Ralenti

Boas Pessoal,

Então é o seguinte, comprei um A3 recentemente com uma motorização 1.6 tdi de 2011, e como nunca tive um veículo a gasoleo e com filtro de particulas surgiu a seguinte duvida. O ralenti do veículo não é estável, trabalha normalmente entre os 800 rpm e ligeiramente abaixo das 1000 rpm, Para terem uma ideia, todos os dias faço aproximadamente uma viagem de 20 km sendo que o carro devido a ser uma nacional não atinge velocidade elevada, quando ligo o veiculo pela manhã algumas vezes está a trabalhar com o ralenti perto dos 1000 rpm. quando chego ao local onde fica estacionado por vezes esta a trabalhar perto das 1000 rpm. Desta forma não sei se isto terá a ver com o filtro de partículas ou não! gostava que me ajudassem não sei se fui explicito.
 
Quando o carro está nas 1100 rpm tem que esperar até voltar para as 800 para desligar pois o carro está a fazer uma regeneração, normalmente faz de 500 em 500 km.
Caso desligue o carro é menos ula regeneração logo fica lixo acumulado e pode levar a ke ligue a luz do filtro de partículas e ai é preciso andar em 3 sempre a 70kmh. Até a luz apagar normalmente no máximo 20 minutos mas nunca chega a tanto. Caso não apague é preciso ver o que passa.
Isto acontecia no 170 cv agora é foi dito pelo mecânico da seat pode ter mudado alguma coisa mas não muita
 
Quando isso acontece logo de manhã, não acredito que seja uma regeneração, a regeneração nunca é feita com o o motor a frio.
Que temperaturas estão quando isso acontece de manhã?
Quando chegas ao teu local, e fica acelerado ai sim pode ser uma regeneração.
O filtro regenera a cada 700/800 km's (1000 as vezes)
faz assim, mete-te em 5° (Se tiveres a 6°, se não metes em 4°) com as rotações acima das 2000 (até as 2500 chegas) e vai andar uns 20/25 km's, que é para ver se forças a regeneração do filtro, o ideal era ter um Vag-com para ir a ver os dados em tempo real e ver se está a regenerar
 
Boas colega,
Não sei se isso tem a ver com o filtro de partículas, o ideal seria ligar o carro à máquina para ver os erros que acusa!
Caso seja o filtro de partículas "penso que seja um problema crónico nos motores 1.6tdi dos A3 8PA" o procedimento correto a fazer, indicado por outro user num tópico semelhante que resolveu o problema, é andar durante cerca de 50/60 km em 4ª velocidade a cerca de 3000 rotações para subir a temperatura do filtro obrigando-o assim a regenerar-se!
Link do tópico: http://www.audipt.com/f82/filtro-particulas-audi-a3-1-6-a-90620/
 
Last edited:
Boas,

Mas se tiver erros, não deveria aparecer uma mensagem qualquer no painel? ou pode não aparecer!

Comprimentos
 
Teoricamente sim mas existem alguns que o painel não acusa! Mas experimenta a fazer a regeneração do filtro como eu indiquei que mal também não vai fazer!
 
Para acusar erro tem que estar o filtro a ficar cheio. Até pode nem ser o filtro de partículas a causar isso. Pelo motor que é sugiro que veijas o estado dos injetores.
Mas tenho uma colega que a ibiza dela também é assim bizarra. As rotações se estiveres a travar é entre as 800/900 e quando para mesmo as rotações ficam as 600/700. É para ser eco
 
Last edited:
Para acusar erro tem que estar o filtro a ficar cheio. Até pode nem ser o filtro de partículas a causar isso. Pelo motor que é sugiro que veijas o estado dos injetores.
Mas tenho uma colega que a ibiza dela também é assim bizarra. As rotações se estiveres a travar é entre as 800/900 e quando para mesmo as rotações ficam as 600/700. É para ser eco

Pois realmente reparo que quando paro o carro as rotações sofrem uma alteração, mesmo que esteja a andar com ele em ponto morto.
 
Back
Top