Recolher Retrovisores

Digamos que há sempre forma de inventar, mas neste caso, existem, pelo menos, dois problemas:
1. Os motores só tém dois fios, o que quer dizer que para rebaterem se têm de alimentar com uma polaridade e para abrirem a polaridade tem de ser invertida.
2. Os espelhos não têm fins de curso, o que quer dizer que não tens forma de saber em que estado estão nem como pará-los (não sei ao certo, mas suponho que esta gestão seja feita pelo modulo da porta, quando o motor atingir um certo consumo será por estar totalmente rebatido ou aberto e o modulo desliga os 12v para o motor)

Só com alguma electronica é que se consegue replicar estas condições (talvez aquele módulo faça isso, talvez...)
 
Digamos que há sempre forma de inventar, mas neste caso, existem, pelo menos, dois problemas:
1. Os motores só tém dois fios, o que quer dizer que para rebaterem se têm de alimentar com uma polaridade e para abrirem a polaridade tem de ser invertida.
2. Os espelhos não têm fins de curso, o que quer dizer que não tens forma de saber em que estado estão nem como pará-los (não sei ao certo, mas suponho que esta gestão seja feita pelo modulo da porta, quando o motor atingir um certo consumo será por estar totalmente rebatido ou aberto e o modulo desliga os 12v para o motor)

Só com alguma electronica é que se consegue replicar estas condições (talvez aquele módulo faça isso, talvez...)

Olha que se calhar não :) mas sem certezas claro! Mas os motores são iguais aos do 8l e b5 ou seja antes de 2001 pelos menos! Eles param sozinhos, ou seja recebem os 12v recolhem e param sozinhos, não há nada que calcule o fim de curso a não ser o próprio motor do retrovisor! Ou seja não precisas do módulo de conforto para nada se lhe Alimentares 12v atravês da relé!
A placa do botão é que regula isso, agora não sei como! Se na posição de folding alimenta 12v e fora dessa posição corta! Tenho que ver o esquema do 8l com relé ou abrir o retrovisor lol
Posso alimentar-lhe 12v diretos e ver no que dá :) já que estão desmontados é mais fácil! Ou achas que dou cabo daquilo?
 
Olha que se calhar não :) mas sem certezas claro! Mas os motores são iguais aos do 8l e b5 ou seja antes de 2001 pelos menos! Eles param sozinhos, ou seja recebem os 12v recolhem e param sozinhos, não há nada que calcule o fim de curso a não ser o próprio motor do retrovisor! Ou seja não precisas do módulo de conforto para nada se lhe Alimentares 12v atravês da relé!
A placa do botão é que regula isso, agora não sei como! Se na posição de folding alimenta 12v e fora dessa posição corta! Tenho que ver o esquema do 8l com relé ou abrir o retrovisor lol
Posso alimentar-lhe 12v diretos e ver no que dá :) já que estão desmontados é mais fácil! Ou achas que dou cabo daquilo?

Sim, já que tens os espelhos ainda desmontados, podes testar.
Dás 12v, mas se não pararem, não insistas, podes queimar o motor
 
Sendo polaridade invertida! É Descobrir qual é o fio que tem que receber massa e o que tem que receber 12v! Isto assumindo que o retrovisor sabe quando parar sozinho! Ligar a relé ao botão de 4 piscas e depois ligar massa e 12v ao fios certos! Eles vão fechar! Quando abrires as portas o módulo de conforto vai enviar os 12v invertidos e vai voltar a abrir sozinhos! Digo eu :)
 
Sendo polaridade invertida! É Descobrir qual é o fio que tem que receber massa e o que tem que receber 12v! Isto assumindo que o retrovisor sabe quando parar sozinho! Ligar a relé ao botão de 4 piscas e depois ligar massa e 12v ao fios certos! Eles vão fechar! Quando abrires as portas o módulo de conforto vai enviar os 12v invertidos e vai voltar a abrir sozinhos! Digo eu :)

À partida os fios do motor de rebatimento são um amarelo e um branco.
Ligas o branco à massa e o amarelo o positivo e o motor deve rodar num sentido.
Depois, invertes, ligas o amarelo à massa e o branco ao positivo e o motor deve rodar no outro sentido.
 
À partida os fios do motor de rebatimento são um amarelo e um branco.
Ligas o branco à massa e o amarelo o positivo e o motor deve rodar num sentido.
Depois, invertes, ligas o amarelo à massa e o branco ao positivo e o motor deve rodar no outro sentido.

Sim é o fio amarelo e o branco que liga à ficha de trás do retrovisor! Vou fazer testes mal possa, Descobrir qual é o fio que precisa de 12v para fechar e também se o retrovisor para sozinho sem esforço! Se sim começamos depois a pensar qual a melhor forma de fazer a MOD :) julgo que o botão dos 4 piscas tem um fio que é apenas para o sinal de fecho das portas, digo isto porque senão sempre que ligar os 4 piscas os retrovisor recolhem! Mas isso pode ser contornado na relé a colocar até porque pode apenas funcionar quando o carro não tem ignição (julgo eu que ainda não percebo muito de relés) lol :)
 
Olá pll,
Não estava à espera que este topico desse tanto pano para mangas
Ok, já percebi que esta aventura não é para mim, havia de ser lindo...ainda fazia pufff no carro e lá se iam os circuitos electricos
Agradeço no entanto a ajuda postada
 
os espelhos tem um sensor que os faz parar de movimentar quando estão no sitio certo.......

sim tem dois fios e fazem polaridade invertidas...

através do piscar das luzes de pisca é possível ligar sim... com reles inversores....

já li em tempos algo sobre isso, mas depois achei que não quero a fechar com o comando... é um desgaste tremendo para os espelhos.... minha opinião claro................
 
os espelhos tem um sensor que os faz parar de movimentar quando estão no sitio certo.......

sim tem dois fios e fazem polaridade invertidas...

através do piscar das luzes de pisca é possível ligar sim... com reles inversores....

já li em tempos algo sobre isso, mas depois achei que não quero a fechar com o comando... é um desgaste tremendo para os espelhos.... minha opinião claro................

Eu também acho que os motores não estarão preparados para o desgaste extra de accionarem sempre que trancamos ou destrancamos as portas.

A minha ideia seria instalar o modulo de maneira a que a função só estaria activa se o botão de rebater os espelhos estiver nessa posição.
O que me acontece muitas vezes é ir já a sair do carro quando me lembro de rebater os espelhos. Tenho de voltar a ligar a ignição e rebatê-los pois na B6 só funciona com a ignição ligada.

Estou a pensar que com o módulo que referi, será possível, com a ignição desligada, rodar o botão para a posição de rebatimento e depois ao trancar as portas, os espelhos rebatem.
Se o botão não estiver na posiçao de rebatimento, os espelhos não rebatem quando se tranca as portas.
 
no meu a3 8l, é possível fazer o que dizes.... se rodar o botao manual para o fecho dos espelhos eles fecharem... ou em simultâneo, se o meter na posição neutra (ao meio) ficaria a funcionar com os tais reles, ou seja com o fecho central... se estiver para o L ou R não faz nada...

assim vi num Seat Leon 1M e num Golf 4......
 
Sim era isso que ia dizer... da para ir buscar o sinal ao botão e fazer a ligação ao relé jsutamente para isso! Foi assim que também vi no esquema! Tenho mesmo que procurar isso e colocar aqui! :) porque com aquele esquema ficava tudo feito como o Goblin quer :) ou melhor como todos nós queremos :)

E parece que não estava enganado na parte dos retrovisores detectarem quando cortar a alimentação para não forçar o motor :) hehehe é só boas noticias para a MOD :) quem é o eletricistas que vai tratar disto? Relés e ligações e assim? :)

- - - - - - - - - -

Por falar nisto :) hoje chegou-me o botão indicado para MOD :)
Da outra vez foste tu João que me ofereceste o teu botão velho :) thanks again!

image sharing sites
 
Back
Top