Quando começam a faltar peças para o teu carro....

Tópico em 'Audi Bar' iniciado por AUDIMANÍACO, 4 Jul 2020.

  1. AUDIMANÍACO

    AUDIMANÍACO

    Desde:
    21 Abr 2008
    Mensagens:
    1 081
    Gostos Recebidos:
    91
    Ora boas...

    Abro este tópico para saber as opiniões uns dos outros sobre este tema..... e para saber se estarei ou não errado.

    Pois é, quando tens uma peça do teu carro partida e queres substituir......vem a típica mensagem, como aquela que diz que não tens saldo no telemóvel, "JÁ NÃO SE FABRICA".
    (Ficamos logo com a vontade de comprar as peças que ainda existirem em stock antes que acabem...nunca se sabe se poderá haver necessidade :p :p)

    As fábricas têm como obrigação de fabricar e ter peças de substituição para um determinado modelo de carro, durante 10/15 anos.....e já ouvi falar que estarão a pensar reduzir para 7.

    Uma vez que o parque automóvel está a envelhecer mais, significando que andam milhares de unidades por essas estradas fora com mais de 10/15 anos, não deveriam ter obrigação de fabricar peças durante mais alguns anos....nem que fosse por encomenda?

    É que comprar carro não é como comprar uma camisa, e ter que andar com um carro todo "partido" e ter que comprar às sucatas porque a marca já não se interessa em fabricar peças....é algo que não me encaixa na cabeça.

    Ok que é uma forma de fazer a economia a mexer....mas isso é impingir à força toda à venda de carro novo, obrigando as pessoas fazer determinada despesa (que não é pouca) sem haver a necessidade.

    Suponhamos que uma unidade de comando vá à vida num determinado modelo com 16 anos......temos um belo pisa papéis na garagem, pois já não há material....imaginem agora que reduzam para 7 como estão a pensar......um carro com 10 anos não é propriamente velho, nem um clássico para ter este tipo de problemas.

    Fica a minha opinião...... :p
     
  2. Black Drako

    Black Drako

    Desde:
    27 Nov 2011
    Mensagens:
    5 245
    Gostos Recebidos:
    3 208
    Nao compensa fabricar uma peça por encomenda.. Nem para ti nem para o fabricante. Nós aqui andamos com um carro de 20 anos, na Alemanha, pagam um carro novo em 3, 4 anos no maximo e despacham-nos.. Alguns deles para cá. Aliás, cada vez mais as pessoas nos paises mais desenvolvidos andam menos com o mesmo carro.
    Se fosses pedir uma peça por encomenda, já imaginaste o custo para o fabricante? E já imaginaste o custo que ficaria para ti? Talvez a sucata seja a melhor opção.
     
  3. madlima29

    madlima29

    Desde:
    6 Jul 2009
    Mensagens:
    17 851
    Gostos Recebidos:
    6 765
    Obrigatoriedade de fabrico e fornecimento (regras europeia)
    São 8 anos.
    Por norma, o grupo vag garante por 12 anos, mas após esse periodo, so mediante determinadas quantidades de pedidos (dai haver periodos de 3 ou 4 meses de espera, tipo para um comando de potencia de um 1.8T).
    A fiat por exemplo, apenas garante os 8 anos. Depois disso, só material da concorrência sem controle.
    Depende agora do modelo e marca.
     
  4. AUDIMANÍACO

    AUDIMANÍACO

    Desde:
    21 Abr 2008
    Mensagens:
    1 081
    Gostos Recebidos:
    91
    Pois....o problema é que não estamos na Alemanha....se fosse como comprar uma camisa ou um par de sapatos faria o mesmo....
    O mercado é que deveria estar adaptado e pensado às necessidades do poder de compra dos cidadãos de cada país, e não em comparação com os países ricos onde o poder de compra é muito superior...
     
  5. madlima29

    madlima29

    Desde:
    6 Jul 2009
    Mensagens:
    17 851
    Gostos Recebidos:
    6 765
    Mas vives num pais muito rico. Cheio de recursos naturais. Nem precisamos de ninguem. O mal cá, é a distribuição da riqueza, lol.
     
  6. Logisburg

    Logisburg

    Desde:
    21 Set 2008
    Mensagens:
    548
    Gostos Recebidos:
    154
    Depende dos modelos, se tiveres um modelo que tenha muitos carros em circulação, estas safo (no grupo VW).
    Ou arranjas na origem, concorrência, ou sucata, já tenho mandado vir peças da sucata da Alemanha :assobio:
     
  7. Black Drako

    Black Drako

    Desde:
    27 Nov 2011
    Mensagens:
    5 245
    Gostos Recebidos:
    3 208
    Uma vez a VW pediu-me quase 300 euros por um vedante..
    O vedante da cambota do lado da caixa de velocidades.. O carro era o meu Polo 6N1.
    Um vedante original, vale metade do valor comercial do carro.
     
  8. Sergio Fininho

    Sergio Fininho

    Desde:
    11 Jul 2011
    Mensagens:
    3 687
    Gostos Recebidos:
    1 409
    Ainda á dias me pediram 180€+ iva pelo retentor da cambota da minha b5!!!, comprei por 28€...

    Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
     
    Black Drako gostou disto.

Partilhar esta página