reforma versus despedimento

O meu pai tem 60 anos, cerca de 47 de descontos e trabalha numa grande empresa privada nacional a 28 anos.

No ínicio de dezembro de 2011 entrou com o pedido de reforma na segurança social, da qual ainda não recebeu resposta porque a segurança social aguarda documentos que vão chegar de frança, onde ele este imigrado 3 anos antes de ir para a guerra do ultramar.

Até aqui tudo bem, a reforma deve estar quase quase a sair... só que agora a casa mãe decidiu fechar a empresa onde ele está, e vão iniciar as negociações para as indemnizações.
Dado que são quase 30 anos de casa... é algum dinheiro.

Se algum forunista souber responder, agradeço:
- Se ele aceitar a indemnização, tem direito ao subsídio de desemprego?
- Se ele recusar a reforma proposta pela segurança social, pode pedir novamente quando?

Qual o melhor caminho para um jovem de 60 anos: Reforma ou ser despedido?
Obrigado desde já.
 
Recebe a indemnizãçao a que tem direito e obviamente a carta para o fundo de desemprego.

A reforma, depois de a pedir, não volta atras, tem que a acatar. Se pretende saber quanto recebe,
pede a simulação do valor a receber antes de activar a reforma.
O valor será um pouco abaixo do total porque é pedida antes dos 65, mas nada de mais, pois tem
os descontos feitos.

Quanto a reforma dos 3 anos passados em frança, por ser residente cá em portugal e não lá,
irá receber uma bela de uma anedota. A frança tem um acordo com portugal em que os ex-emigrantes
recebem apenas uma percentagem da reforma francesa cá em portugal. Ou seja, 3 anos de descontos
menos +/- 30% do valor, dá uns pequenos trocos, mas nada que sustente...
 
A reforma, depois de a pedir, não volta atras, tem que a acatar. Se pretende saber quanto recebe,
pede a simulação do valor a receber antes de activar a reforma.

- Ele pediu a simulação, vai ter um prazo para aceitar ou não.
- O valor de frança vai ser mínimo, mas os anos contam para ter menos penalização.

Obrigado;
 
Os anos? Penalizaçao?
Uii, prepara-te para a desilusão...
Descontos lá fora não contabilizam cá nada.
O que o teu pai trabalhou em frança vai dar uma miseria.
E independentemente de ter 47 ou 100 anos de descontos, vai ser bastante penalizado
por activar a reforma antes dos 65. E ainda por cima neste momento em que
a economia está como está, muito cuidado...
 
De facto ele não recebeu a simulação da segurança social... se for assim tão penalizado, terá de seguir o com despedimento.
Acho que os descontos acima dos 40 anos, reduzem as penalizações, mas as leis mudam de seis em seis meses!
Obrigado;
 
Então rapaz? Não achas melhor ele ser despedido, lol?
Fica sem trabalho, mas com cerca de mais 30 meses de ordenado no bolso e fundo de desemprego.
Só dessa situação, já lhe cobre a vontade mais de dois anos em casa a custa do antigo patrao.
Depois quando deixar de ter, aí activa a reforma.
 
Isso foi o que aconteceu ao meu pai. Esteve desempregado durante 3 anos e no fim desse tempo meteu os papeis para a reforma e teve , salvo erro, uma penalização de 9%. Ele já tinha 40 e tal anos de descontos.. Está como quer..
 
meu ver deve aproveitar o desemprego e o depois voltar a pedir os papeis pois a penalização será menor :p

abraço
 
Eu também sou da opinião em que deveria aproveitar o acerto de contas, mais o fundo de desemprego e quando isso estiver para acabar então seguir para a reforma.
 
Back
Top