Quadrante Audi80 avant

boas pessoal

comprei uma audi80 avant e acontece que o velocímetro não funciona, não marca os quilómetros que ando nem dá luz. Tudo o resto funciona, á as rotações, temperaturas, combustível, etc.

o que acham que poderá ser?
 
Não marca os quilómetros, como assim? Não marca klms/hora (ou seja velocidade), ou quilometros percorridos?

Conhecendo as manhas normais dos 80, deverá ser a quilometragem percorrida, e como tal é uma das tipicas rodinhas dentadas do mecanismo de contagem dos quilometros (existem 2, uma maior e uma mais pequena, sendo que a mais pequena a de maior frequência de quebra).


Especifica por favor ao certo a que te referes em relação ao que não trabalha. Consoante o que fôr, tentarei aconselhar-te da melhor maneira.

Abraços
 
O que não funciona é o velocímetro. Também não conta os km percorridos e não tem iluminação no quadrante.
As luzes de ABS, Alternador, etc funcionam, mas por exemplo a da reserva não...

Será melhor comprar um em 2ª mão? Para que preços me apontam? Consigo mesmo comprando novo, rodar os números dos km totais do carro para os que estão no atual? É que tem 215mil reais, motor a trabalhar certinho e a puxar mt bem e meter lá um com 300 e tal mil não é a mesma coisa. :D

Esqueci-me também de mencionar que as luzes dos controlos da sofagem também estão a zeros...
 
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O teu problema é comum a todos e não precisas de comprar outro que vai acontecer o mesmo. Procura no meu tópico que vais certamente concertar o teu quadrante depois de veres o que eu já fiz. Deves ter também luzes fundidas que são fáceis de trocar. No meu caso depois de trocar a rodinha, tinha também soldas em três pontos do motorsinho que estavam partidas. Actualmente já conta 420.000Klms e é sempre a rodar como novo. Os nossos Audis dão sustos, mas até à data tenho conseguido sempre concertado sozinho, com a ajuda do fórum que é uma familia. Quando poderes apresenta com fotos a tua apresentação que está um pouco pobre.
Caso precises de ajuda apita. O quadrante desmonta-se em 5 minutos, já nem sei quantas vezes eu já o tirei.
Abraço
 
O quadrante é fácil de retirar.
Tens aí 2 problemas diferentes.
Um deles, o referente á iluminação, é controlado pelo pino que vês mais á esquerda no quadrante (Existem 4 pinos, um de regulação de intensidade das luzes,um do relógio, um de desmarcar os klms parciais, e um mais oculto de ajustamento do manómetro do combustível). se reparares ao mexer nele, notarás que ele roda para a esquerda ou direita, esse rodar, regula a intensidade das luzes do quadrante, bem como a da secção da sofagem do carro. Tenta meter no máximo só para testar, caso a iluminação esteja regulada para o mínimo agora (o que tenho certas dúvidas). Creio que tens é o regulador de intensidade avariado (esta tal peça que contem o pino que fica mais á esquerda), pois já vi outros casos iguais. Basta retirares as 2 porcas que seguram esse regulador e pôr lá outro.

Em relação á contagem da velocidade, aconselhava-te a primeiro fazeres a troca referida acima. Já me passaram uns quantos quadrantes pelas mãos e de todas as situações e tipos de quadrantes existentes, idades, estima, etc, nunca cheguei a ver nenhum que tivesse problema no motor ou mecanismo de contagem da velocidade.
Acho que devias abrir isso e fazer uma boa limpeza a todos os contactos, em especial ao da parte que tens problemas, é bastante simples e mal nunca faz.
E depois se fores mesmo desmontar, desmontas de vez a secção das rodas dentadas para verificar o seu estado. Se estiverem partidas, então a quilometragem da carrinha não é a real, pois pode estar assim á algum tempo e avançar apenas um pouco para a IPO.

E sim, dependendo do quadrante é possivel regular a quilometragem de um quadrante para bater certo com os klms que tens no teu, disse que é dependente do quadrante pois certos modelos têm um "travão" nos cilindros de contagem, para estes não poderem regredir nos klms, enquanto que outros não têm qualquer travão e podes por a quilometragem que quiseres. Fica ciente é que isso dão um bom trabalho de fazer, lol.


Infelismente o meu stock de peças de 80 está já pequena, e a peça que necessiTas não a tenho, senão vendia-te baratinho.


Sim, podes e deves comprar outro quadrante para retirar as peças que precisares. Compra o mais barato que achares, já que o regulador de intensidade, bem com o velocimetro, são partilhados de igual forma entre todos os quadrantes, gasolinas ou gasoleos, carro, carrinha, etc. Tem apenas em atenção as unidades de velocidade caso compres a gasolina, só para não pores lá um quadrante a marcar 260klms/h e depois ficares triste pela carrinha não atingir essa velocidade :D

Abraço, ufa, que testamento
 
Boas malta, comprei um quadrante usado a um bom preço... 30€ com 180 mil km, consegui alterar os km que marcava para os que tinha no meu sensivelmente. Liguei e ficou tudo a trabalhar na perfeição.
Ontem já vinha todo contente a ver a velocidade a que vinha e tal...
Hoje à hora de almoço pego no carro e qual nao é o meu espanto que trabalha tudo menos o raio do velocímetro e não conta os km que ando...
Será que o raio da roda dentada deste quadrante foi de ontem para hoje à vida também? -.-
O que me aconselham a fazer? Abrir os 2 quadrantes e trocar a roda dentada do meu antigo das rotações e meter neste pa substituir a do velocímetro? A roda dentada das rotações é igual à do velocímetro?

Será que é algum mau contacto ou fio em mau estado na ligação ao quadrante?
Já tou a desesperar...

Ps: um dia destes meto umas fotos da menina, mas primeiro tenho de lhe arranjar umas coisas... ainda não está nada de especial por fora. :D
 
Amigo Santos, tem paciência que eu andei quase um ano para detectar a avaria (soldas no motor que faz girar o embolo. Também comprei um quadrante por 30€ e de dois acabei por ter de comprar o rodinha, depois pensei que era a rodinha que não era perfeita, acabei por mandar vir da origem (Áustria). Também não andava. Finalmente, já andava a ver outro quadrante para comprar e indicaram um especialista nos Taxis do Porto. Assim fiz e desmontei o quadrante, esperei cerca de 10 minutos e montei logo no momento. Nunca mais parou, eram as soldas do motor. Nem sei as vezes que desmontei o quadrante parair acertando Klms de cabeça, foi um filme. Agradeço aos meus amigos users, incalcináveis em ajudar, mas descobri a causa. Depois de leres este testamento que durou quase um ano, deve dar para te acalmar, amigo.
Vai dando noticias e pesquisa no meu fórum os capítulos deste filme.
Abraço
 
Abri o meu antigo quadrante e a roda dentada está intacta, pelo que o problema não deverá ser daí, agora vou tentar ver fio a fio dos que ligam ao quadrante.
americooli as soldas de que falas são quais e como posso verificar o seu estado?

ps: alguém necessita de um quadrante com conta rotações tdi? Só tem 1 problema tem alguns leds fundidos.
 
Vou tirar fotos para veres as soldas que falo. Podes verificar os fios, mas deves ter o mesmo problema que eu. Com os anos as soldas partem e é difícil descobrir. Foi um bom expert na matéria que descobre só pela cor das soldas, e com uma rapidez impressionante substituiu as soldas, coloquei o quadrante e nunca mais parou.
Espera que vou tentar ajudar com as fotos.
Abraço
 
Soldas.jpg


fotosdequadranteaudi80r.jpg


Estas fotos devem ajudar a veres onde deves verificar os pontos de solda. Agradeço aos users que postaram estas fotos.
Abraço
 
Eu!!! o meu nao conta os KM totais nao tem luz de fundo nem de sofagem e nem reserva... Ja agora alguem tem 2 bancos da frente?
 
Tenho o quadrante em casa de um familiar onde o desmontei e só vou para lá no fim do mês. depois nessa altura comunico contigo e faço-te aí um preço fixe, tem em conta que tens sempre de substituir alguns led's que estejam queimados no meu, trocas por uns teus que funcionem, porque tal como me disseram e comprovei ao verificar é que muitas vezes o quadrante não acende por haver 2,3 ou quatro led's fundidos, pois estão ligados em série. e penso que o regulador de intensidade não funciona, pelo que terás de substituir, mas o que tens no teu pode estar bom... é questão de desmontares o teu, veres e trocares. Mas para a semana já te dou a confirmação se está ou não avariado, se tiver pode ser que consiga arranjar. Não sei que preço consideram justo pelo quadrante apenas com os led's fundidos...

Vou dando notícias, pois po fim do mes vou voltar a desmontar o quadrante, antes é complicado com as aulas... :), peço que não fechem o tópico para já.

americooli obrigado aí pelo link, já vi e não é muito complicado, com calma faz-se bem. abraço
 
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Boas de novo malta, ainda devolta deste problema, ao que parece o quadrante que comprei também já não tinha os fios de cobre que unem as soldas ao motor em muito bom estado e ao desmontar acabei por fazer pior...
Vou optar por fazer a compra de um quadrante ou de um velocímetro.

Sabem dizer-me se os velocímetros dos a gasolina dão para meter no meu quadrante, sendo um tdi, isto claro sem ser como é óbvio a questão de marcar 260 em vez de 220? Marca a velocidade corretamente?

Ps: sei que estou a ser chato, mas já ando à um bocado lixado com este problema e queria tentar não comprar um mesmo novo...
 
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