, eu tirei por baixo do carro para melhor acesso aos parafusos. Mas com calma ficou 5****. Essa é a causa do que sentes no carro:S
Espero ter ajudado e boa sorte amigo,

Abraço
 
O oleo costuma aquecer quando a bomba de agua começa a ficar em mau estado.
A radiador de oleo é um permutador e usa agua para arrefecer o oleo.. se a agua nao estiver a circular bem o oleo acaba por aquecer apesar da agua do motor se manter normal.

Muda a bomba de agua que fica resolvido.
 
Bom dia Manuel,
Pelo relato feito, quase de certeza que tens que mudar essa falange. Já me aconteceu o mesmo. Se tiveres habilidade, mudas isso na boa, com o carro a frio, desapertas tiras os tubos, seguidamente desapertas a falange e trocas pela noca. Não esquecer de colocar massa silicone para melhor vedar o circuito e verifica se a nova trás o vedante. Tens razão que é de dificil acesso, eu tirei por baixo do carro para melhor acesso aos parafusos. Mas com calma ficou 5****. Essa é a causa do que sentes no carro:S
Espero ter ajudado e boa sorte amigo,

Abraço

Boas americooli,

Realmente não é fácil mas consegue-se!
Já a tirei fora e voltei a colocar e aparentemente ficou bem mas passado uns dias voltou a ficar com uma marca a toda a volta por isso deve ter uma fissura minima que não consegui perceber.
Vou troca-la sim é esse o remédio.

- - - - - - - - - -

O oleo costuma aquecer quando a bomba de agua começa a ficar em mau estado.
A radiador de oleo é um permutador e usa agua para arrefecer o oleo.. se a agua nao estiver a circular bem o oleo acaba por aquecer apesar da agua do motor se manter normal.

Muda a bomba de agua que fica resolvido.

Boas Art,

O que dizes já me faz sentido, é possível que a bomba esteja a dar de si sim.
Vou agora fazer-lhe uma revisão um pouco maior, em que já ia trocar correias estriadas, polie do alternador e outras coisas afins, por isso vou trocar-lhe a bomba de água também.

Obrigado pela dica.
 
Back
Top