Radiador de combustivel

Boas!

Carro: A3 8l 2002 PD130

Andei a ler que os PD tem um certo problema relativa a temperatura de gasóleo e que determinadas pessoas até metem um radiador para ajudar a diminuir essa temperatura.

a minha ideia era desviar a linha de combustível da frente do motor e passar os tubos mais juntos a frente do carro. (eu tenho as fotos a demonstrar a minha ideia). Acho que aqueles tubos metálicos que estão em ligados ao motor aquecem imenso o combustível e (mesmo sem radiador de combustível) apenas desviando o combustivel desses dois tubos ja era uma grande melhoria na temperatura. Que acham?

as minhas duvidas agora são:
-qual é o tubo de alimenta e qual é o de retorno?
-se tiverem de meter o radiador onde metiam?
-tendo em conta que eu tenho esses tubos (logo custo zero €) vale a pena?

que radiador posso meter? e preços?
digam me as vossas opiniões por favor :)

https://www.dropbox.com/s/h03w5y0yh7pvmse/2015-09-12 13.47.11.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/0zolv47lmgvfki6/2015-09-12 13.46.54.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/9f5i7qw4qrfsv25/2015-09-12 15.16.01.jpg?dl=0
 
Last edited:
Re: Ajuda Linha de combustivel

já experimentaste passar numa casa de radiadores, ver se tem algo para o efeito, ou mandar fazer um por medida?

sim tenho andado a falar com o uma casa perto do porto chamada sousaradiadores.
tambem ando a ver radiadores usado.
mas acho que optar por não meter radiador (ou meter mais tarde) e agora fazer apenas o desvio da linha de combustível.
e era nisso que eu queria feedback. alias eu nem sei se conseguir fazer passar a minha ideia.
 
Re: Ajuda Linha de combustivel

vou optar então apenas pelo desvio da linha de combustivel.
Aproveito e faço um DIY sobre isto, quem sabe, talvez alguem tenha uma ideia melhor que a minha ;)
 
Re: Ajuda Linha de combustivel

Desculpem estar a incomodar novamente com isto,
estava a pensar em meter dois radiadores de gasóleo.
um na ida e outro na vinda, acham que vou ter muita perda de pressão?
o radiador de gasoleo que esta no "chassi" (debaixo) do carro esta "ressuado" como se tivesse uma mini-fuga, sendo assim aproveitava e tirava esse, ficando so com os dois na parte fronta do carro.
ou então ficaria mesmo com os 3, mas tratava dessa "fuga"

Opiniões por favor ;)

Obrigado!
 
Re: Ajuda Linha de combustivel

Eu apostava mais em ter o radiador que lá está limpo, até melhorar o sitio onde ele está para apanhar mais ar. Podias colocar lá uma ventoinha pequena, semelhante ao que as motas usam, ou até colocares um segundo radiador em serie.

Mas antes de pensares em colocares um segundo radiador erá bom conseguires medir a temperatura do diesel antes e depois do radiador e comparar com a temperatura ambiente.

Só para ver se justifica o trabalho todo.
 
Re: Ajuda Linha de combustivel

Eu apostava mais em ter o radiador que lá está limpo, até melhorar o sitio onde ele está para apanhar mais ar. Podias colocar lá uma ventoinha pequena, semelhante ao que as motas usam, ou até colocares um segundo radiador em serie.

Mas antes de pensares em colocares um segundo radiador erá bom conseguires medir a temperatura do diesel antes e depois do radiador e comparar com a temperatura ambiente.

Só para ver se justifica o trabalho todo.

Sim porque não :) é uma boa opção.
e como posso medir a temperatura do diesel?
através do vagcom da?
 
Re: Ajuda Linha de combustivel

Sim porque não :) é uma boa opção.
e como posso medir a temperatura do diesel?
através do vagcom da?

Não, Tens que ir lá com um termometro e encostar ao metal do radiador. O ideal era conseguires intercalar dois sensores de temperatura, um na entrada e outro na saída.
 
Re: Ajuda Linha de combustivel

Não, Tens que ir lá com um termometro e encostar ao metal do radiador. O ideal era conseguires intercalar dois sensores de temperatura, um na entrada e outro na saída.

isso era top os sensores.
por acaso tenho um medidor de temperatura laser :)
 
Se o carro estiver de origem,sem qualquer alteraçao mecanica ou eletronica ,nao precisa nada de qualquer alteraçao/radiador para melhorar a temperatura de gasoleo.Da para ver a temperatura de gasoleo com o vagcom ( engine-means blocks-campo 7).

Cumps.
 
Back
Top