Queda de arvore.....

Boa tarde! A minha duvida é a seguinte, este fim-de-semana tinha o carro estacionado na rua quando inesperadamente chamam-me para o tirar do local pois caíra-lhe parte de uma árvore em cima. O carro n teve grandes danos para alem de uns riscos leves na lateral, umas mossas pequenas na mala e por azar a pancada mais forte foi no puxador da porta, empurrando-o ligeiramente para dentro. Agora o alarme n liga e a fechadura está bastante presa.
Estando esta árvore dentro de uma propriedade privada não tenho direito de pedir, n querendo dizer que o faça, a responsabilização do proprietário no conserto do carro? O que é que a lei diz nestes casos? Claro que custa nestes casos culpar os propritários mas também é dever deles prevenirem estas situações cuidando melhor das suas propriedades e não deixar que ramos enormes, como o que "me" caíu em cima, crescam sobre a estrada criando diversas situações de perigo.

Cumprimentos....
 
E falas-te com o dono da prepriedade onde tava a árvore logo na altura em que isso aconteceu :?: :?: :?:

Não, chamei a policia para testemunhar. Eles na altura disseram-me precisamente para falar com o dono pk se quisesse apresentar queixa iria levantar muitos problemas. Também não souberam dizer muito mais.... O que é certo é que se o prejuizo fosse muito grande ningem mexia naquela m***a enquanto não se apurassem responsabilidades. Essa árvore pertence a uma quinta e os donos estão a viver no Porto. Ainda não sei bem o que fazer nem tive muito tempo para pensar nisso.....por isso gostava de conhecer os fundamentos legais para ter a certeza do que vou fazer, ou não.
 
Penso que o proprietário não tem responsabilidades neste caso, porque não teve intervenção na queda da árvore.
Se conseguires provar que a árvore estava em risco e tivesses conhecimento que havia uma notificação para ele a cortar, e ele não o fez.
Acho que este tipo de casos quem indeminiza são as companhias de seguros se houver a cobertura fenómenos da natureza.
 
boas....se o teu carro estava estacionado em local apropriado....só tens de te preocupar em saber de quem é a arvore...pois eles são os responsaveis pela manutenção da mesma....
 
Já agora e a título de curiosidade... E se a árvore estiver na via publica e acontecer algo do género, a pessoa a quem isso aconteceu pode pedir responsabilidades à entidade responsável pela árvore??
 
Eu não sei porque é que a árvore caiu... Mas se foi com o vento, é muito difícil conseguir que alguém pague seja o que for. São causas naturais.

Só se for naquela situação em que toda a gente já alertou o dono e ele foi notificado para cortar a árvore, porque estava em risco de cair. E mesmo assim é um grande filme para conseguir alguma coisa.
Fora desse cenário acho quase impossível conseguir que nos paguem os prejuízos.
 
Existe legislação que confere aos particulares algumas obrigações quanto à manutenção dos seus terrenos relativamente à limpeza e corte de árvores ou partes, distância a confrontantes e, salvo erro, distância ao domínio público... :confused:

Talvez na Protecção Civil ou Salubridade Pública da tua zona te possam esclarecer melhor
 
Back
Top